Translate

terça-feira, 7 de maio de 2013

Viagem e visita ao concelho de Monforte

Brasão de Monforte

Localização

         Integrado no distrito de Portalegre, o concelho de Monforte ocupa uma área de 419.6 km2, distribuída por quatro freguesias, faz fronteira com os concelhos de Crato e Portalegre, a Sul; Arronches e Elvas, a Este; e com Fronteira e Alter do Chão, a Oeste.
A vila sede de concelho situa-se numa eminência junto à margem da Ribeira Grande, sendo que como principais elevações do concelho destacam-se os montes da Amendoeirinha (328 m), o monte Sete (320 m) e o de Vaiamonte (393 m). Como recursos hídricos, destacam-se a ribeira da Carrinha, a ribeira da Matança, a ribeira dos Freixos, a ribeira da Coutada e a ribeira de Algalé.



História

      O topónimo principal do concelho advém da sua localização, numa eminência do terreno, tendo sido chamado "Monti Forti" ou "Monte Forte". O povoamento do território que corresponde ao atual concelho de Monforte é bastante remoto, tendo sido encontrados vários vestígios arqueológicos que atestam a sua antiguidade. A localidade terá sido habitada pelos romanos que aí teriam edificado um povoado fortificado. De facto, estudos efetuados na villa de Torre de Palma (local onde foram descobertos dois complexos balneários, celeiros, lagares e a planta de uma Basílica Paleo-Cristã), levaram à conclusão de que a região foi ocupada desde o séc. I até à época visigótica. Do período Visigótico, restam-nos apenas as fundações de uma importante Basílica Paleocristã, situada nas proximidades da supracitada "Villa" Romana. Posteriormente, Monforte foi ocupada pelos mouros, tendo sido conquistada por D. Afonso Henriques, em 1139. Durante os inícios da monarquia, Monforte sofreu com as guerras com os mouros e depois com os castelhanos tendo ficado bastante arruinada. D. Afonso III reedificou a povoação e em 1257 concedeu-lhe foral. Em 1281 a vila foi oferecida por D. Dinis a sua filha D. Isabel como dote de casamento, sendo que o mesmo monarca foi responsável pela edificação de uma importante fortificação militar, concluída em 1309. Em 1357, D. Pedro I, entregou o castelo a Aures Afonso, um vassalo seu, e no ano seguinte, o mesmo monarca, confirmou amplos privilégios aos homens de Monforte.
Na crise de 1383-85, a vila de Monforte tomou o partido de Castela, resistindo ao cerco de Nuno Álvares Pereira, após a batalha dos Atoleiros, no entanto, apesar da oposição, D. João e os seus filhos D. Duarte e D. Afonso V confirmaram os anteriores privilégios aos habitantes e moradores da vila e termo de Monforte. Em 1445, D. Afonso V, concedeu a posse da alcaidaria do castelo a D. Fernando, sendo que dez anos depois, a vila passa para as mãos da Casa de Bragança, através da doação de D. Afonso V ao Conde de Arraiolos. Em 1483, a vila passa de novo à posse da coroa e D. João II concede aos seus habitantes novos privilégios. No entanto, em 1501, a vila retorna à influência da Casa de Bragança, através de uma carta de doação de D. Manuel e a partir dessa data nunca mais a Casa de Bragança deixou possuir a posse administrativa e judicial da vila de Monforte, incluindo a posse das igrejas paroquiais que existiam na vila. O mesmo monarca, concedeu uma nova carta de foral à vila e termo de Monforte, em 1521. Ainda no século XVI, foi construído em Monforte o Mosteiro do Bom Jesus, fundado pelo padre Fernão Zebreyro Moutoso; surgiu o Hospital da Santa Casa da Misericórdia, situado junto à Igreja de Nossa Senhora da Graça. O século XVII, foi marcado pela Guerra da Restauração e por constantes ataques das forças espanholas o que resultaria na ocupação temporária de Monforte. Em 1693, D. Pedro II, concede a Monforte alvará para uma feira anual, a realizar nos dias 19,20 e 21 de Agosto, na área do Rossio de Monforte. Em 1834, com a extinção das Ordens Religiosas, o Mosteiro do Bom Jesus entrou em declínio e foi posteriormente vendido em hasta pública. Em 1895, em consequência da reforma administrativa, o concelho de Monforte foi extinto e integrado no de Arronches. A 13 de Janeiro de 1898, o concelho de Monforte foi restaurado.

Bandeira de Monforte

Heráldica

Brasão: de negro, com castelo coberto de prata, aberto e iluminado de vermelho, rematado por cruzes de ouro com bandeiras brancas carregadas pela Cruz Vermelha de S. Jorge. O castelo assenta num monte de penhascos de verde realçados de negro. Bordadura de ouro com um ramo de oliveira e um ramo de azinheira de verde, frutados e sustidos do mesmo, atados em ponta de vermelho. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres: «Vila de Monforte» de negro.

Bandeira: esquartelada de branco e de verde. Cordões e borlas de prata e de verde. Haste e lança douradas.

Selo: circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres: «Câmara Municipal de Monforte».


Cultura e Turismo

         O concelho de Monforte reúne uma oferta turística bastante vasta devida à riqueza e diversidade do seu património arquitetónico  cultural, natural e gastronómico. Por todo o concelho pode-se praticar a caça e a pesca, com uma grande diversidade de espécies cinegéticas (coelhos, lebres, perdizes, patos, tordos, pombos) e uma grande variedade de espécies de peixes (achigã, carpas, bordalo, barbo).
Ao nível de infra-estruturas desportivas, o concelho de Monforte dispõe de vários complexos desportivos, entre os quais, um pavilhão gimnodesportivo, dois courts de ténis, piscinas municipais e vários campos de futebol e polidesportivos. Em Monforte existe ainda uma sala de espetáculos que pertence à Sociedade Filarmónica Monfortense "Os Encarnados", uma galeria que é propriedade da Câmara Municipal. Na Igreja Madalena há uma exposição permanente onde estão expostos alguns dos objetos encontrados na estação arqueológica de Torre de Palma.







Gastronomia

        A sopa de grão, a carpa assada, o sarrabulho e as migas de batata constituem os principais pratos da gastronomia concelhia.
                                                                                                         Coelho Frito
Coelho Frito  Arroz Doce do Convento do Bom Jesus
Arroz doce do Convento do Bom Jesus 


Nenhum comentário:

Postar um comentário