Translate

quarta-feira, 6 de março de 2013

Viagem e visita ao concelho de Vila Velha de Ródão

Brasão de Vila Velha de Ródão

Localização

          O concelho de Vila Velha de Ródão está integrado no distrito de Castelo Branco, ocupando uma área de 329.9 km2, distribuída por quatro freguesias e pela vila de Vila Velha de Rodão, faz fronteira a Norte com o concelho de Castelo Branco, a Oeste com os concelhos de Mação e Proença-a-Nova; a Este com a Espanha; e a Sul com o rio Tejo que o separa do concelho de Nisa. O rio Tejo é o principal elemento hidrográfico do concelho de Vila Velha de Ródão e da sua bacia hidrográfica fazem parte os rios Ocresa que separa o concelho de Proença-a-Nova e o rio Ponsul que marca a fronteira com Castelo Branco. O concelho é dominado pela Serra do Perdigão que atinge a sua altitude máxima aos 566 metros, no local chamado de Penedo Gordo. A geologia deste concelho é marcada pela presença de afloramentos quartzíticos e terrenos constituídos por xistos e arcoses, sendo que na sua área florestal predomina o pinheiro bravo, o sobreiro, a azinheira e o eucalipto.


História

           O topónimo principal do concelho é composto por três elementos, sendo que o terceiro elemento "Ródão" é de origem e significado obscuro, talvez derivado de "roda" sendo no entanto de aplicação desconhecida. Relativamente aos dois primeiros elementos do topónimo "vila velha", "vila" parece ser de sentido territorial agrário enquanto que "velha" deve-se tratar de uma extensão absoluta do topónimo, não significando mais do que ancianidade do local, não existindo nas redondezas uma "vila nova" que permitisse estabelecer o termo de comparação. O povoamento do território do atual concelho de Vila Velha de Ródão é bastante anterior à fundação da nacionalidade, sendo que a sua área constituía um ponto estratégico de delimitações de fronteiras cristãs face aos muçulmanos, daí a explicação da necessidade da construção do castelo das Portas de Ródão, em 1189, D. Sancho I doa à Ordem do Templo, na pessoa de D. Lopo Fernandes, grande parte da herdade de Açafa que corresponderia ao termo atual dos concelhos de Vila Velha de Ródão e Nisa. Com a extinção da Ordem do Templo, Vila Velha de Ródão passa a pertencer à Ordem de Cristo. Relativamente à instituição do concelho, esta deve ser anterior ao século XVI, pois já é citado no Cadastro de 1527, sendo nesse documento citadas as suas confrontações e deve ter tido origem senhorial, pois não consta no termo de outro concelho vizinho. Em 1836, o concelho foi suprimido e restaurado a 27 de Setembro de 1837, tendo sido de novo eliminado a 7 de Setembro de 1895 e restaurado definitivamente a 13 de Janeiro de 1898. Eclesiasticamente, a paróquia de Santa Maria de Vila Velha de Ródão foi uma vigararia da apresentação da Ordem de Cristo, comenda do Conde de Atouguia, sendo que em 1768 pertencia já ao bispado da Guarda.

Bandeira de Vila Velha de Ródão

Cultura e Turismo

         As maiores potencialidades turísticas do concelho de Vila Velha de Ródão centram-se indubitavelmente nos seus vastíssimos recursos naturais. As albufeiras das barragens de Fratel, no rio Tejo e da Pracana, no rio Ocresa, são propícias à prática de vários desportos náuticos. Além das albufeiras, são de se destacar no concelho: a praia fluvial de Azenha dos Gaviões; a zona de pesca da Carepa, localizada na Albufeira da Pracana, no rio Ocresa; a "fonte das virtudes", de água mineral termal; o cais fluvial do porto do Tejo; o "bico", um parque de merendas localizado na confluência do rio Açafal com o Tejo; o ancoradouro de Perais, no rio Tejo; o complexo rural Solar dos Faias que dispõe de uma estância equestre; o miradouro do Penedo Gordo, que constitui o ponto mais elevado deste concelho e de onde se pode apreciar uma panorâmica da região; e as Portas de Ródão. O "ex-librís" do concelho de Vila Velha de Ródão são sem dúvida as conhecidas Portas de Ródão, cuja formação está envolta numa lenda. Assim, segundo a tradição, naquele lugar vivia o rei Wamba, um guarda da Egitânia que combatia os mouros. Acontece que a mulher do rei Wamba se apaixonou por rei mouro e este para a raptar, tentou fazer um túnel que passaria por baixo do Tejo. No entanto os cálculos foram mal feitos e o buraco saiu ao nível das águas. A mulher do Rei Wamba entrou em pânico quando este descobriu a finalidade do buraco. O Rei Wamba vendo a paixão que ela manifestava pelo outro, ofereceu-a então ao outro Rei como presente, mas atada à mó de um moinho, rolando pelas encostas até ao Rio Tejo e pelo sítio onde passou a mó com a mulher do Rei Wamba atada nunca mais nasceu qualquer vegetação, conforme hoje ainda se pode verificar no local. Ao nível de recursos culturais destaca-se no concelho de Vila Velha de Ródão o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento que dispõe de uma biblioteca, uma galeria, uma escola de música, entre outras infra-estruturas.

                                                                                                   Barragem do Fratel 
Portas de Ródão 


Gastronomia

          Da gastronomia tradicional do concelho de Vila Velha de Ródão fazem parte: a sopa de peixe; a sopa de boda; os maranhos; os enchidos; o presunto; e o queijo. Na doçaria destacam-se a tigelada; as filhós; as farófias; as cavacas; a broas de mel e o arroz doce. 

                                                                                                        Maranhos
Sopa de Peixe 

Farófias