Translate

domingo, 3 de março de 2013

Viagem e visita ao concelho da Pampilhosa da Serra

Brasão de Pampilhosa da Serra

Localização

          O concelho de Pampilhosa da Serra ocupa uma área de 396,5 Km2 , sendo constituído por dez freguesias e pela vila de Pampilhosa da Serra, faz fronteira a Norte com o concelho de Arganil; a Sul com o de Oleiros, a Nordeste com Fundão, a Noroeste com o concelho de Góis e a Sudoeste com o de Pedrógão Grande. Pampilhosa da Serra é um concelho eminentemente serrano, situado na Cordilheira Central, entre a Serra da Estrela e as Serras do Açor e da Lousã, e é banhado a Norte pelo rio Ceira, no centro pelo rio Unhais que atravessa a vila e sede de concelho e a Sul pelo rio Zêzere. Nestes três cursos de água foram construídas as barragens hidroelétricas do Alto da Ceira (Ceira); de Santa Luzia (Unhais) e do Cabril (Zêzere). Esta última localiza-se no concelho de Pedrógão Grande, no entanto a sua albufeira pertence ainda ao concelho de Pampilhosa da Serra.


História

        O topónimo principal do concelho é relativamente recente; anteriormente o concelho era designado apenas por Pampilhosa que, segundo alguns autores, tem a sua origem etimológica no vocábulo "pampilho", nome de uma planta campestre idêntica ao malmequer. O segundo elemento do topónimo "da Serra" foi acrescentado no século XIX, para distinguir da outra povoação existente na Mealhada, "Pampilhosa do Botão". Os vestígios mais remotos da ocupação humana no território que constitui o atual concelho de Pampilhosa da Serra remontam ao segundo milénio ou inícios do primeiro milénio antes de Cristo. Do período do Bronze Final existem vários vestígios arqueológicos, como fragmentos de cerâmica, vestígios de minas, monumentos funerários, entre outros. Sabe-se que durante a ocupação árabe, a região estava abandonada pois a ocupação muçulmana chegou até ao Mondego, sem no entanto, se ter expandido para o interior. Em 1308, Pampilhosa foi elevada à categoria de vila por D. Dinis e em 1380, foi anexada ao julgado da Covilhã. A 10 de Abril de 1423, D. João I reafirmou os privilégios de vila Pampilhosa, concedendo-lhe maior liberdade administrativa. Em sequência deste diploma régio, gerou-se uma contenda entre a Pampilhosa e a Covilhã que só viria a ter fim em 1499, ano em que Pampilhosa adquiriu a sua autonomia judicial. A 20 de Outubro de 1513, D. Manuel concedeu-lhe foral em Lisboa. Com a reforma da divisão territorial, adotada pelo Decreto de 24 de Outubro de 1855, o concelho de Pampilhosa da Serra foi alargado, adquirindo as freguesias de Dornelas do Zêzere, Fajão, Janeiro de Baixo, Unhais-o-Velho e Vidual, do concelho de Fajão e a de Portela do Fojo, do concelho de Alvares.

Bandeira de Pampilhosa da Serra

Heráldica

Brasão: de negro com dois ramos de oliveira de ouro frutados do mesmo e atados em ponta de vermelho. Em chefe, três abelhas de ouro alinhadas em faixa. Contra-chefe ondado de prata e de azul. Coroa mural de quatro torres de prata. Listel branco com letras negras « Vila de Pampilhosa da Serra».

Bandeira: esquartelada de amarelo e azul. Cordões e borlas de ouro e azul. Lança e haste de ouro.

Selo: circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres «Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra».


Cultura e Turismo

             Pampilhosa da Serra é um concelho de montanha, localizado numa região de grande beleza e riqueza natural e paisagística. Entre os principais atrativos do concelho, destacam-se a praia fluvial de Dornelas do Zêzere e Janeiro de Baixo; a piscina flutuante na barragem de Santa Luzia; e o Miradouro do Alto da Relva, de onde se pode apreciar a belíssima paisagem serrana, caracterizada pelos seus vales profundos. A nível de infra-estruturas desportivas destacam-se o Pavilhão Municipal, em Pampilhosa da Serra e o campo de futebol e campo de tiro de Dornelas do Zêzere e de Janeiro de Baixo. O concelho de Pampilhosa da Serra dispõe ainda de um Museu Municipal, onde se encontram expostos vários utensílios agrícolas tradicionais; o Museu Monsenhor Nunes Pereira e a Casa Museu de Carvalho.


Barragem de Santa Luzia 

Gastronomia

          As tradições gastronómicas do concelho de Pampilhosa da Serra estão profundamente ligadas ao modo de viver serrano e às suas tradições. Deste modo, os principais pratos do concelho são o cabrito assado e a chanfana, destacando-se na doçaria o bolo da panela, o arroz doce, os filhós espinhados e a tigelada.

                                                                                                                     Arroz doce 
Chanfana