Translate

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Viagem ao concelho de Vimioso

Brasão de armas de Vimioso

Localização:

            O município de Vimioso está integrado no distrito de Bragança, ocupa uma área de 481,5 km2 e abrange administrativamente 14 freguesias, com oito aldeias anexas, duas das quais com sede em vila ( Argoselo e Vimioso). é limitado a norte pela Espanha  a este e sudoeste pelo concelho de Miranda do Douro, a sul pelo concelho do Mogadouro, a oeste pelos concelhos de Macedo de Cavaleiros e Bragança.
Bandeira de Vimioso

História:

     Vimioso esteve sob jurisdição de Miranda do Douro até ao reinado de D. Manuel, ao qual obteve foral em 1516, com a categoria de Vila. A leste de Vimioso, no local denominado Atalaia, supõe-se ter sido o sítio original de um Castro Luso-romano, mas de raiz pré-histórica. A própria fortificação terá sido reforçada e sofrido constantes modificações em consequência das lutas entre Cristão e Mouros. Esta Vila está ligada ao título de Conde: o primeiro título de Conde de Vimioso ( D.Francisco de Portugal ) , conferido por D. João III, em 1534, Vimioso foi vítima da dureza das guerras, inúmeras vezes, em 1658, sofreu um ataque de forças espanholas vindas de Alcanices, em 1762, o exército franco-espanhol dirigiu-se a Miranda do Douro, arrasando a fortaleza, por toda esta Vila e Concelho ainda sobrevivem marcas e testemunhos de uma história. 


Gastronomia:

           Os saberes e sabores tradicionais das receitas que as mãos sábias de quem as domina tão bem preparam, são absolutamente irresistíveis, coma o melhor fumeiro ( alheira, salpicão e botelo ), saboreie o nosso botelo com cascas, uma boa caldeirada de cordeiro ou renda-se a um cabrito assado, a posta de vitela mirandesa, é sempre uma boa escolha. Acompanhe com vinho da região e não deixe de se deliciar com as tentadoras sobremesas: doces regionais, fruta verdadeiramente natural, a marmelada e o queijo caseiro regado com licores de paladares e odores da natureza que rodeia todo o Concelho.