Translate

sábado, 17 de novembro de 2012

Viagem e visita ao concelho de Santa Marta de Penaguião

História : 

            O concelho de Santa Marta de Penaguião está integrado no distrito de Vila Real, ocupando uma área de 70 km2, distribuída por dez freguesias, quatro das quais com sede em vila, a saber: Cumeeira, Fontes e Lobrigos (S. Miguel) e Lobrigos (S. João Baptista) que constituem a vila de Santa Marta de Penaguião. O município é limitado a leste pelo concelho de Vila Real, a sul por Peso da Régua e a oeste por Amarante, o concelho está integrado quase na sua totalidade na Região Demarcada do Douro, sendo que os terrenos de maior altitude constituem parte da Serra do Marão que a nordeste forma uma importante proteção natural. 



História :

               A explicação da origem do topónimo principal deste concelho está envolta numa lenda curiosa, segundo a tradição, um cavaleiro francês chamado Guillon mandou queimar a capela de Santa Marta, após o qual a santa lhe apareceu ditando-lhe um castigo: que construísse uma vinha e tratasse dela. Assim fez o conde, pelo que a localidade passou então a adotar o nome de Santa Marta de Pena (castigo) Guillon. Apesar do valor etnográfico da lenda, a origem do topónimo tem no entanto uma outra interpretação, assim, trata-se de um topónimo composto, cujo primeiro elemento se refere a Santa Marta, hagiotopônimo ligado a uma devoção muito antiga e divulgada na Idade Média. Já antes da Nacionalidade o culto era dos mais antigos da Península sobretudo no Norte, Santa Marta, símbolo de trabalho, é a santa protetora da Região Demarcada do Douro. Relativamente ao segundo elemento do topónimo "Penaguião", o seu primeiro termo "pena", alude a uma fortificação roqueira, sendo que o segundo reflete um nome pessoal de origem germânica no possssivo em -ani (Gogilani, de Gogila). A ocupação do território que corresponde ao atual concelho é bastante remota, como o atestam as várias fortificações castrejas e as referências toponímicas das suas freguesias e lugares. O território corresponde sensivelmente a metade da terra, julgado ou pequeno distrito medieval de Penaguião, pelo que é errado pensar-se que se trata da representação da dita terra no presente, a terra de Penaguião era mais vasta e as cumeadas bravias do Marão separava-na da terra de Baião, embora o mais comum no primeiro tempo da monarquia tenha sido a reunião do governo superior de ambas nas mãos do mesmo rico-homem, em regra saído da estrípe dos "de Baião". O próprio castelo de Penaguião nem mesmo ficava localizado nos limites do atual concelho, mas sim no atual concelho de Peso da Régua. Em 1202 D. Sancho I concedeu foral a Santa Marta de Penaguião, foral esse que veio a ser confirmado por D. Manuel I, a 15 de dezembro de 1519, o território que forma o atual concelho estava então integrado na "terra", julgado ou distrito medieval de Penaguião. Apesar de alguns documentos referirem a vida municipal de Santa Marta de Penaguião, foi sem dúvida a criação da Região Demarcada do Douro, em 1756, que mais contribuiu para o desenvolvimento deste concelho. Este concelho foi extinto a 26 de setembro de 1895 e restaurado a 13 de janeiro de 1989, tendo durante a extinção pertencido ao concelho de Vila Real as freguesias de Fornelos e Louredo e as restantes ao de Peso da Régua.


Gastronomia :

       No que respeita há gastronomia deste concelho, é vasta e de famosas iguarias, entre elas podemos destacar o cabrito assado no forno com batatas e arroz de forno, as carnes e enchidos de porco com castanhas picas e arroz de forno e a açorda de Medrões.



Cultura e Turismo :

                   Integrado na Região de Turismo da Serra do Marão, o concelho possui grandes potencialidades ao nível de atrativos turísticos, a sua paisagem, dominada pelos socalcos e vinha, pelo rio Corgo, onde se pode praticar a pesca e pela zona montanhosa constitui um dos principais elementos de interesse turístico deste concelho. Santa Marta de Penaguião dispõe de algumas estruturas de acolhimento ao nível de turismo no espaço rural e turismo de habitação, existem também neste concelho várias associações e coletividades que promovem várias atividades culturais e desportivas que procuram divulgar as tradições, cantares, músicas e costumes desta região.