Translate

sábado, 20 de outubro de 2012

Viagem e visita a Valpaços

Localização:

   O concelho de Valpaços situa-se na região Norte e sub região Alto Trás-os-Montes, é sede de município com 553,06 km2 e subdividido por 31 freguesias, é limitado a noroeste por Chaves, leste por Vinhais e Mirandela, a sul por Murça e a oeste por Vila Pouca de Aguiar.


História: 

     A atual e florescente cidade de Valpaços remonta ao primeiro período da nacionalidade, século XII - XIII. Os primeiros documentos escritos que falam sobre a cidade de Valpaços datam o século XII, o próprio topónimo tem uma raiz claramente pré-nacional, a freguesia terá começado por ser um pequeno reduto habitado por nobres e famílias senhoriais, atraídas por um conjunto de privilégios tendentes a povoar aquela região tão próxima de Espanha. Antigamente, Vale de Paço ( e depois Vale de Paços até ao século XIX ) tem raízes mesmo na pré-nacionalidade, o que não é de estranhar num território como o deste concelho que que a arqueologia é notável desde a época romana e a toponímia, especialmente a antroponímica de filiação germânica, tão exuberante, constitui o melhor documento do povoamento pré-nacional do território. A 6 de Novembro de 1836, a aldeia de Valpaços é elevada, por decreto, á categoria de Município, o concelho atual tem uma constituição histórica muito singular, sendo formado pela totalidade do extinto concelho de Carrazeda de Montenegro ( a metade sul ), por metade, do também extinto concelho de Monforte do Rio Livre ( o extremo norte ) e por uma fração do termo do antigo concelho de Chaves ( Friões e Ervões ) ao centro, compreendendo a atual vila. A sua constituição data do segundo quartel do século XIX e deve-se á Revolução Liberal que não hesitou em sacrificar velhos concelhos de de venerandas e históricas raízes, pois se trata de representantes dos velhos julgados medievais e terras de Montenegro e Monforte. Valpaços foi elevada a vila em 1853, através de decreto real de 26 de Março, assinado por D. Pedro V, referendado pelo Marquês de Loulé. Em 1936, chegava finalmente a sua representação heráldica, agora revista para uma coroa de cinco castelos dado que passou a cidade em 13 de Maio de 1999, data em que a Assembleia da República, cujo presidente era Almeida dos Santos, aprovou o requerimento. 


  

Gastronomia:

           Podemos destacar os seguintes pratos típicos e produtos gastronómicos de Valpaços e Alto Tâmega, o folar de Valpaços, o presunto, o salpicão, as linguiças, as alheiras, o cabrito assado ou estufado, o cozido á transmontana, a feijoada á transmontana, os milhos, o pão centeio, couve penca, batata de Trás-os-Montes, o mel, as deliciosas amêndoas, a sopa de castanhas e o seu muitíssimo apreciado vinho. 





Vamos agora deixar-vos uma receita de um prato típico desta região que está presente em vários concelhos de Trás-os-Montes.

Feijoada à Transmontana :

Ingredientes:

500 gr de feijão encarnado
350 gr de entrecosto
1 chispe
100 gr de toucinho entremeado fresco
1 chouriço de carne
1 chouriço mouro
2 cebolas
1 dente de alho
1 folha de louro
3 colheres ( sopa ) de azeite
0,5 dl de vinho branco
1/2 lata de tomate pelado
2 cenouras
1 couve portuguesa
sal e pimenta q.b.

Preparação :

Demolhe o feijão em água de um dia para o outro. No dia, coza-o em água temperada com sal, á parte coza o entrecosto, o chispe, o toucinho e os chouriços num tacho com água e uma das cebolas descascadas e cortadas em pedaços, vá retirando as carnes conforme forem ficando cozidas. Descasque a restante cebola e o alho, pique-os, deite-os para um tacho, junte o louro e o azeite, leve ao lume e deixe refogar até a cebola ficar macia, adicione o vinho branco, o tomate pelado, as cenouras descascadas e cortadas em rodelas, os chouriços também cortados em rodelas e ainda a couve em pedaços, deixe cozinhar 5 minutos. Acrescente depois o feijão com um pouco do caldo da cozedura e todas as carnes cortadas em pedaços, retifique o sal, tempere com pimenta e deixe apurar, depois sirva de imediato.

Esta receita demora 1 hora e 25 minutos a ser confeccionada e dá para 4 pessoas.