Translate

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Viagem e visita ao concelho de Marvão

Brasão de Marvão

Localização

         A Mui Nobre e Sempre Leal Vila de Marvão localiza-se no Distrito de Portalegre, região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo, com cerca de 486 habitantes, é sede de um município com 154,85 km² de área , subdividido em 4 freguesias, o município é limitado a norte e leste pela Espanha, a sul e oeste pelo município de Portalegre e a noroeste por Castelo de Vide. Situa-se no topo da Serra do Sapoio, a uma altitude de 860 metros. Localizado no Alto Alentejo, a Oeste da margem esquerda do rio Sever, o concelho de Marvão é envolvido por dois braços da serra de S. Mamede, sendo de destacar ainda, como outra importante elevação, a serra das Areias, com uma altitude de 537 m. Como recursos hídricos, são de referir, para além do mencionado rio Sever, as ribeiras de Galegos, das Águas e de Casalinha. 


História

        O território que corresponde ao actual concelho de Marvão foi ocupado desde épocas bastante recuadas, sendo vários os vestígios arqueológicos que comprovam a sua antiguidade, nomeadamente vários monumentos megalíticos, até ao momento foram registados os seguintes monumentos megalíticos no concelho de Marvão: as antas de Castelhanas, Ribeiro do Lobo, Bola da Cera, Tapada do Castelo, Laje dos Frades, Enxeira dos Vidais, Granja, Meirinha, Tapada da Anta, Socha da Meirinha, Cavalinha, Vale da Figueira, Sapateira Grande, Sapateira Pequena, Pombais, Traboia, Ferrenha, Jardim, Atalaia, Matinho, Cabeçuda, Figueira Branca, Pereiro II e Pereiro I; e os menires de Água da Cuba, Pombais e Corregedor. Existem também vestígios da ocupação romana, o mais importante dos quais, a cidade romana de Ammaia, na freguesia de S. Salvador de Aramenha. No século X, o que é hoje Marvão, foi identificado pelo historiador Isa Idn Áhamad ar-Rázi, por Fortaleza de Amaia e por Fortaleza de Ammaia-o-Monte, o que levanta a hipótese de que existiria fortificação no topo do monte que teria servido a cidade de Ammaia, fundada no século I. Segundo a tradição, a vila e concelho deve o seu nome a Ibn Maruán, um muladi de nobre estirpe que se celebrizou como rebelde e caudilho de guerra contra o Emirato de Córdova e que usou a dita fortaleza como refúgio. Conquistada aos mouros em 1116, foi desde logo considerada lugar militar de importância, sendo logo elevada a cabeça de concelho que ia da margem esquerda do Tejo, até às proximidades de Arronches. O seu castelo foi ampliado por D. Sancho II que deu foral à povoação em 1226, sendo que o seu termo englobava quase todo o território que hoje pertence ao distrito de Portalegre. A carta de Foral, que seguia o costume de Évora, mandava que duas partes dos cavaleiros fossem a fossado e fizessem uma incursão em cada ano e a terceira ficasse na vila. Com D. Afonso III, Marvão é doado à Ordem do Hospital e, mais tarde ao Infante D. Afonso (1271).
Em 1299, D. Dinis apodera-se da vila e reforma castelo que gozou, desde então, pela sua posição fronteiriça, considerável importância, tendo sido várias as situações de conflito vividas na praça de Marvão. D. Manuel deu foral à povoação a 1 de Junho de 1512, sendo a vila então composta por duas freguesias que ainda existiam em 1545: Santa Maria, vigairaria da Ordem de Malta e matriz da vila; e Santiago, priorado da mesma ordem que veio a ser anexada à de Santa Maria. Por decreto de 26 de Setembro de 1895, foi extinto o concelho de Marvão e anexado ao de Castelo de Vide. Foi restaurado a 13 de Janeiro de 1898. Finalmente, a 24 de Junho de 1944 a freguesia de Beirã, desanexada de Santo António das Areias.

Bandeira de Marvão

Heráldica

Brasão: de azul com castelo de ouro aberto e iluminado de vermelho. Em chefe o escudete das quinas acompanhado de duas chaves afrontadas de prata. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com letras pretas.

Bandeira: vermelha. Cordões e borlas de vermelho e azul. Haste e lança de ouro. No listel da bandeira e circundando o selo branco será inscrito o título de «Mui nobre e sempre leal vila de Marvão».


Cultura e Turismo

                 Inserido no Parque Natural da Serra de S. Mamede, num região rica e diversificada, o concelho de Marvão dispõe de vários locais de interesse turístico é o caso da albufeira da Apartadura, onde se podem praticar vários desportos náuticos. Um dos seus principais recursos hídricos e paralelamente recursos turísticos, é o rio Sever que nasce no extremo Sul do concelho, resultante da confluência do Ribeiro das Reveladas e do Ribeiro do Porto da Espada. No rio Sever situa-se a piscina fluvial da Portagem, um sítio aprazível localizado a 6 quilómetros da vila de Marvão e a 20 de Valência de Alcântara (Espanha). De destacar também ao nível de recursos de lazer, o Campo d`Ammaia do Clube de Golfe de Marvão.
A nível do património monumental e arquitetónico  destaca-se: o Castelo de Marvão, implantado no nível mais alto da penedia, rodeado por um circuito de muralhas contrafortadas por torreões; a Igreja de Santa Maria, construída no século XIII; a Igreja do Espírito Santo; e o Convento de Nossa Senhora da Estrela, instituído, em 1448 e construído dentro do estilo gótico, vigente na altura.

                                                                                               Vila de Marvão 
Castelo de Marvão 


Gastronomia

              A sopa de castanha ou a de sarapatel (miúdos e sangue de borrego com fatias de pão, tudo mergulhado num caldo absolutamente divinal), o ratatau, o coelho de cachafrito, e a tomatada de galinha fazem parte dos tradicionais pratos da gastronomia do concelho de Marvão. Na doçaria, destaque para o arroz doce, os fedelhos e as boleimas de maçã.
                                                                                                               Arroz doce
Tomatada de galinha