Translate

sábado, 10 de novembro de 2012

Viagem e visita ao concelho de Alijó


Localização : 


            Alijó é sede de um município com 298 km2 de área, subdividido por 19 freguesias, sendo limitado a norte pelos concelhos de Vila Pouca de Aguiar e Murça, a leste por Carrazeda de Ansiães, a sul por São João da Pesqueira e a oeste por Sabrosa. 




História : 

           Historicamente implantado num eixo que terá servido de fronteira em permanentes mutações, só a partir do primeiro quartel do século XII é que D. Sancho II mandou povoar Alijó, que se encontrava até então abandonada. Deu-lhe carta de foral em abril de 1226, D. Afonso III concede nova carta de foral a 15 de novembro de 1269, em Santarém. Já no século XVI, D. Manuel I cria novamente carta de foral no dia 10 de julho de 1514 em Lisboa, a ocupação ordenada do território, acontece a partir dos séculos XII e XIII, tendo nessa altura sido atraídos vários representantes da nobreza e da alta burguesia como os Távoras, ficaram os Marqueses de Távora senhores donatários deste concelho durante as dinastias Joanina, Filipina e parte da Brigantina até ao reinado de El-Rei D. José. Só em pleno consulado pombalino é que se assiste à execução dos Távoras, por suspeita de envolvimento de assassinato do rei D. José I. Tanto hoje como no passado o clima, a situação geográfica e o magnífico património natural e arqueológico impuseram-se como fatores de atração. O concelho de Alijó é assim detentor dos mais belos solares, igrejas, capelas e casas senhoriais distribuídas pelas diversas freguesias. O concelho de Alijó apresenta um caráter rural, inserido na Região Demarcada do Douro, Alijó é um concelho que vive essencialmente da agricultura e do pequeno comércio, a cultura vitivinícola, cultura dos vinhos finos ou generosos e de mesa, praticada essencialmente nas terras junto aos rios que delimitam o concelho, contribuem também para o sustento das gentes locais a prática da pastorícia nos lameiros e nos soutos. No concelho de Alijó, a beleza é omnipresente e marcada por duas zonas distintas, a zona norte agreste, rica na cultura do azeite, cereais, leguminosas, batata e amendoais e a zona sul tipicamente duriense, repleta de vinhedos em socalcos e paisagens verdejantes.


Gastronomia : 

              Neste concelho o visitante pode deliciar-se com uma riquíssima gastronomia, onde pode apreciar a bola de carne, o cozido à portuguesa, o cabrito assado, as carnes fumadas, a feijoada à transmontana, os milhos, o bacalhau assado com batatas a murro e os enchidos como as alheiras, o chouriço de sangue ou as linguiças. Na doçaria de um vasto cardápio podemos destacar, o sarrabulho doce, as amêndoas cobertas, as cavacas de St.ª Eugénia, o bolo borrachão, o doce de Teixeira, o toucinho do céu, o bolo mulato, o pão-de-ló de água, as fritas de gila, as fritas de abóbora e os quinzinhos e não podemos deixar dos generosos vinhos do porto presentes em todos os restaurantes do concelho.