Translate

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Viagem e visita ao concelho de Oliveira de Frades

Brasão de Oliveira de Frades

Localização :

          O concelho de Oliveira de Frades está integrado no distrito de Viseu, na sub-região de Lafões. Com uma área de 147.4 Km2 , distribuída por doze freguesias, o concelho de Oliveira de Frades situa-se numa zona de transição entre a Beira-Alta e a Beira-Litoral o que faz com que reúna aspectos climáticos variados e que se vão manifestar de uma forma bastante particular nas culturas e na flora do concelho. As serras de Caramulo e da Gralheira são as duas grandes referências orográficas; estas serras são de formação granítica, aflorando no entanto algumas manchas de xisto, especialmente nas freguesias de Destriz, Varzielas e S. João da Serra. A rede hidrográfica do concelho de Oliveira de Frades é bastante densa, com cursos de caudal variando conforme as estações do ano. O território do concelho pode compartimentar-se em duas bacias fluviais principais: a do Vouga e a do Alfusqueiro.




História :

           Nas referências mais antigas, o topónimo principal do concelho surge como "Ulvaria" e "Ulveira", termo latino que designa "terreno alagadiço ou pantanoso" o que põe de parte a explicação que o topónimo teria origem na árvore de fruto do mesmo nome. O segundo elemento do topónimo "frades" parece tratar-se de uma referência aos frades de S. Cristóvão que supostamente estiveram na posse destas terras. Data de 1159 a doação de Oliveira de Frades ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra pelo alcaide Rodrigo Pais e sua mulher Elvira Rabaldes, bem como do coutamento e do respectivo termo, tratando-se de um dos documentos mais importantes relativos à história concelhia. Um outro documento igualmente importante foi o foral dado à terra de Lafões em 15 de Dezembro de 1514 do qual beneficiaram as freguesias do atual concelho de Oliveira de Frades, à excepção da vila que era couto de Santa Cruz. O concelho de Oliveira de Frades foi criado no advento da reforma administrativa em 1834, tendo sido extinto em 1936 e restaurado a 7 de Outubro de 1837.

Bandeira de Oliveira de Frades

Cultura e Turismo : 

            O concelho de Oliveira de Frades dispõe de vários locais de interesse turístico e de lazer. É o caso das praias fluviais do Vouga e do Alfusqueiro e dos vários miradouros espalhados por todo o concelho que oferecem uma vista panorâmica sobre o mesmo e sobre as redondezas bastante aprazível. A nível de infra-estruturas desportivas, o concelho dispõe de um Parque Desportivo com campo de futebol, ringue de patinagem, court de ténis e pavilhão, um campo de tiro aos pratos no Monte de Santa Bárbara e o Pavilhão Desportivo Municipal da Escola Secundária. No que diz respeito a infra-estruturas culturais, são de destacar o cine-teatro Dr. Morgado e o Museu Municipal de Oliveira de Frades.

Gastronomia : 

           De tradições gastronómicas bastante ricas, são típicos no concelho de Oliveira de Frades os pratos de: arroz à Pedro da Broa; batatas assadas na areia; vitela à Lafões; trutas do Alfusqueiro; bogas e barbos do Vouga; cabrito assado com arroz no forno; frango de churrasco; bacalhau à Lagareiro. Na doçaria, são de destacar as queijadinhas e as tigelinhas de Lafões.


.