Translate

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Viagem e visita ao concelho de Vila Nova de Paiva

Brasão de Vila Nova de Paiva

Localização : 

          É sede de um município com 177,37 km² de área e 5 176 habitantes (2011), subdividido em 7 freguesias. Faz fronteira a Norte com o concelho de Moimenta da Beira, a Sul com Viseu, a Nascente com Sátão e a Poente com o concelho de Castro Daire. O concelho de Vila Nova de Paiva está inserido numa região planáltica, limitada a Norte pelas serras da Nave e da Lapa e a Sul pela Serra de Côta, atingindo a sua altura máxima da Serra da Nave, a 1.016 metros de altitude. A rede hidrográfica do concelho de Vila Nova de Paiva é definida por duas bacias: a do rio Paiva e a do rio Vouga. O primeiro nasce na Serra da Nave, no concelho de Moimenta da Beira e desagua no rio Douro; os seus principais afluentes distribuem-se pela sua margem direita e são o rio Mau, o rio Covo e a ribeira da Lapa. O rio Vouga limita o concelho a Sul e os seus principais afluentes são as ribeiras de Rebentão e do Paúl. 



História : 

        A história do concelho de Vila Nova de Paiva, apesar de pouco documentada, pode considerar-se anterior à nacionalidade, dada a sua riqueza arqueológica, que se manifesta principalmente na existência de construções pré-históricas de tipo dolménico. A própria topografia do concelho prestava-se à estancia de povos pré-romanos, pelas garantias de defesa no sistema castrejo que lhes proporcionava. A principal fortificação castreja do concelho de Vila Nova de Paiva é o castro de Vila Cova à Coelheira, localizado perto do rio do mesmo nome, e do qual restam ainda vários vestígios do amuralhado e de uma povoação tipo citânia ou cividade; no entanto, é de crer que outros povoados fortificados aqui existiram, especialmente no cume das Antas. Data de 1836 a formação territorial do concelho de Vila Nova de Paiva, ainda que adotando o nome de Fráguas. Nesse ano, são eliminados os concelhos de Alhais, Vila Cova e Pendilhe, bem como o de Cota, ficando só o de Fráguas que recebeu todas as freguesias destes concelhos, à excepção de Queiriga que foi atribuída a Viseu, voltando a integrar o concelho Fráguas em 1895, passando depois para o de Sátão e finalmente quando foi restaurado o concelho de Fráguas, já com a designação de Vila Nova de Paiva, Queiriga integrou-o novamente. Com o engrandecimento do concelho de Fráguas, começaram as questões políticas locais sobre qual a povoação que deveria ser a sede do dito concelho, pois negava-se a tal papel a de Fráguas, que se encontrava já decaída. Entre todas as freguesias salientou-se a de Barrelas que possuía um importante mercado quinzenal, o que a tornava num grande centro comercial da região. Em 1883, Barrelas, então com o nome de Vila Nova de Paiva torna-se sede de concelho que permanecia com o nome de Fráguas. Em 1895 foi extinto o concelho de Fráguas, restaurado três anos depois já com a designação da sua sede: Vila Nova de Paiva.

Bandeira de Vila Nova de Paiva


Cultura e Turismo : 

         O concelho de Vila Nova de Paiva dispõe de vários recursos naturais, sendo de especial destaque as praias fluviais de Fráguas, Vila Nova de Paiva e Vila Cova à Coelheira. A nível cultural e desportivo, destaca-se a Associação Malhadinhas que, fundada em 1999, procura dinamizar e promover desenvolvimento cultural e desportivo do concelho.






Gastronomia : 

          As principais atrações gastronómicas do concelho de Vila Nova de Paiva são: as trutas do Paiva de Côvo em molho de escabeche; o coelho guisado com carqueja; o cabrito de caldeirada; os torresmos e sarrabulho com batatas; o presunto e fumeiro (salpicão e chouriça); o carneiro ensopado (prato antigo); as papas de farinha com costeletas; as papas de relão (milho); o caldo de abóbora com leite; os bolos de ovos cozidos nos fornos comunitários; a broa de milho e centeio cozida nos fornos comunitários e o queijo de cabra.