Translate

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Viagem e visita ao concelho de Carrazeda de Ansiães

Localização : 

            Carrazeda de Ansiães é sede de um município com 280,91 km2, subdividido em 19 freguesias, o município é limitado  a norte pelos concelhos de Murça e de Mirandela, a nordeste por Vila Flor, a leste por Torre de Moncorvo, a sul por Vila Nova de Foz Côa, a sudoeste por São João da Pesqueira e a oeste por Alijó.




História :

            O topónimo principal do concelho é composto por dois elementos, sendo que o termo Carrazeda inicialmente designava apenas uma pequena povoação que se encontrava integrada no concelho de Ansiães, a sua origem, segundo alguns autores, está no substantivo " cara " e no adjetivo " azeda " , sendo alusivo à fisionomia dos seus habitantes. Relativamente ao segundo elemento, este assumiu várias grafias ao longo dos tempos e têm surgido várias interpretações para a sua origem e significado, assim, enquanto para alguns eruditos, Ansiães significa a vila dos Velhos, tendo a palavra a sua origem em "Ancião", outra hipótese levantada é que o topónimo derive de "Ansinales" sendo uma referência a um antigo proprietário. Etimologicamente a palavra parece derivar de "Ancian" ou "Ancien" que no latim medieval era "Antiam" que evoluiu para "Ansião". Inicialmente, Carrazeda era uma pequena povoação do antigo concelho de Ansiães que por sua vez já era vila antes da fundação da monarquia e que se desenvolvera junto ao seu castelo, do qual restam apenas ruínas. O primeiro foral de Ansiães presume-se ter sido dado por Fernando Magno, no século IX e depois confirmado por D. Afonso Henriques por volta de 1160, esse foral volta a ser confirmado desta vez por D. Sancho I a 6 de abril de 1198. D. Afonso II volta a confirmar o foral em abril de 1219 e mais tarde D. Manuel I dá-lhe novo foral a 1 de junho de 1510. D. João I doou o senhorio da vila a Vasco Pires de Sampaio e sucessores, pertencendo a alcaidaria mor aos moradores, aos quais cabiam os reparos do castelo, onde se faziam os atos da câmara. No tempo de D. Manuel quis apossar-se da alcaidaria, Rui Dias de Sampaio, a fim de cobrar os respetivos direitos, no entanto o rei em 1517 declarou que pertencia ao concelho da vila, o castelo e a sua alcaidaria, aos habitantes, do qual prestavam menagem e de que os ditos nunca seriam dados a outra pessoa. Mais tarde, pela morte de Afonso de Sousa Beja e Sampaio os direitos do Senhorio passaram à coroa, Ansiães abrangia duas freguesias: a de S. João Baptista e a de S. Salvador, cujos abades foram até ao reino de D. Manuel I da apresentação da Câmara Municipal, este rei, passou-as a reitorias, com a licença do Papa, e nelas estabeleceu duas comendas de Cristo. A transferência da sede de concelho para Carrazeda fez-se em 1734, em função do empenho de Francisco Justiniano Ferraz de Araújo e Costa, sendo que durante o século XIX a antiga vila de Ansiães se encontrava praticamente abandonada. Com as reformas administrativas do século XIX, o concelho de Vilarinho da Castanheira é extinto definitivamente em 31 de dezembro de 1853, passando este e o de Pinhal de Carrazeda, da mesma forma o concelho de Freixiel, extinto em 1836 e es freguesias de Pereiros, Codeçais e Mogo de Malta passaram também a Carrazeda de Ansiães,


Gastronomia :

                 Neste concelho e no que diz respeito aos pratos tradicionais, podemos salientar a carne de porco assada na brasa, o fumeiro local com o presunto, o salpicão e o chouriço de carne, a batata assada no forno com casca e o bacalhau assado, o cabrito assado no forno e o perú grelhado. Na doçaria, o destaque vai para os bolinhos de amêndoa, o doce de abóbora com amêndoa e para a tarte de amêndoa.