Translate

domingo, 2 de dezembro de 2012

Viagem e visita ao concelho de Marco de Canaveses

Brasão de Marco de Canaveses

Localização : 

             Concelho de Marco de Canaveses pertence ao distrito administrativo do Porto, encontrando-se integrado na Região de Turismo da Serra do Marão. Com uma área de aproximadamente 202 Km2 , distribuída por 31 freguesias, o concelho de Marco de Canaveses é dominado pelas Serras da Aboboreira e Montedeiras e dista cerca de 51 Km da sede distrital. Este concelho faz fronteira a Norte com o concelho de Amarante, a Poente com o de Penafiel, a Nascente com o de Baião e a Sul com o concelho de Cinfães. É banhado pelo rio Tâmega que o atravessa de Nordeste a Sudoeste e pelo Douro que o limita a Sul. 



História : 

           O topónimo principal "Marco de Canaveses" é composto por dois elementos, sendo que o segundo será certamente uma alusão à cultura do cânhamo, outrora abundante nesta região. O primeiro elemento do topónimo, "Marco" derivaria de uma marca de pedra, divisória das freguesias de FornosS. Nicolau e Tuias. Uma outra explicação para o topónimo tem origem numa lenda. Conta-se, que a rainha D. Mafalda teria passado pelas obras da ponte que mandara construir, e cheia de sede, pediu água aos pedreiros. Como o acesso ao rio era muito difícil, um deles ofereceu uma cana para que a rainha bebesse diretamente do rio. A rainha, ao devolve-la terá dito "Guardai-a porque a cana é boa às vezes". O povoamento do território a que corresponde o atual concelho de Marco de Canaveses remonta a épocas bastante recuadas, tendo sido encontrados importantes vestígios do período neolítico, nomeadamente alguns monumentos funerários. Do tempo da ocupação romana, chegaram até aos nossos dias os vestígios de Tongóbriga, uma povoação romana de que restam as termas, o fórum, zonas habitacionais e uma necrópole. A história do concelho passa pela história da velha vila de Canaveses. Mendo Gil foi o seu primeiro administrador conhecido. Durante os anos de 1255 a 1384, o senhorio pertenceu a D. Gonçalo Garcia e seus descendentes. Em 1384, D. João I deu-o a João Rodrigues Pereira, parente de Nuno Álvares. Já no reinado de D. João II era posse da coroa, sendo um meirinho nomeado pelo rei que administrava e nomeava os juízes  procuradores e tabeliões. No século XIX, foi integrada no concelho de Soalhães e em meados do mesmo século, no de Marco. O concelho de Marco de Canaveses foi criado em 1852 por decreto de D. Maria II, por anexação dos concelhos de Benviver, Canaveses, Soalhães, Portocarreiro, parte dos de Gouveia e Santa Cruz de Riba Tâmega. A vila foi elevada a cidade em 1993.


Bandeira de Marco de Canaveses

Cultura e Turismo : 

                      A paisagem do Marco de Canaveses está determinada pelos dois rios que o delimitam, o Douro e o Tâmega. Esta condição fluvial é bastante favorável ao turismo, baseado em desportos e passatempos náuticos, como a pesca desportiva, a vela e a canoagem. A albufeira artificial do Carrapatelo, no rio Douro, presta-se também como excelente para a prática dessas atividades  Além disso, no rio Douro podem-se também fazer passeios turísticos, percorrendo um dos mais bonitos itinerários fluviais. Além dos rios, a proximidade das Serras da Aboboreira e de Montedeiras também impulsiona outros tipos de desporto, como é o caso da caça. Aliás, nestas serras foi recentemente criada uma reserva de caça turística, repartida pelos concelhos de Marco de Canaveses e Baião. Próximo da sede do concelho existe ainda um outro atrativo turístico muito importante para o mesmo. São as Caldas de Canaveses, uma estância hidrológica de grande potencial; de águas sulfurosas muito ativas  eram utilizadas e famosas já no tempo dos romanos. Relativamente à cultura, destacam-se o Museu Carmen Miranda, a Biblioteca e os auditórios municipais.





Gastronomia : 

             Na gastronomia típica de Marco de Canaveses, um especial destaque para o caldo verde, o cabrito com arroz no forno, o anho assado e a famosa lampreia. Da doçaria regional são de destacar o pão de ló, as cavacas de Freixo e de Favaios e os biscoitos da duriense. 



O blog também é vosso

Neste Blog, todos poderão interagir, com comentários, sugestões e serem seguidores deste nosso grande passeio pelo nosso lindo Portugal, ficamos á espera das vossas sugestões e comentários. 



Quinta do Bacelo - Penafiel

1

A Quinta do Bacelo resulta da recuperação de uma casa rural do século XIX, encabeçando uma exploração vinícola, no concelho de Penafiel. A quinta preserva ainda hoje as suas características arquitectónicas originais patentes nas paredes em granito, no uso de madeiras típicas da região e na manutenção dos grandes lagares onde em tempos se produziu Vinho Verde.
Uma nova ala, harmoniosamente ligada ao edifício original e debruçada sobre as vinhas da quinta alberga os 4 quartos ao dispor dos hóspedes. O interior da Quinta do Bacelo, com peças e mobiliário marcantes e tradicionais, oferece todo o conforto e comodidade aos seus hóspedes, convidando-os a desfrutar da paisagem campestre que se pode contemplar das suas varandas. Deixe-se levar pela beleza dos jardins ao redor da casa, que o convidam para um mergulho na piscina ou a uma breve visita á sua Capela dedicada a Sto. António.
Com uma situação privilegiada, a Quinta do Bacelo proporciona-lhe as mais variadas actividades, na quinta ou nos arredores. Não pode perder uma relaxante visita às Termas de São Vicente, recentemente renovadas e a curta distância da casa. Desfrute do que o concelho de Penafiel tem de melhor para oferecer: montes, vales e rios, os belos planos de água decorrentes da albufeira do Tâmega ou as encostas agrestes do Douro.
Penafiel é também um concelho onde se percebe a intensa humanização de que o seu território foi alvo, ao longo de vários milénios. Incluído na Rota do Românico do Vale do Sousa, proporciona aos hospedes da Quinta do Bacelo, uma viagem ao passado, desvendando lendas e histórias que remontam à fundação da nacionalidade.
Localizada entre o Minho e o Douro, a Quinta do Bacelo convida-o a desfrutar das magníficas paisagens naturais e da rica gastronomia local, caracterizada pelo cabrito ou anho assado, acompanhado com um vinho verde, finalizando com sarrabulho doce e tortas de S. Martinho. Usufrua do intenso verde e da quietude da Quinta do Bacelo.

O que pode encontrar na Quinta do Bacelo
- 4 Quartos (2 duplos e 2 twins), todos com casa de banho privativa
- 1 Apartamento para duas pessoas
- Sala de estar
- Sala de Jantar
- Piscina
- Sala de eventos
- Capela
- Estacionamento privativo
- Jardins
- Os animais de estimação são bem vindos
- Aquecimento central
- Barbecue

Preços:
Quarto Duplo: 
80 Euros/noite
Apartamento para duas pessoas: 80 Euros/noite
Cama extra: 20 Euros/noite


1


1


ATIVIDADES
A Quinta do Bacelo disponibiliza diversos programas de animação turística, desde circuitos e percursos pedestres, passeios de bicicleta e canoagem. Consulte a CENTER – info@center.pt – para informações mais detalhadas sobre as excelentes alternativas que tem ao seu dispor, nomeadamente:
- Programas nas Termas de São Vicente
- Massagens e tratamentos SPA
- Aluguer de bicicletas
- Passeios a pé
- Passeios a Cavalo
- Passeio de kayak ou canoas
- Cruzeiros no Douro
- Visitas guiadas

Todos os programas podem ser adaptados e organizados para melhor responder ás suas necessidades.
Preços com pequeno-almoço incluído. Cama extra apenas para crianças até 12 anos.
Condições especiais para estadas prolongadas e época baixa. Consulte-nos info@center.pt

Para mais informações ou reservas, por favor, contacte - bacelo@casasnocampo.net ou Tel. +351 258 931 750