Translate

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Viagem e visita a Esposende


Localização : 

                 Esposende é uma cidade portuguesa no distrito de Braga, região norte e sub-região do Cávado, que possuí uma área total de 1,85 km2, é também sede de um pequeno município que é limitado a norte pelo município de Viana do Castelo, a leste pelo de Barcelos, a sul pelo da Póvoa de Varzim e a oeste pelo Oceano Atlântico.

                                                                                                                                                        História :


 O marco histórico do concelho de Esposende regista-se no século XVI, mais propriamente a 19 de agosto de 1572. No entanto, o século XII apresenta já alguma documentação, através da análise das sucessivas inquirições, dando a conhecer delimitações territoriais, pessoas que ali morava, mas fundamentalmente, o evoluir do fenómeno toponímico do século XIII aos nossos dias. Foi já no reinado  de D. Sebastião que este, após várias diligências dos moradores de Esposende, entendeu elevar o concelho à categoria de vila. Deu-lhe um termo ao redor e criou condições geográficas e administrativas para que se desenvolvesse como terra autónoma. O comércio marítimo, a construção naval fazem com que o concelho se desenvolva urbanisticamente, atraindo nova população e transformando-se, pouco a pouco num grande centro piscatório e comercial. Em 16 de dezembro de 1886, um Decreto Régio cria o seu Julgado Municipal, doze anos depois, em 27 de outubro de 1898, surge a Câmara Judicial de Esposende e mais tarde em 19 de agosto de 1993, o concelho conquista o estatuto de Cidade.



Gastronomia :

                      Esposende é um concelho de farta mesa, com uma gastronomia tradicional, inovadora e atlântica, baseada nos pescados e mariscos dos seus generosos rios e mar, como os robalos do mar da Apúlia, sargos, fanecas, congros, polvos, carapaus, sardinhas, entre tantos outros pratos de peixe. A lampreia, esse ciclóstomo que nos visita nos primeiros meses do ano, depois de capturado no seu caminho para o rio Cávado, é um excelente pitéu, desde que excelentemente preparado em arroz ou à bordalesa  acompanhado com torradas e arroz seco, ou de outra confecção. Não se desiludam os apreciadores dos pratos de carne, pois poderá degustar excelentes iguarias como por exemplo, um lombo de porco assado ou o clássico cozido à portuguesa. Na guarnição de muitos destes pratos temos os mimos das nossas hortas à beira mar plantadas, nabos, pencas, cebolas, cenouras e outros primores de excelência que se produzem nesses solos arenosos. Como sobremesa, poderá optar entre os excelentes queijos dos Lacticínios de Marinhas ou a gulosa doçaria, com as famosas e adocicadas clarinhas de Fão e ainda as cavacas ou os folhadinhos. Posto isto, resta o convite para se sentarem à mesa com o melhor que este concelho tem para oferecer aos nossos convidados.