Translate

sábado, 15 de dezembro de 2012

Viagem e visita ao concelho de Moimenta da Beira

Brasão de Moimenta da Beira

Localização : 

         Com uma área de 219.8 Km2, o concelho de Moimenta da Beira abrange na sua área administrativa vinte freguesias, fazendo fronteira a Norte com Armamar e Tabuaço, a Sul com Sátão, a Leste com Sernancelhe e a Poente com Tarouca e Vila Nova de Paiva. O concelho de Moimenta da Beira localiza-se na região da Beira, distrito de Viseu, estando inserido numa zona de planalto dominada pelo Planalto da Nave. Ao longo deste planalto estende-se o rio Paiva e seus afluentes que dominam grande parte da rede hidrográfica do concelho.


História : 

         O topónimo principal do concelho é composto por dois elementos, sendo que "Moimenta" se trata do plural de "monumenta", no sentido de edificação funerária, o que pode querer indicar a presença de uma necrópole dos povos proto-históricos. O segundo elemento toponímico refere-se à região da Beira, onde se insere o concelho. Como consequência da devastação provocada pelos conflitos entre mouros e cristãos, a região onde se encontra o concelho terá ficado em grande parte despovoada, pelo que em inícios do século XII, o Conde D. Henrique e depois D. Afonso Henriques principiaram a repovoa-lo através do sistema de honramento e coutamento. No entanto, no século XIV, o despovoamento era ainda de tal ordem que no território do atual concelho existiam apenas quatro paróquias. No século XV, Moimenta transforma-se em concelho, de termo bastante reduzido, integrado no couto de Leomil. Da passagem do século XVI para o século XVII deu-se um acontecimento bastante importante para a história deste concelho: a fundação do convento de Moimenta da Beira. Este convento funcionou durante bastantes anos na casa que fora de Fernando Mergulhão e veio a ser encerrado em 1812, por ordem do bispo de Lamego. O século XIX foi marcado pelas invasões francesas e em 1808, homens comandados por Loison marcharam para Moimenta da Beira, ficando esta região marcada por incêndios e destruições. Em 1834, na área do atual concelho existiam oito concelhos que aquando da reforma administrativa foram extintos, formando-se o atual concelho de Moimenta da Beira.

Bandeira de Moimenta da Beira

Cultura e Turismo :

             Um dos principais atrativos turísticos do concelho de Moimenta da Beira é a albufeira da barragem de Vilar onde se podem praticar várias atividades como o campismo, a pesca desportiva e a motonáutica. Um outro local também bastante procurado é a serra de Leomil, com excelentes miradouros e pontos de água de boa qualidade. A nível cultural, o concelho dispõe de várias associações e colectividades que promovem ao longo de todo ano, as mais variadas atividades  A mais representativa entidade cultural de Moimenta da Beira é o auditório municipal P. Bento da Guia.



Gastronomia: 

          Da ementa gastronómica do concelho de Moimenta da Beira destacam-se: o fumeiro caseiro, o cozido à portuguesa, a feijoada, o borrego ou cabrito assado no forno e os bolos caseiros amarelos com queijo fresco.