Translate

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Viagem e visita ao concelho da Azambuja

Brasão de Azambuja

Localização :

           A Azambuja é uma vila portuguesa no Distrito de Lisboa, com cerca de 8 100 habitantes,  é sede de um município com 261,66 km² de área, subdividido em 9 freguesias, é limitado a norte pelo município de Rio Maior, a nordeste por Santarém, a leste pelo Cartaxo, a sueste por Salvaterra de Magos, a sul por Benavente e Vila Franca de Xira e a oeste por Alenquer e pelo Cadaval. 
Desde 2002 que está integrada na região estatística (NUTS II) do Alentejo e na sub-região estatística (NUTS III) da Lezíria do Tejo; continua, no entanto, a fazer parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que manteve a designação da antiga NUTS II com o mesmo nome. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.
De notar, ainda, que até 2004, o concelho da Azambuja fez parte da Área Metropolitana de Lisboa, passando então a integrar a Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo, cujo território coincide com a NUTS III com o mesmo nome.



História :

         Segundo a tradição, o povoamento de Azambuja é bastante remoto, sendo que alguns autores afirmam que esta vila já existia na época do domínio romano e era conhecida pelo nome de Oleacastrum. Para essa afirmação, parecem basear-se no facto de "Azambuja" ser a designação de uma variedade de oliveira que se relaciona com o vocábulo latino Oleaster, daí se explica que alguns autores tenham feito a relação entre o topónimo principal e a suposta existência neste local de uma cidade romana. O topónimo principal do concelho é portanto uma referência à vegetação local, tendo sido aplicado em finais do século XII, por mandado real, em substituição de Vila Franca. Ainda segundo alguns autores, Azambuja foi mandada povoar, em 1147, por D. Childe Rolim, quinto filho do Conde de Chester, descendente dos reis de Inglaterra, ao qual D. Afonso Henriques a doou com seu termo, em prémio das façanhas por ele praticadas na tomada de Lisboa. No entanto, a documentação a respeito do repovoamento logo após a tomada de Lisboa por D. Childe Rolim não existe, pelo que esse facto não pode ser corraborado. Sabe-se, no entanto, que foi de facto doada a flandrenses por D. Sancho I para que estes a povoassem.
Esse monarca, em 1200, fez dela mercê a D. Rolim, dando-lhe então foral que foi confirmado por D. Afonso II, em Santarém, no ano de 1218. Em 1513 teve novo foral, passado por D. Manuel e nos meados do século XVIII tinha dois juízos ordinários, três vereadores e um procurador. No militar, tinha um capitão, um alferes, dois sargentos e uma companhia de ordenanças. No eclesiástico, dispunha de um vigário da vara, com escrivão e meirinho.A paróquia de Santa Maria da Azambuja foi instituída no século XIII, talvez do padroado dos povoadores flamengos.
Inicialmente, o concelho de Azambuja era constituído por oito freguesias, sendo que a sua freguesia mais recente é Maçussa, criada em 1985 (Lei 79/85 de 4 de Outubro), resultante da cisão da freguesia de Manique do Intendente.

Bandeira de Azambuja

Heráldica

Brasão: de prata com um zambujeiro de verde, frutado do mesmo e sustido e arrancado de negro, acompanhado por duas flores de lis de vermelho. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres: "Vila de Azambuja" de negro.

Bandeira: de verde. Cordões e borlas de prata e de verde. Haste e lança douradas.

Selo: circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres: "Câmara Municipal de Azambuja".


Cultura e Turismo

             No concelho de Azambuja o turismo é uma atividade que se está a desenvolver bastante, impulsionado pelo património arquitetónico  histórico e etnográfico existente, aproveitando também alguns dos seus recursos naturais como, por exemplo, o rio Tejo.
O património arquitetónico existente no concelho é de grande valor destacando-se a Igreja Matriz da Azambuja (séc. XVI e XVII), a Igreja da Misericórdia (séc. XVI e XVII), o Pelourinho Manuelino, o Palácio das Obras Novas de estilo neoclássico, os restos do celeiro d`El-Rei e o castro existente perto de Vila Nova de S. Pedro. Azambuja é também conhecida pelas suas famosas lides de touros que atrai todos os anos bastantes visitantes.






Gastronomia

          Azambuja é um concelho com bastantes tradições gastronómicas, sendo o "torricado" uma das principais especialidades; de destacar também é a sopa de Peixe, a Caldeirada à Fragateiro, a açorda de alhos e coentros com sável frito e o ensopado de enguias. Na doçaria, merecem especial referência as queijadinhas de Azambuja e os Coscurões de Aveiras de Cima.

                                                                                                                   Queijadinhas da Azambuja 
Açorda de Sável
Açorda de Sável