Translate

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Viagem e visita ao concelho de Fafe

Localização :

O concelho de Fafe pertence ao distrito de Braga, estando inserido na sub-região do Alto Ave, cuja geografia se caracteriza por três unidades paisagísticas: as áreas de montanha, as de meia-encosta e as de vale. Este concelho tem uma área de 218,87 km2, distribuída por 36 freguesias, tendo como limites a norte os concelhos de Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho, a este os concelhos de Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, a sul o concelho de Felgueiras e a oeste o concelho de Guimarães. 





História : 

            Fafe é uma jovem cidade do Minho, mas com origens antigas, por aqui andaram povos como os Lusitanos e os Romanos que deixaram marcas consideráveis, hoje pontos atrativos aos visitantes, é uma terra pequena, mas com valor, pois possui inúmeros monumentos e agradáveis espaços verdes. é também conhecida pelo lema " Com Fafe ninguém fanfe", lema esse que apareceu quando, há muitos anos atrás, se fez justiça a favor do Visconde Moreira de Rei, nesse tempo como agora, o lema provoca um sorriso de simpatia por todos os fafenses. Talvez por isso e por ser uma pequena cidade que tão bem acolhe os visitantes, Fafe fi e ainda é considerada a Sala de Visitas do Minho. É uma cidade recente, mas que como povoação existe desde o século XIII, sendo apenas uma freguesia do conselho de Montelongo o qual recebeu foral do Rei D. Manuel em 5 de novembro de 1513, esta freguesia desde muito cedo, iniciou o seu desenvolvimento. Assim em 1836 torna-se sede de concelho e quatro anos mais tarde sobe à categoria de vila, tomando para designação o nome Fafe em desfavor do nome Montelongo, este topónimo surge como que por homenagem às duas famílias mais poderosas da região : Egas Fafe e Dom Fafes Serafins. Torna-se uma vila que vive à base da indústria têxtil, da agricultura e dos serviços, em 1980 já tinha 48.000 habitantes, 36 freguesias e era uma vila bastante desenvolvida, passando então, por mérito próprio à categoria de cidade. 


Gastronomia : 

             A gastronomia de Fafe é riquíssima em variedade e sabores, dos vários pratos confeccionados no concelho, os mais típicos e apetitosos são, vitela assada à moda de Fafe, o cabrito e anho assado, bacalhau à músico e o arroz pica-no-chão. Nos doces tradicionais destaque para o delicioso pão-de-ló, doces de gema, cavacas e a deliciosa sopa dourada à moda de Fafe.