Translate

domingo, 16 de junho de 2013

Viagem e visita ao concelho de Cuba

Brasão de Cuba

Localização

       Cuba é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Beja, região do Alentejo e sub-região do Baixo Alentejo, tendo sido elevada à categoria de vila por Dona Maria I, Rainha de Portugal, por alvará de 18 de Dezembro de 1782.4 É sede de um município com 171,32 km² de área e subdividido em quatro freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Portel, a leste pela Vidigueira, a sul por Beja e a oeste por Ferreira do Alentejo e pelo Alvito.


História

          Os inúmeros achados arqueológicos são testemunho da ocupação do espaço onde actualmente se situa a Vila de Cuba desde a pré-história, sendo também evidentes os vestígios de uma importante ocupação na época Romana.
Uma das teorias sobre a origem do topónimo "Cuba" aponta para a tomada da povoação aos Árabes por parte das hostes de D. Sancho II, tendo os soldados se deparado com a existência de inúmeras cubas utilizadas no fabrico de vinho.Não sendo de descartar a hipótese que o nome desta terra,derive do termo "Caaba",santuário sagrado de Meca, Arábia. Da ocupação Árabe é testemunho um dos primeiros arruamentos abertos na Vila, que ainda hoje se denomina como "Rua da Mouraria", sendo que tal como noutras povoações, mesmo após a reconquista alguns habitantes Árabes terão ficado a residir no território. O traçado dos arruamentos é, de resto, indicativo da evolução histórica da Vila, denotando-se claramente o desordenamento da zona de construção inicial, do qual faz parte a Rua da Mouraria, a Rua Álvaro de Castellões e o Largo do Tribunal, entre outros arruamentos, merecendo ainda destaque a toponímia atribuída a um pequeno arruamento de acesso a este Largo, denominado como Travessa do Paço, numa referência ao desaparecido Paço que o Infante D.Luís, Duque de Beja e filho do Rei D. Manuel I, possuía em Cuba, e onde o Rei D. Sebastião terá jantado em 1573, quando viajava de Évora para Beja. Por outro lado, verifica-se também a existência de zonas de nítida influência Pombalina, com arruamentos de traçado rectilíneo, sendo essa influência acentuada por algumas denominações, comuns à Baixa Pombalina de Lisboa, como a Rua Augusta e a Rua do Carmo.
Em Cuba viveu e veio a falecer, em 1911, o grande escritor português Fialho de Almeida, encontrando-se no cemitério local um monumento funerário que alude a uma das suas maiores obras, "Os Gatos", bem como uma placa comemorativa na casa onde o escritor residiu, numa das artérias da Vila, e uma lápide na Quinta da Graciosa, uma das antigas propriedades da família do escritor, localizada próximo de Cuba. Em 2006, foi inaugurada na Vila uma estátua da autoria de Alberto Trindade em homenagem ao descobridor oficial da América, Cristóvão Colombo, no mesmo dia (28 de Outubro) em que o navegador terá aportado à ilha de Cuba em 1492. Segundo a tese defendida pelo historiador português Mascarenhas Barreto ("Colombo Português: Provas Documentais"), o ilustre almirante teria nascido em Cuba, em 1448, como filho ilegítimo do Infante Dom Fernando, duque de Viseu e de Beja, e da indocumentada "Isabel Zarco". O nome de Colombo em castelhano, "Cristóbal Colón" seria um seu pseudónimo e código de guerra (CC seria espião ao serviço de D. João II), sendo o seu verdadeiro nome um indocumentado Salvador Fernandes Zarco, alegado neto materno ilegítimo do navegador e corsário João Gonçalves Zarco.

Bandeira de Cuba

Heráldica

Brasão: de verde, com um ramo composto de quatro espigas de trigo de ouro e uma haste de oliveira de verde florida de prata, tudo atado em vermelho. O ramo acompanhado por dois cachos de uvas de púrpura folhados e sustidos de ouro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres «Vila de Cuba» de negro.

Bandeira: esquartelada de amarelo e de púrpura. Cordões e borlas de ouro e de púrpura. Haste e lança douradas.

Selo: circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro dos círculos concêntricos, os dizeres «Câmara Municipal de Cuba».

Cultura e Turismo

        O Baixo Alentejo é marcado pela planície e pela serra, e é este contraste que contribui em muito para a diversificação de vegetação existente, com características tão diferentes, quer na  sua coloração, quer nos tipos de ramagem. No Concelho de Cuba a paisagem predominante é a planície, com solos espessos e barrentos de elevada qualidade, que se incluem nos denominados “Barros de Beja”.
Em termos climatéricos, Cuba insere-se no clima do Baixo Alentejo, o qual é considerado um clima mediterrânico. A região caracteriza-se pela pouca e mal repartida precipitação anual, concentrando-se a maior parte da pluviosidade no período do Outono/Inverno. O Verão é, nesta região, uma estação quente e seca. As temperaturas médias no Inverno são baixas, variando entre os 8º e os 12º e, no Verão elevadas, variando as temperaturas médias entre os 21º e os 25 º, mas atingindo-se frequentemente temperaturas superiores a 35º durante o dia. No concelho de Cuba, propomos um percurso de BTT matinal recheado de paisagem, fauna, património arquitetónico e arqueológico, e um saboroso refrescar nas águas da ribeira de Mac Abrãao. Da parte da tarde, para digerir o almoço ou já depois da sesta, caminhe calmamente pelas lindíssimas paisagens que o trajecto lhe proporciona, sobretudo se coincidir com o quente pôr-do-sol alentejano. 

Foi sob o nome de Cristóvão Colon que se consagrou, nos quatro cantos do Mundo, o homem que descobriu a América, em finais do Século XV. A partir dos anos 80, a questão da nacionalidade do navegador adquire  uma nova dimensão, a par da notoriedade, através das obras de Mascarenhas Barreto. Este autor abriu caminho a uma nova perspetiva: Cristóvão Colon não só seria português, como da Cuba do Alentejo! 
Em Outubro de 2006 colocou-se em frente ao edifício do Tribunal da Comarca, no centro da Vila de Cuba, uma estátua de bronze do almirante.

Cristóvão Cólon, o navegador nascido na Cuba:

"O navegador Cristóvão “Colon” será português, alentejano, nascido na Cuba? A tese, algo surpreendente para quem se habituou à versão oficial, tem alguns defensores, entre os quais se destaca o investigador Mascarenhas Barreto. A polémica promete alastrar, já que oficialmente aquele descobridor, de origem humilde terá nascido  em Génova, Itália. Estranho é que um homem do povo possa ter embarcado numa cruzada de magnitude inquestionável, e que tivesse sido recebido pelos Reis Católicos de Espanha e pelo nosso Rei D. João II, como poucos nobres o eram. Mistérios que começam no próprio nome do descobridor das Américas: Cristoforo Colombo, Cristobal Colón ou Cristóvão Colom? A tese de Mascarenhas Barreto é o resultado de 15 anos de uma verdadeira epopeia em busca do verdadeiro “Colombo” – que nem italiano sabia falar ou escrever. 

A crença de que o navegador afinal Salvador Fernandes Zarco terá nascido em Cuba no Alentejo tem  atraído muitos curiosos ao concelho, Cuba alberga desde 2011 o Centro Cristovão Colon que reúne um espólio de telas, livros e mapas, que pretendem demonstrar a veracidade desta tese.
As mãos dos nossos artesãos ainda trabalham a madeira, a cortiça e a pele de animais, confecionando uma gama variada de produtos que podem ser comprados localmente. De realçar os móveis rústicos, as botas e os sapatos em pele feitos à mão, numa tradição que passa de geração em geração, as típicas capas e capotes alentejanos, bem como as miniaturas de alfaias agrícolas.


Gastronomia

        A Gastronomia é um dos principais motivos que origina a viagem de um turista e o nosso País é conhecido, mundialmente, pela sua cozinha de excelência. No Alentejo, a par da boa mesa, os vinhos produzidos regionalmente constituem, também eles, um dos motivos de visita. 
Uma das bases essenciais da gastronomia alentejana são as ervas aromáticas e é impressionante como, um recurso tão simples, enriquece de forma sui-generis o paladar dos pratos regionais.
No concelho de Cuba a cozinha tradicional inclui os pratos típicos do Alentejo, como as saborosas sopas de tomate ou de cação perfumadas com alho e azeite, as diversas receitas de carne de porco e de borrego, sempre acompanhadas do tradicional Pão Alentejano e “regadas” com um belo vinho. Aqui, em Cuba o paladar é um mundo aberto aos sabores puros. A existência em Cuba do Convento do Carmo e a grande proximidade ao Convento de Nª Sr.ª da Conceição de Beja, faz com que a doçaria conventual assuma na região um papel preponderante. As receitas elaboradas pelas doceiras locais obedecem ao método ancestral de confecção e apresentação. Na doçaria local  os bolos folhados, com e sem chila, os pastéis de grão, outros fritos como filhózes, queijadas de requeijão e o delicioso bolo podre, assumem papel preponderante.
                                                                                                          Pastéis de Grão
Pastéis de GrãoSopa de Cação
Sopa de Cação 

                                                                                                         Bolo Podre 
Bolo PodreBolo Folhado
Bolo Folhado