Translate

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Viagem e visita ao concelho de Santa Cruz - Madeira

Brasão de Santa Cruz´

Localização

         Santa Cruz é um município português na ilha da Madeira, Região Autónoma da Madeira, com sede na cidade e freguesia homónima. Tem 81,50 km² de área e subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte e a oeste pelo município de Machico, a oeste pelo Funchal e a sueste tem litoral no oceano Atlântico. As ilhas Desertas, localizadas alguns quilómetros a sudeste da ilha da Madeira, fazem parte deste município.


História

         Tudo começa com um tronco. É verdade. Imagine-se, a origem da freguesia, que é hoje sede de concelho e de cidade, proveio de um tronco seco, com duas braçadas em forma de cruz. Um tronco encontrado na mata de loureiros no litoral sul. O povoamento acontece nos primórdios da colonização da ilha da Madeira. Entre de 1425 a 1440.  A freguesia de Santa Cruz teria sido criada no segundo quartel do Século XV, sendo uma das mais antigas da ilha. A povoação de Santa Cruz é uma das mais antigas de toda a ilha, datada dos inícios do século XV. O concelho foi criado em 26 de Junho de 1515, sendo elevada à categoria de cidade a 2 de Agosto de 1996. Os descobridores, quando chegaram a estas terras, viram uns cepos velhos derrubados pelo tempo, dos quais o capitão mandou fazer uma cruz e pendurá-la no alto de uma árvore, dando ao lugar o nome de Santa Cruz. Aqui parece estar a origem da toponímia do concelho. Para comemorar a construção da cruz, por ocasião do descobrimento, fez-se levantar no local um cruzeiro, em mármore, que foi posteriormente destruído, em 1889.

Bandeira de Santa Cruz

Cultura e Turismo

             A nível do património arquitectónico, destacam-se a Igreja Matriz de Santa Cruz, mandada construir por D. Manuel I, que começou por ser um pequena capela, edificada em 1533, e que possui um portal gótico; a Capela Madre de Deus no Caniço, fundada em 1536; a Capela da Consolação, do século XVI, reformulada nos séculos XVIII e XX e que apresenta trabalhos em madeira talhada e embutida, alfaias religiosas em prata e várias imagens; a Capela de Santa Isabel, do início do século XVIII, que possui um belo altar-mor em talha dourada; a Igreja da Misericórdia, datada do século XVI; a Capela de Nossa Senhora da Conceição, do início do século XVII; a Capela de Nossa Senhora dos Remédios e a Capela de Nossa Senhora da Piedade, do fim do século XVII, e a Igreja Paroquial de Gaula, de meados do século XVIII, que conserva um recheio de alfaias litúrgicas, de que faz parte uma cruz processional do século XV, em prata. O concelho de Santa Cruz tem uma oferta variada para os amantes de sol e praia:
Complexo Balnear da Praia da Palmeiras em Santa Cruz, Complexo do Aquaparque em Santa Cruz, o único na Região, e Complexo da Praia dos Reis Magos no Caniço.
Santa Cruz, nomeadamente o Santo da Serra, foi o berço do golfe no arquipélago da Madeira, onde foi construído o Clube de Golf Santo da Serra em 1937, tendo sido redesenhado em 1991 pelo arquitecto de golfe Robert Trent Jones, que concebeu um novo campo de golfe com 27 buracos. O Open da Madeira, um torneio integrado no PGA European Tour, decorre anualmente neste campo de golfe. No Caniço, na localidade do Garajau, existe um centro de mergulho à disposição dos amantes deste desporto. Desta forma, organizam-se mergulhos que proporcionam ao visitante a visão de um novo mundo, o mundo submarino, com a sua diversidade de espécies e de cores, uma actividade a não perder. Vale a pena referir a existência da Reserva Natural do Garajau, na mesma área, onde estão protegidas diversas espécies marinhas.   



Gastronomia :

          Devido à proximidade do concelho à faixa costeira, a gastronomia local é enriquecida pela enorme variedade de peixe e de marisco, sendo recomendadas as lapas grelhadas, os caramujos, o bodião, o pargo, a abrótea e a garoupa. Outras especialidades são também o milho com favas e os bolos de milho cozidos em folha de couve. Entre as bebidas, poderá provar a sidra do Santo da Serra, feita à base da maçã.