Translate

sábado, 13 de julho de 2013

Viagem e visita ao concelho de Loulé

Brasão de Loulé

Localização

         Loulé é uma cidade portuguesa no distrito de Faro, região e sub-região do Algarve, é sede do maior e mais populoso município algarvio com 765,12 km² de área e subdividido em 11 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Almodôvar, a leste por Alcoutim, Tavira e São Brás de Alportel, a sueste por Faro, a sudoeste por Albufeira, a oeste por Silves e a sul tem litoral no Oceano Atlântico.
O município de Loulé engloba três cidades, Loulé, Vilamoura e Quarteira, e nele localiza-se o Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Mãe Soberana). No concelho de Loulé situam-se os complexos turísticos de Vilamoura/Quarteira, Quinta do Lago e Vale do Lobo (os dois últimos na freguesia de Almancil).


História

            Com o valioso contributo da arqueologia sabe-se, hoje, que a presença do homem no Concelho de Loulé remonta ao Paleolítico Antigo. Nos milénios seguintes, no período da Era dos Metais, intensifica-se a incursão dos povos do Mediterrâneo Oriental, que progressivamente penetram no Sudoeste Peninsular, culminando com a chegada dos Fenícios e dos Cartagineses. Estes fundaram as primeiras feitorias na orla marítima do território do actual concelho, promovendo a pesca, a prospecção da metalurgia e a actividade comercial. A partir dos meados do século II a.C., após a Segunda Guerra Púnica, os Romanos dão novo impulso às actividades económicas desenvolvendo a indústria conserveira, a agricultura e a exploração mineira do cobre e do ferro. Com a conquista dos Muçulmanos, no século VIII, nasce a urbe medieval que virá a gerar a cidade histórica actual. Al-'Ulya' (Loulé) é-nos descrita, pela primeira vez, nas vésperas da reconquista cristã, nas crónicas árabes de Ibne Saíde e Abd Aluhaid como sendo, uma pequena Almedina (Cidade) fortificada e próspera, pertencendo ao Reino de Niebla, sob o comando do Taifa Ibne Mafom. Em 1249, D. Afonso III auxiliado por D. Paio Peres Correia, Cavaleiro e Mestre da Ordem de Santiago, conquista o Castelo de Loulé aos "mouros" fazendo a sua integração plena na Coroa Portuguesa, no momento em que concede o primeiro Foral à "Vila" em 1266. No período dos "Descobrimentos e Expansão Marítima", a região do Algarve, nomeadamente Loulé, inicia um novo ciclo de crescimento económico, a actividade comercial foi reanimada. Na primeira metade do século, durante o reinado de D. João V, Portugal viveu um clima de prosperidade económica sustentado pelo ouro do Brasil. Tirando proveito da actividade artística e cultural inserida no espírito do Barroco, o interior das Igrejas e Capelas da Vila são enriquecidas e valorizadas com excelentes retábulos em talha dourada e em azulejaria, obras que foram executadas pelos melhores artífices da região e fábricas do País. O terramoto de 1755 destruiu grande parte da Vila de Loulé. A grande evolução dos transportes, com a construção da linha férrea no Algarve em 1887 e o desenvolvimento das vias de comunicação, que contribuíram no seu conjunto para a profunda mudança no modo de viver da população. No entanto, algumas infra-estruturas e equipamentos básicos só no decorrer do século XX é que passaram a ser equacionados de forma prioritária. O crescimento da cidade apoiou-se numa nova melhoria das vias de comunicação e na exploração mineira, a qual atraíu mais gente a Loulé, o que se traduziu numa acelerada actividade de construção civil em todo o concelho.

Bandeira de Loulé

Heráldica

Brasão: escudo de negro, com castelo de prata aberto e iluminado de púrpura, a torre central carregada de uma cruz da Ordem de Santiago, de vermelho e rematada por um loureiro de verde, frutado de ouro; acantonadas em chefe, duas cabeças, uma de rei cristão, coroada de ouro e outra de rei mouro, fotada de prata. Coroa mural de prata de cinco torres. Listel branco, com a legenda a negro "Município de Loulé".

Bandeira: gironada de oito peças de branco e púrpura. Cordão e borlas de prata e púrpura. Haste e lança de ouro.

Selo: nos termos da Lei, com a legenda: "Câmara Municipal de Loulé".

Cultura e Turismo

          No concelho de Loulé encontram-se alguns dos locais mais cobiçados do país. Destaca-se Vilamoura que é o maior complexo turístico da Europa. Dispõe de marina, uma academia de golfe e cinco campos de golfe, um casino, várias discotecas, clube de ténis, clube de mergulho, outras instalações de lazer, uma extensa praia, e dezenas de hotéis de 5 e 4 estrelas. Iniciada na década de 1960, Vilamoura tem uma área de 1600 hectares. O projecto arquitectónico desenvolve-se em torno da marina, e inclui centenas de vivendas distribuídas pela zona residencial, e outros empreendimentos dedicados quase exclusivamente ao turismo. O Concelho de Loulé abrange uma faixa costeira com aproximadamente 13,5km, oferecendo extensas praias de areia fina e dourada. Com longas horas de sol, clima ameno, temperaturas médias da água do mar na ordem de 22º C e algumas das melhores estruturas turísticas do Algarve e do País, o Concelho de Loulé apresenta-se como o principal destino de férias para os turistas que se deslocam à região.
Na zona litoral destaca-se as luxuosas estâncias turísticas de Vale do Lobo, Dunas Douradas e Quinta do Lago; treze campos de golfe de excelência; bem como vastas áreas naturais de pinhal, sapal e dunas, inseridas no Parque Natural da Ria Formosa, que proporcionam um contacto privilegiado com a Natureza.
As Praias de Vilamoura, Quarteira, Forte Novo, Almargem, Loulé Velho, Vale do Lobo, Garrão Poente, Garrão Nascente, Ancão e Quinta do Lago ostentam o Galardão Bandeira Azul, pelo que todo o Litoral do Concelho oferece condições de excelência para a prática balnear. O artesanato é um factor de ligação com o passado, os usos e costumes, as tradições de um povo com uma cultura bem definida.
Estas tradições artesanais mantêm-se vivas um pouco por todo o Concelho de Loulé, podendo ser encontradas peças dos mais diversos materiais, fabricadas com técnicas e saberes ancestrais, que vão passando de geração em geração.
Artesanato em palma é fabricado um pouco por todo o Concelho; peças em barro podem ser encontradas em Almancil e Quatro-Estradas; o cobre, arreios e latoaria em Loulé, bonecas de trapo e cestaria em Querença, esparto e brinquedos em madeira em Alte, trabalhos em palma em Salir.
Muitas destas peças utilizadas nas actividades económicas do dia-a-dia foram reformuladas e actualmente são vendidas para diferentes utilizações, retratando a memória de um povo. 




Gastronomia

             Mais do que sol e praia o Concelho de Loulé tem para oferecer a todos os seus visitantes uma cozinha rica e variada, fruto das várias influências que decorrem da sua situação geográfica privilegiada. Explorar Loulé e as suas tradições implica mergulhar no fantástico mundo dos seus mil e um sabores, dos seus produtos coloridos e aromas incomparáveis.
                                                                                                        Lulas Recheadas 
Lulas RecheadasCaldeirada de Peixe
Caldeirada de Peixe 

                                                                                                         Carriços 
CarriçosBolachas de Mel
Bolachas de mel