Translate

domingo, 28 de julho de 2013

Viagem e visita ao concelho da Ponta do Sol - Madeira

Brasão de Ponta do Sol

Localização

          A Ponta do Sol é um município português na ilha da Madeira, Região Autónoma da Madeira, com sede na freguesia homónima. Tem 46,19 km² de área e é subdividido em três freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios do Porto Moniz e de São Vicente, a leste pela Ribeira Brava, a oeste pela Calheta e a sul tem litoral no oceano Atlântico.


História

          O Seu Topónimo surge porque Gaspar Frutuoso refere que em 1420, João Gonçalves Zarco, em viagem de reconhecimento da costa da Madeira, atingiu uma ponta que entrava no mar e sobre a qual se avistava uma rocha que, de tão polida pela rebentação do mar, parecia iluminada pelo reflexo dos raios solares. Desta constatação lhe advém o nome de Ponta do Sol. A extensão deste concelho viu-se reduzida ao longo dos anos. Em 1511, com a criação da vila da Calheta e em 1914, depois da criação do novo concelho da Ribeira Brava, hoje, a sua área distribui-se por 3 freguesias: Canhas, Madalena do Mar e Ponta do Sol. Não há duvidas que este povoado apareceu ainda no século XV e que devido ao seu porto e terras férteis, progrediu tão rapidamente que se pode afirmar com segurança que, antes de 1486, já a população tinha a sua igreja, atribuindo-se a construção a Rodrigo Enes, um dos primeiros colonos da Ponta do Sol, foi nesta igreja de invocação a Nossa Senhora da Luz sede da paróquia, na segunda metade do século XV. Depois de Machico, e por alvará de D. Manuel datado de 2 de Dezembro de 1501, esta povoação é elevada à categoria de vila e concelho municipal, ao que não foi alheio o progresso verificado neste núcleo populacional. Na base desta prosperidade económica estiveram plantações de cana sacarina, embora a cultura de cereais, nomeadamente, do trigo, representasse um rendimento significativo.
 O açúcar foi a principal moeda de troca com o reino que, desde o início, era solicitado pelos mercadores nacionais e que por ele trocavam uma grande variedade de produtos necessários ao consumo e ao uso quotidianos (ferramentas, panos, tecidos, telha, louça, ferro, sal, azeite). Sabe-se que ao findar a era de quatrocentos, já o “ouro branco” era bastante para o consumo das ilhas e do reino, e ainda suficiente para exportar para o estrangeiro. Para o progresso da população da Ponta do Sol, e à semelhança do que aconteceu em toda a parte sul da ilha, mais densa e mais visitada, contribuíram, para além de portugueses, elementos estrangeiros. O orago desta freguesia é Nossa Senhora da Luz. Presume-se que esta santa teve como primeiro templo a “Capela do Coxo”, que inicialmente foi construída na igreja matriz, em honra de Nossa Senhora do Patrocínio. Esta capela sofreu uma grande alteração no século XVII, sendo nela que ainda hoje se venera a Nossa Senhora da Luz, padroeira da freguesia.  Ao fim da Era de quatrocentos, já a produção do «ouro branco» era bastante para o consumo regional e nacional e, ainda, suficiente para exportar.
Para o progresso desta povoação, e à semelhança do que aconteceu em toda a parte sul da Ilha, contribuíram, para além dos portugueses, elementos estrangeiros, nomeadamente, ingleses, escandinavos, lombardos, genoveses, mouriscos, judeus e africanos. Em 1835, foram acrescentadas ao concelho as freguesias da Tabua, Ribeira Brava e Serra de Água, facto que em 1914, depois da Implantação da República, viu-se alterado pela criação do concelho da Ribeira Brava, voltando a diminuir-se a extensão do concelho da Ponta do Sol. Tornando-se, assim, o concelho mais pequeno da Região Autónoma da Madeira, facto que se mantém até aos dias de hoje.
Entre finais do século XIX e princípios do século XX, a Ponta do Sol deteve uma posição de forte influência política e cultural na zona Oeste da Madeira, facto registado pela publicação de cinco títulos de jornais no concelho, um dos quais, o Brado d'Oeste, que se prolongou por uma década (1909 a 1918), e registou oitocentos e cinquenta e oito números. Chegou a existir, também, três salas de cinema, uma em 1932, outra em 1934 e outra, ainda, em 1967, sendo que actualmente nenhuma delas se encontra operacional, actualmente, este concelho regista um grande desenvolvimento cultural, económico e social, sendo uma localidade muito procurada pelo clima, pelo rico património e pelas belezas naturais.

Bandeira de Ponta do Sol

Heráldica

Brasão - Escudo azul, sol de outro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: "PONTA DO SOL".

Bandeira - Esquartelada de branco e azul. Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.

Selo Branco - Circular, com peças do escudo sem indicação de cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concentricos, onde corre a legenda: "Câmara Municipal de Ponta do Sol".


Cultura e Turismo

            Numa terra virada para o mar, as heranças empurram-nos de encontro a um enredo de patrimónios partilháveis, onde a frescura do mar e a brandura da terra quente, faz descortinar um universo imensurável de habitabilidade. Vale a pena visitar e percorrer os seus caminhos! Vale a pena agir em cidadania na defesa e salvaguarda do seu Património Cultural. São várias as Capelas e Igrejas existentes no Concelho. Logo no centro da Vila da Ponta do Sol, temos a Capela de São Sebastião, a Igreja Matriz e a Capela de Santo António. Mas, ao percorrer todo o concelho da Ponta do Sol muitas mais poderá encontrar...
 Visitar o concelho da Ponta do Sol e as suas freguesias é se deixar envolver pela singularidade e sobridade das suas antigas construções. Encontramos, assim, além de igrejas e capelas, alguns solares de cantarias vistosas e casas robustas de gente simples. Veredas acidentadas com calçada desgastada pelo passar dos anos, indispensável é uma passagem pelo Cais da Ponta do Sol, e um pouco mais para oeste a Ponte do Caminho Real, para os amantes da natureza, a Ponta do Sol oferece-lhe um conjunto de levadas, que vale a pena conhecer, o concelho da Ponta de Sol tem bastantes motivos de interesse para merecer a sua visita. 
A zona balnear da Ponta do Sol, galardoada com Bandeira Azul, situa-se na Vila e Concelho do mesmo nome, na zona oeste da ilha da Madeira, é uma pequena praia de calhaus rolados, com cerca de 160 metros de comprimento, abrigada na pequena enseada da Vila, entre as escarpas do vale.
As estruturas de apoio aos banhistas incluem balneários e instalações sanitárias, inclusive para pessoas com mobilidade condicionada, posto de primeiros socorros, snack-bar, biblioteca de Verão e zona de jogos, o acesso é livre e gratuito, a praia da Ponta do Sol é servida por dois estacionamentos, sendo um gratuito com 70 lugares (no túnel junto à entrada para o Cais) e um pago (das 08:00 às 19:00 de segunda a sexta-feira), com 25 lugares na Marginal da Vila. A qualidade da água é Boa, quinzenalmente são feitas análises à qualidade da água de banho, durante a época balnear. 




Gastronomia

              Na gastronomia do concelho encontram-se os pratos típicos da região, como a espetada em espeto de louro, caldeirada de peixe, bifes de atum, filetes de espada preto, lapas grelhadas, entre outros.