Translate

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Viagem e visita ao concelho de Câmara de Lobos - Madeira

Brasão de Câmara de Lobos

Localização

            Câmara de Lobos é um concelho localizado na vertente sul da Região Autónoma da Madeira em pleno Oceano Atlântico. É limitado, a leste pelo Concelho do Funchal, a Oeste pelo Concelho da Ribeira Brava, a Norte pelos concelhos de Santana e São Vicente e a sul pelo Oceano Atlântico
Com pouco mais de 52 km2, Câmara de Lobos é caracterizada por uma estrutura etária muito jovem, sobretudo quando comparada com os valores nacionais e europeus. O concelho é composto por 5 freguesias, Câmara de Lobos, Estreito de Câmara de Lobos, Jardim da Serra, Quinta Grande e Curral das Freiras.



História

           Câmara de Lobos é uma pitoresca freguesia da cidade com o mesmo nome, assim se chama esta terra de pescadores - que têm como principal especialização a pesca do peixe-espada preto - pelo facto de, por alturas da descoberta da ilha, que ocorreu em 1419, ter sido avistada grande quantidade de lobos marinhos naquela enseada que ainda hoje mantém a mesma configuração. Hoje, estes animais só pontualmente surgem na costa sul da ilha, havendo uma colónia preservada nas Ilhas Desertas. 
Câmara de Lobos foi o primeiro local onde João Gonçalves Zarco, o navegador que descobriu a ilha, habitou, entre 1420 e 1424, por isso mesmo, tornou-se a primeira povoação criada na Madeira pelo próprio João Gonçalves Zarco, sendo elevada a freguesia em 1430. 
O primeiro templo a ser edificado na ilha foi a capela da Nossa Senhora do Calhau também chamada Capela dos Pescadores. A 4 de Outubro de 1835, a freguesia de Câmara de Lobos passa a ser a sede do concelho que continha ainda as freguesias do Estreito de Câmara de Lobos, Curral das Freiras e Campanário. Em 1486, o concelho de Câmara de Lobos passa a integrar a freguesia do Jardim da Serra. Perdendo, contudo, a freguesia do Campanário, que passa para o concelho da Ribeira Brava. A 3 de Agosto de 1996, Câmara de Lobos é elevada à categoria de cidade. 

Bandeira de Câmara de Lobos

Heráldica

Brasão de Armas
Escudo de azul, com uma âncora de ouro entre dois lobos marinhos da sua cor afrontados, postos em pala, encimado por uma coroa mural de prata de cinco torres aparentes e sotoposto por um listel branco com as palavras "Câmara de Lobos", em letras de Negro.

Estandarte
De tecido de seda bordado, com a forma de um quadrado, medindo um metro de lado e gironada de oiro peças de amarelo e azul alternadamente, tendo no centro o brasão de armas. O tecido é debruado por um cordão de ouro azul, rematado nas extremidades por borlas dos mesmos metal e cor que servem para dar laçadas na haste. Haste e lança metal dourado.
Bandeira A bandeira de hastear é rectangular, de comprimento igual a uma vez e meia a dimensão da tralha, executada em filele ou tecido equivalente, sendo a sua ordenação igual à do estandarte (gironada de oito peças a amarelo e azul alternadamente, tendo no centro o brasão de armas.

Selo
Circular, tendo no centro a âncora entre dois Lobos marinhos, afrontados, em volta, a legenda "Câmara Municipal de Câmara de Lobos".


Cultura e Turismo

           Câmara de Lobos é um dos mais emblemáticos pólos turísticos da ilha da Madeira, não só pelas suas paisagens pitorescas e majestosas, mas igualmente pela gastronomia deliciosa e tradições honrosas.
É no concelho de Câmara de Lobos que se faz a melhor espetada em pau de louro, a tradicional “poncha” (bebida espirituosa) e o generoso vinho Madeira. É o porto piscatório do peixe espada preto. É a sede de algumas das paisagens e locais que mais contribuem para a divulgação das belezas naturais deste destino turístico que é a Madeira, concretamente o Cabo Girão, o Curral das Freiras, a Baia de Câmara de Lobos e os Vinhedos do Estreito de Câmara de Lobos.
Câmara de Lobos é o segundo concelho mais populoso da Região Autónoma da Madeira, com cerca de 40 mil habitante, e é uma terra de gente jovem, pois cerca de 45% da população tem menos de 25 anos.
Localizada na zona metropolitana do Funchal, (dista 9 km da capital da Região Autónoma da Madeira) a cidade de Câmara de Lobos é hoje o ponto de partida para a animação nocturna na Madeira. É um local seguro e um destino turístico em potencial, é uma terra com quase seis séculos de história e um concelho que ao longo do tempo sobreviveu essencialmente da pesca e da agricultura, assumindo a produção de vinho, banana e outras espécies frutícolas particular relevo na economia regional.
Proveniente do Funchal, o visitante ao chegar a Câmara de Lobos é confrontado com uma soberba baía, cuja beleza só poderá ser significativamente contemplada através do miradouro do Pico da Torre, um morro que lhe fica a norte. A paragem neste ponto terá de ser obrigatória, quer seja durante o dia quer seja durante a noite, na certeza de que o visitante ficará maravilhado com o quadro que se vislumbra a seus pés. Naturalmente que a paragem neste local, onde também se pode apreciar a oeste o Cabo Girão e a norte a imensa vastidão de vinhedos da freguesia do Estreito, não invalida uma visita ao centro da cidade de Câmara de Lobos, onde outros motivos de interesse poderão ser apreciados como sejam, o largo do poço, também conhecido por largo Dr. Eduardo Antonino Pestana, o ilhéu, o forno da cal, a capela de Nossa Senhora da Conceição, a igreja matriz de São Sebastião, o largo da República, etc. De interesse na visita à cidade é também a paragem por breves instantes nos miradouros do Salão Ideal e do Espírito Santo.
Caminhando para norte, em direcção  à freguesia do Estreito, o visitante poderá verificar que, em termos agrícolas, a cultura predominante da bananeira, típica de Câmara de Lobos dá lugar, à medida que se vai aproximando do Estreito, à cultura da vinha. Ao chegar à freguesia do Estreito, depois de uma visita à sua igreja matriz, impõe-se uma ida até à freguesia do Jardim da Serra, onde o visitante será confrontado com três opções: uma visita à Boca dos Namorados, onde poderá contemplar a soberba paisagem do Curral das Freiras, vista pela sua parte Sul; uma visita à Boca da Corrida onde o mesmo Curral das Freiras poderá ser contemplado mas já pelo lado oeste e uma visita à Quinta do Jardim da Serra, construída no século XIX por Henri Veicth súbdito e cônsul inglês e que, apesar de adaptada a infra-estrutura hoteleira, constitui o mais importante ex-libris desta freguesia. Depois sugere-se uma ida ao Cabo Girão segundo promontório mais elevado da Europa, com 580 metros de altitude e uma breve passagem pela freguesia da Quinta Grande, que tem na sua igreja matriz e no miradouro da Fajã dos Padres as referências de maior interesse.
Não possuindo a freguesia do Curral das Freiras acesso directo à sede do concelho, quem a pretender visitar terá de fazê-lo através do Funchal, sendo obrigatória, não só uma ida ao centro, como também uma breve paragem no miradouro da Eira do Serrado. 



Gastronomia

               Ainda que haja uma certa uniformidade na gastronomia madeirense, algumas particularidades poderão ser individualizadas no concelho de Câmara de Lobos. Com efeito, são típicas da freguesia de Câmara de Lobos a poncha e a sapata ou gata.  A poncha que, na sua forma primitiva era confeccionada com aguardente de cana-de-açúcar, igual porção de água, açúcar e casca de limão, sofreu ao longo dos anos algumas adaptações sendo actualmente preparada com aguardente de cana-de-açúcar, mel de abelhas e sumo de limão. A utilização gastronónica de alguns esqualos como são a sapata e a gata também popularmente conhecidos por bacalhau de Câmara de Lobos é também característica deste centro piscatória. Com efeito, para além deste tipo de peixe ser pescado predominantemente pelos pescadores camara-lobenses, Câmara de Lobos é a única localidade na ilha da Madeira onde existe uma pequena industria destinada à sua preparação, assemelhando-se a sapata e a gata, depois de secos, ao bacalhau e daí o epíteto de bacalhau de Câmara de Lobos e que é habitualmente utilizado, como petisco ou dentinho, para acompanhamento na ingestão de vinho ou de outras bebidas alcoólicas ou, ainda na confecção de sandwiches. Naturalmente que outros pratos poderão ser apreciados em Câmara de Lobos, nomeadamente os confeccionados com base no peixe-espada preto, em cuja pesca são exímios e únicos os pescadores camara-lobenses. Para além destas, a espetada de carne de vaca, constitui também outra importante e característica especialidade gastronómica do concelho, mais propriamente da freguesia do Estreito. Com efeito, apesar da espetada ser um prato tipicamente madeirense, muito utilizada e apreciado desde tempos remotos em arraias ou romarias, foi na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, onde pela primeira vez, este prato foi introduzido na restauração, o que dá a esta localidade o estatuto de berço da espetada. 

Poncha