Translate

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Viagem e visita ao concelho de Vendas Novas

Brasão de Vendas Novas

Localização

           Vendas Novas é uma cidade portuguesa, no Distrito de Évora, região Alentejo e subregião do Alentejo Central, é sede de um município com 222,51 km² de área e subdividido em 2 freguesias. O município é limitado a leste pelo município de Montemor-o-Novo, a sul por Alcácer do Sal, a oeste por Palmela e a noroeste pela parte oriental do Montijo. O município foi criado em 1962. Anteriormente era apenas uma freguesia de Montemor-o-Novo.



História

        A origem provável e o subsequente desenvolvimento de Vendas Novas, devem-se essencialmente a três acontecimentos que tiveram lugar quase simultaneamente.
O primeiro e segundo acontecimento devem-se essencialmente à criação da Posta Sul, por ordem de D.João III, estabelecendo-se uma estação e uma sede da Posta em Aldeia Galega (o actual Montijo). De igual modo, com licença do rei, mandou Luís Afonso, Correio-Mor do Reino abrir um caminho de Aldeia Galega a Montemor, que atravessava uma vasta charneca que o rei utilizava para as suas caçadas reais, de maneira a diminuir o percurso e o tempo das viagens. Nesse caminho, o rei mandou construir uma estalagem, no sítio que hoje é Vendas Novas.
O terceiro acontecimento está ligado à construção, por ordem de D.Teodósio, de duas pousadas, uma em Evoramonte e outra nas Vendas Novas, perto das duas estações, para melhor se deslocar de Lisboa a Vila Viçosa. Terá sido então, a aberta do caminho para a Posta do Sul, através da charneca, em 1526, e a construção de duas estalagens, (a da Mala-Posta, em 1526, e a do Duque D. Teodósio I, em 1930), os três factores determinantes para a origem de Vendas Novas.
Quanto ao nome do povoado terá provavelmente origem nas construções - "Estalagens" ou "Vendas", que por serem de recente construção, eram novas, denominadas pelos viajantes como "as Vendas Novas". Um conjunto de factores – a estrada de acesso a Espanha, Évora e Lisboa, o Palácio Real (actual Escola Prática de Artilharia), o caminho de ferro – estão associados ao crescimento da povoação de Vendas Novas, com apenas 300 anos de existência, de que é reflexo a sua passagem a concelho e a cidade. Refira-se que a povoação mais antiga do concelho é a Landeira, hoje freguesia do concelho, de que existem referências de sua existência nos inícios do Séc. XII.
Vendas Novas foi freguesia do concelho de Montemor-o-Novo até 7 de Setembro de 1962, altura em que passou a concelho após um processo reivindicativo iniciado no final do século XIX.
Em termos patrimoniais, o concelho de Vendas Novas, apesar da sua história ser recente, possui um conjunto de património erudito de que é exemplo o edifício onde se encontra instalada a Escola Prática de Artilharia, antigo Palácio Real, mandado construir pelo rei D. João V, que possui um museu militar. São também referência o Palácio e Capela do Vidigal (séc. XIX), e um conjunto de capelas e igrejas que datam desde o século XVI.

Bandeira de Vendas Novas

Heráldica

Brasão: escudo de negro, sobreiro arrancado de prata, frutado de verde e descortiçado de vermelho, entre duas granadas de ouro ardentes de vermelho. Coroa mural de cinco torres de prata. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: "CIDADE DE VENDAS NOVAS".

Bandeira: gironada de oito peças de vermelho e amarelo. Cordão e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.

Selo: circular, com as peças do escudo sem indicação de cores e metais, tudo envolvido por dois circulos concêntricos, onde corre a legenda: "Câmara Municipal de Vendas Novas".


Cultura e Turismo

 Jardim Público Municipal de Vendas Novas : 
    
          O jardim tem um amplo espaço relvado com árvores e árvores de fruto. Possui um percurso pedonal composto por vários acessos, ciclovia e um parque infantil de grandes dimensões e em areia. O espaço é embelezado por uma esplanada e por um repuxo, próximo do qual existe um quiosque e um Centro de Educação Ambiental.

Palácio Real em Vendas Novas : 

           Este edifício é a actual Escola Prática de Artilharia, também conhecido como palácio das Passagens. Aqui morava a família real e a corte, factor que é possível verificar por ainda existirem alguns elementos comprovativos.

Museu de Artilharia em Vendas Novas : 

        O Museu da E.P.A é um museu de história militar da arma de artilharia constituído por uma parte instalada no jardim fronteiro à fachada principal da escola, sendo aqui que se encontram as Bocas de Fogo e uma outra parte instalada numa dependência do Quartel. O espólio é anterior a 1861, e conta com munições, material acessório do tiro, fardas mais representativas e homenagem a artilheiros ilustres.


Gastronomia

         Alguns dos pratos que prometem fazer as delícias de todos, como é o caso de uns lombinhos de porco preto com amêijoas e gambas. Para além disso, recordamos a história de uma princesa da Casa de Bragança que passou os últimos dias em Portugal num palácio que o pai construiu de propósito para ela. Bifanas, Laranjas, Enchidos e Queijos frescos compõem a ementa.