Translate

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Viagem e visita ao concelho de Paços de Ferreira

Brasão de Paços de Ferreira

Localização : 

             Concelho de Paços de Ferreira encontra-se inserido na chamada região do Vale do Sousa, numa zona de transição entre a Área Metropolitana do Porto, o vale do Ave e o vale do Sousa. A cerca de 30 Km da cidade do Porto, é constituído por 16 freguesias, possuindo uma área de aproximadamente 72,6 Km2. Este concelho tem como limites, a norte e a oeste, o concelho de Santo Tirso, a este, o concelho de Lousada e a sul, o concelho de Paredes.





História : 

             A primeira referência escrita relativa a Paços de Ferreira data de 1059, tratando-se do livro de Mumadona, que refere à Vila de Paços (de Ferreira) com a Igreja de Santa Eulália, sendo o couto de Ferreira independente da freguesia de Paços. Já nas Inquirições de 1308, é referida a freguesia de Santa Eulália de Paços, incluída no Julgado de Aguiar da Beira. Apesar do topónimo parecer referir um edifício senhorial ou nobre, o certo é que as mesmas Inquirições indicam que não existia qualquer honra na freguesia. A independência de Paços em relação ao mosteiro de Ferreira era completa, sendo a freguesia um simples curato anexo à abadia de Vandoma e posteriormente feita honra em nome dos bispos do Porto. Em 1514 foi dado foral de D. Manuel I à Terra de Ferreira. Em 1832 surge como concelho, cuja sede era em Sabrosa, hoje freguesia do concelho de ParedesCom a supressão do concelho de Barrosas, as freguesias que constituíam este concelho passaram a estar integradas no de Paços de Ferreira. Por decreto de 28 de Dezembro de 1840, o concelho de Paços de Ferreira passa a pertencer à comarca de Santo Tirso, porém em 20 de Setembro de 1890, Paços de Ferreira cria a sua própria comarca, sendo esta extinta a 6 de Julho de 1932.

Bandeira de Paços de Ferreira

Cultura e Turismo : 

                No concelho de Paços de Ferreira existem diversas associações culturais e desportivas que procuram promover a cultura local. Entre os acontecimentos culturais concelhios, são de salientar o Concurso Nacional de Jovens Estilistas (Paços Moda), a Feira Internacional de Artesanato de Freamunde, a bienal Internacional de Design de Mobiliário, entre muitas outras atividades. A Biblioteca Municipal de Paços de Ferreira aliada à Casa da Cultura de Freamunde promovem atividades de preenchimento de tempos livres e enriquecimento cultural, assim como o Museu Municipal. A nível desportivo, o concelho dispõe de vários polidesportivos e campos de jogos, entre outras infra-estruturas que promovem todo o tipo de atividades desportivas.







Gastronomia :

               Da gastronomia do concelho de Paços de Ferreira destacam-se a sopa seca e sarrabulho doce.  Na doçaria, os doces tradicionais são os bolos de gema e os melindres.