Translate

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Viagem e visita ao concelho de Mirandela



Localização:

     A cidade de Mirandela localiza-se no Vale do Rio Tua e encontra-se localizada numa zona aplanada de solos muito férteis onde se cultivam oliveiras. Á sua volta encontram-se muitos montes  e por essas razões em Mirandela verifica-se um micro-clima, caracterizado por Verões abafados e quentes, que lhe dão o alcunha de Terra Quente Transmontana. É Sede de um Município com 658,97 km2 e é subdividido por 37 freguesias, o município é limitado a norte por Vinhais, a leste por Macedo de Cavaleiros, a sul por Vila Flor e Carrazeda de Ansiães e a oeste por Murça e Valpaços.


História:

    No século VI, o paroquial Suevo dá-nos  conta da existência de " Laetera", enigmática e vasta circunscrição administrativa que corresponde á  mesma área onde nasceu o concelho de Mirandela. A importante e medieval "terra de ledra" estender-se-ia pela quase totalidade do atual concelho e por parte do de Vinhais, compreendendo ainda uma reduzida porção  do concelho de Mirandela. No dealbar do século XIII, já esta terra se encontrava dividida em três julgados: Lamas de Orelhão, Mirandela e Torre de D. Chama, todas estas povoações receberam foral e se constituíram em concelhos, Mirandela recebeu assim de D. Afonso III carta de foral a 25 de Maio de 1250. O lugar de Mirandela teve a sua origem no monte de S. Martinho, junto ao monte do Mourel, onde hoje ainda se identifica o Castelo Velho, mais tarde foi transferida para o cabeço de S. Miguel, atualmente centro histórico da cidade. Foi elevada a cidade a 28 de Junho de 1984, Caladunum era o antigo nome da atual cidade de Mirandela. Cognominada a "Coimbra do Norte", pela configuração geográfica e traço paisagístico do rio e suas pontes, Mirandela tem a dominá-la o célebre e majestoso Palácio dos Távoras, a perpetuar o seu passado de glória e por tapete o cerimonioso rio Tua, de águas tranquilas e mansas que a beija e embala constantemente.



Gastronomia: 

         A gastronomia é sem dúvida uma das atrações desta região, o azeite é indispensável  e acompanha todas as receitas tradicionais, trata-se de um azeite equilibrado, com cheiro e sabor a fruto fresco, por vezes amendoado. As Alheiras de Mirandela, são reconhecidas por todo o país bem como todos os enchidos