Translate

sábado, 23 de março de 2013

Viagem e visita ao concelho de Porto de Mós

Brasão de Porto de Mós

Localização

         Integrado no distrito de Leiria, o concelho de Porto de Mós ocupa uma área de 264.9 km2 distribuída por treze freguesias, duas das quais com sede em vila: Juncal, Mira de Aire. Existe também a Vila de Porto de Mós, constituída por 2 freguesias sendo elas: Porto de Mós (S. João Baptista) e Porto de Mós (S. Pedro). Parte da área geográfica deste concelho está inserida no Parque Natural das Serras de Aire e dos Candeeiros, sendo dominada pelas bacias hidrográficas do Alviela e do Asseca.



História :

          O topónimo principal do concelho deriva do termo romano "Porto Molarum", sendo uma referência às mós produzidas nas margens do rio Lena e que depois eram "exportadas" por via fluvial. Por altura da atribuição do topónimo, o rio Lena era navegável, ocupando o que hoje é conhecido por Vale do Lena. O território deste concelho foi habitado desde tempos bastante remotos, tendo sido encontrados vários vestígios da passagem de várias civilizações por esta região, sendo a mais notável talvez a romana. Nos arredores de Porto de Mós, tanto na Serra como no Vale do Lena, foi localização de várias estâncias romanas, sendo de crer que o atual castelo se ergue na base de um primitivo castro. É no século XII que aparecem as primeiras referências escritas relativas a Porto de Mós. Segundo alguns autores, o castelo de Porto de Mós terá sido edificado pelos mouros, por volta do século IX, que o utilizavam como abrigo e terá sido conquistado por D. Afonso Henriques, em 1148. No entanto, esta indicação não parece corresponder à verdade, sendo que a conquista de Porto de Mós deverá ter ocorrido entre a terceira reconquista de Leiria, em 1140 e a conquista de Lisboa em 1147. Isto no caso de efetivamente ter existido uma conquista e não estar já o castelo abandonado e refugiada a sua guarnição em Santarém, Sintra ou Lisboa. De resto, todas as memórias que se referem a Porto de Mós em inícios da Nacionalidade, estão rodeados em várias lendas, em volta do célebre D. Fuas Roupinho, o primeiro alcaide-mor da vila. D. Sancho I mandou reedificar o castelo, ampliando-o e a 24 de Julho de 1305, Porto de Mós recebeu foral de D. Dinis, posteriormente renovado por D. Manuel I a 18 de Fevereiro de 1515. O senhorio de Porto de Mós foi dado por D. João I a Nuno Álvares e deste passou para os Duques de Bragança. No século XV o castelo foi completamente reformado pelo Conde de Ourém que o transformou num paço solarengo. A vila e concelho era constituída pelas freguesias de Porto de Mós (S. João Baptista) (Colegiada e priorado de apresentação da Casa de Bragança e depois do padroado real); Porto de Mós (S. Pedro), também da mesma apresentação e da mesma colegiada; e Nossa Senhora dos Murtinhos (vigairaria da apresentação da Mitra e comenda da Ordem de Cristo). Em 1840 esta última foi anexada à freguesia de Porto de Mós (S. João Baptista), sendo que atualmente o concelho conta com treze freguesias.

Bandeira de Porto de Mós

Heráldica

Brasão: de vermelho, com um castelo de prata, realçado de negro aberto do campo. As torres laterais são rematadas cada uma por uma árvore de verde troncada de negro. O castelo é acompanhado em chefe por duas estrelas de prata de oito raios. Em contrachefe duas mós de prata abertas do campo, sustendo dois guarda-rios, também de prata, realçados de negro. No pé do escudo tem três parras de ouro, coroa mural de prata de quatro torres. No listel branco com os dizeres a negro «Vila de Porto de Mós».

Bandeira: esquartelada de branco e vermelho; cordões e borlas de prata e de vermelho; haste e lança douradas.

Selo: circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de circular concêntrica, os dizeres «Câmara Municipal de Porto de Mós».


Cultura e Turismo

           Integrado na Rota do Sol, da Sub-Região de Turismo Leiria-Fátima, o concelho de Porto de Mós está integrado num importante eixo de monumentos e locais de Interesse Turístico. O ex-librís desta vila é sem dúvida o seu castelo, construído com objectivos essencialmente militares e que viria a adquirir, com o passar dos tempos, uma arquitetura mais palaciana, tornando-se uma espécie de fortaleza-solar. O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, bem como as Grutas de Alvados, Santo António e Mira de Aire, constituem os pontos turísticos mais interessantes do concelho.

                                                                                                                   Grutas de Alvados
Castelo de Porto de Mós


Grutas de Santo António 
                                    
                                                                                                 Grutas de Mira D'Aire

Gastronomia :     

            Da gastronomia tradicional do concelho de Porto de Mós, são de se destacar a caldeirada; as morcelas e a cacholada.

                                                                                                        Morcela de Arroz 
Morcela de Arroz        Cabrito do Arrimal
         Cabrito do Arrimal