Translate

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Viagem e visita ao concelho do Cartaxo

Brasão de Cartaxo

Localização

           Integrado no distrito de Santarém, o concelho de Cartaxo é limitado a Norte, pelos concelhos de Santarém e Azambuja; a Sul, por Azambuja e Salvaterra de Magos; a Nascente, por Santarém e Almeirim; e a Poente, com Azambuja. Ocupa uma área de 158.2 km2, distribuída por oito freguesias, fica situado na margem direita do rio Tejo, que atravessa o concelho numa extensão de aproximadamente 12 quilómetros, integrando a região do Vale do Tejo e sub-região da Lezíria do Vale do Tejo. O concelho pode ser dividido em duas zonas: a planície aluvial e a peneplanície, cortada por várias linhas de água que afluem ao chamado "canal de Azambuja".
Em termos turísticos, o concelho do Cartaxo está integrado na Região de Turismo do Ribatejo.



História

            Segundo a tradição, Cartaxo deve o seu nome à Rainha Santa Isabel que terá começado a chamar "cartaxo" a este lugar por aí existirem muitas destas aves. No entanto, o topónimo é já mencionado antes do reinado de D. Sancho II, pelo que a povoação já deveria existir com esse nome nessa altura, de facto, é de crer que já existisse uma povoação em tempos anterior à Nacionalidade, sendo que terá ficado despovoada como resultado das constantes lutas entre mouros cristãos. D. Sancho II, considerando importante repovoar o lugar do Cartaxo, concedeu a terra reguenga a Pedro Pacheco que ficava obrigado à construção de uma albergaria. Uma vez que nem Pedro Pacheco nem os seus descendentes fizeram tal obra, os habitantes do lugar reivindicaram a D. Dinis uma nova carta de povoamento, ao que o monarca acedeu. Assim, recebeu carta foral de D. Dinis, a 21 de Março de 1312 que mais tarde foi confirmada D. João I a 27 de Junho de 1387 e por el-rei D. Manuel a 3 de Novembro de 1496. Durante o domínio Filipino, o Cartaxo recebeu também alguns privilégios, como o concedido por D. Filipe I que permitiu que houvesse no Cartaxo açougue separado de Santarém, vendendo-se carnes pelos preços por que se vendiam naquela vila, D. João IV por alvará de 10 de Dezembro de 1815 elevou o lugar a vila. Cartaxo foi elevado à categoria de Cidade a 21 de Junho de 1995.

Bandeira de Cartaxo

Heráldica

Brasão: escudo de ouro, uma rosa de vermelho acompanhada por duas quinas de Portugal antigo; passando entre a rosa e as quinas, duas hastes de videira de negro, que se passam em contra-chefe e repassam em chefe, folhadas de verde e frutadas, uma com dois cachos de prata e outra com dois cachos de púrpura, ficando dois em chefe e dois em contra-chefe, com os esmaltes alternados. Coroa mural de cinco torres de prata. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: "CARTAXO".

Bandeira: gironada de oito peças, de branco e púrpura. Cordão e borlas de prata e púrpura. Haste e lança de ouro.

Selo: nos termos da Lei, com a legenda: "Câmara Municipal do Cartaxo".


Cultura e Turismo

           O concelho do Cartaxo é afamado pela qualidade dos seus vinhos. Através da "Rota do Vinho", pelas suas oito freguesias, o visitante pode conhecer a cultura e a vivência quotidiana da população desta região. Pode também visitar o Museu Rural do Vinho de temática rural e vitivinícola, instalado no Complexo Desportivo e Cultural da Quinta das Pratas, sendo que na sede de Junta de Freguesia de Ereira funciona um núcleo do Museu Rural do Vinho do Cartaxo. Ao nível de unidades museológicas há também a destacar neste concelho o Museu de Miniaturas do Ateneu Artístico Cartaxense.
Na freguesia de Valada, destacam-se como principais locais de interesse turístico a Quinta da Valada, a praia fluvial e a aldeia da palhota, uma típica aldeia de pescadores, constituída por casas assentes em pilares, para a proteção contra a cheias.





Gastronomia

         No que diz respeito à gastronomia tradicional do concelho do Cartaxo destacam-se a sopa de peixe, a fataça, a açorda de sável, o torricado, os pezinhos de Abóbora e os coscorões.

                                                                                                         Migas
MigasBacalhau no Forno
Bacalhau no Forno