Translate

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Viagem e visita ao concelho de Ribeira de Pena

Localização :

Ribeira de Pena é sede de município com 217,66 km 2, é subdividido por 7 freguesias e é limitado a norte por Boticas, a leste por Vila pouca de Aguiar, a sul por Vila Real, a sudoeste por Mondim de Basto e oeste por Cabeceiras de Basto, o seu feriado municipal é no dia 16 de Agosto. Dominado pela bacia hidrográfica do Tâmega, no seu curso médio, o concelho de Ribeira de Pena possui uma grande riqueza e variedade paisagística, os vales profundos definidos pelo Tâmega e pelos seus afluentes, viçosos no seu verde intenso, têm um expressão agrícola, cultural e de povoamento tipicamente minhota. Acima da cota dos 400 metros, a norte e a sul, encostas alterosas penetram  em maciços rochosos tipicamente transmontanos. A norte o Barroso, a sul o Alvão, três marcas diferentes que conferem ao concelho uma heterogeneidade única e a transformam numa atração paisagística  não é por acaso que alguns apaixonados pelas paisagens locais chamam a Ribeira e Pena a Sintra dos Trás-os-Montes. 


História :

            Integrada na Alta Idade Média nas Terras de Pena ( ou Penha penhasco ), o seu nome é assinalado pelo facto de estar situado numa zona de ribeira, mais concretamente a ribeira do Tâmega, ao contrário do outro núcleo das Terras de Pena, alcandorada nos fraguedos do Alvão e então designada por Aguiar da Pena. Recebeu o seu primeiro foral das mãos de D. Afonso IV, foral outorgado em Tentúgal a 29 de setembro de 1331, o segundo foral  foi-lhe conferido por D. Manuel II e correspondia então o seu território ás paróquias do Salvador e de Santa Marinham, abrangendo ainda uma parte da atual freguesia de Santo Aleixo. D. Nuno Álvares Pereira, o Condestável, pelo seu casamento com D. Leonor Alvim, de Pedraça, possuiu diversas propriedades no concelho e a Quinta da Temporá figurou na doação a sua filha no casamento com o filho bastardo de D. João I, origem da Casa de Bragança. Com sede no lugar do Pelourinho, povoação da Vanda Nova, o concelho esteve para ser extinto por ocasião da reforma administrativa levada a cabo no século XIX, em 1853, através da anexação do antigo concelho de Cerva, manteve-se no novo mapa dos municípios, acrescentado das freguesias de Canedo e de Fiães do Tâmega, esta última mais tarde integrada no concelho de Boticas.



Gastronomia :

             Falar de gastronomia no concelho de Ribeira de Pena é falar de marcas de passado ligadas a uma economia de tradição agrícola, das histórias das suas gentes. Pratos típicos de uma região onde tudo continua a nascer puro e natural: as alheiras e as mouras de Cerva, uma fritada de peixes do rio com arroz de vessadas malandro ou umas trutas do rio Beça; o cabrito e a vitela assados no forno ou cozinhados em forno de lenha, acompanhados por milhos, escornados ( com carne de vaca), esgravatados ( com carne de galinha), esfuçados (com carne de porco), ricos ( com todos os tipos de carne). Os apreciadores de carne de caça poderão saborear espécies como o javali, a lebre ou a perdiz que, na sua preparação, seguem as receitas antigas. À sobremesa, os formigos, os bolinhos de farinha, as morcelas doces e o sarrabulho doce. Para acompanhar uma destas refeições, nada melhor do que o caraterístico vinho verde da região.