Translate

terça-feira, 12 de março de 2013

Viagem e visita ao concelho de Pedrógão Grande

Brasão de Pedrógão Grande

Localização

      O concelho de Pedrógão Grande está inserido no distrito de Leiria, na província da Beira Litoral. Ocupa uma área de 128.6 km2, distribuída por três freguesias: Graça, Vila Facaia e Pedrógão Grande, esta última com sede em vila, o concelho é limitado a Norte pelos concelhos de Castanheira de Pêra e Góis, a Nascente e a Sul pelo concelho da Sertã e a Poente por Figueiró dos Vinhos. Em termos de constituição geológica pode-se dividir este concelho em duas partes: a do interior, xistosa; e a do vale e terrenos próximos do Zêzere. O rio Zêzere é o mais importante elemento hidrográfico do concelho, desempenhando papéis igualmente importantes o rio Unhais e as ribeiras de Pêra e de Mega. O concelho de Pedrógão Grande é dos mais ricos em belezas naturais, os vestígios arqueológicos encontrados na região dão provas da sua história remontar aos tempos pré-históricos, talvez ao final da Idade do Bronze.


História

          O povoamento de Pedrógão Grande remonta a tempos pré-históricos, como testemunham os machados de pedra polida encontrados no Cabeço da Cotovia. Também uma civilização castreja poderá aqui ter imperado, com a sua fortificação situada no alto do Monte de Nossa Senhora dos Milagres. Quanto aos romanos, não há a menor dúvida que aqui se fixaram, havendo mesmo quem lhes atribua a fundação da povoação de Pedrógão, associando-os a uma lenda. Assim, segundo conta a tradição popular, vieram a este território alguns indivíduos de nome Petrónios, que estavam desejosos de admirar a rara beleza de Antígona Peralta, filha do Senhor de Conímbriga; de tal forma se enciumentaram uns dos outros, que se envolveram numa grande desordem, da qual resultaram alguns mortos e feridos. Aos vencedores chamaram então, Petrónios Grandes e aos adversários Petrónios Pequenos, habitando os primeiros na margem direita do rio Zêzere e os outros no lado oposto; daí os topónimos Pedrógão Grande e Pedrógão Pequeno. Em relação aos árabes, embora não existam vestígios, é de presumir a sua presença, pela ocupação de povoações vizinhas e de alguns topónimos. Só a partir do século XII, se encontra documentação escrita referente ao povoamento do território de Pedrógão. Muito arruinada pelas várias guerras travadas durante a dominação romana e árabe, a área de Pedrógão foi mandada povoar por D. Afonso Henriques em 1176, dando-a a seu filho bastardo D. Pedro Afonso, que lhe deu foral em 1206, sendo este confirmado por D. Afonso II; em 1250, confirmá-lo-ia D. Afonso III e em 8 de Agosto de 1513, D. Manuel I concedia à freguesia o Foral Novo. A 7 de Setembro de 1895, um decreto extingue o concelho de Pedrógão Grande e integra as suas freguesias, entre as quais a da sede, no de Figueiró dos Vinhos; contudo, três anos depois o município foi restituído.

Bandeira de Pedrógão Grande

Heráldica

Brasão: de azul com uma águia de prata e de negro, aberta, olhando o Sol de ouro em chefe. Em contrachefe, um monte de penhascos de prata e de negro, cortado por uma faixa ondada de azul. Coroa de mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres: « Pedrógão Grande», a negro.

Bandeira: esquartelada de branco e de negro. Cordões e borlas de prata e de negro. Haste e lança douradas.

Selo: circular, tendo no centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes e em volta dos dizeres: «Câmara Municipal de Pedrógão Grande».


Cultura e Turismo :

         O concelho de Pedrógão Grande possui grandes potencialidades turísticas, sendo vários os pontos de interesse que podem ser visitados. A vila de Pedrógão, sobranceira ao vale do Zêzere, caracteriza-se pelas suas ruelas estreitas e construções do século XV, na Rua Dourada. É notável também pelos seus monumentos, entre os quais se salientam: a Igreja Matriz do século XII, classificada como Monumento Nacional, a Misericórdia e o Convento Dominicano, ambos do século XV, o Pelourinho, a Imagem de S. Pedro, que remonta ao século XVIII, e a ponte Filipina. As casas tradicionais de Pedrógão Grande são o testemunho da vida económica e social da região. Os principais materiais utilizados para a construção das casas eram o granito e o xisto, sendo utilizada a madeira para as ombreiras e padieiras das portas e janelas. Geralmente eram constituídas por dois pisos, sendo o rés do chão destinado às chamadas "lojas" que serviam para a arrecadação de utensílios agrícolas e adegas, enquanto que o andar de cima servia de residência para a família. Pedrógão Grande proporciona também vários locais de interesse turístico, como a Barragem do Cabril, a maior na área de captação hidroelétrica do rio Zêzere e cuja albufeira é um dos principais pontos de atração turística deste concelho, podendo-se aí praticar vários desportos náuticos  a pesca do achigã, ou ainda usufruir da piscina flutuante. Como infra-estrutura de apoio ao turismo, o Parque de Campismo de Pedrógão Grande encontra-se situado numa zona de grande beleza natural, dispondo de instalações sanitárias, restaurante, mini-mercado, parque infantil, piscina, etc. O Museu Pedro Cruz, a Casa Museu Manuel Nunes Correia, e o Museu de Arte Sacra de Pedrógão Grande são as principais unidades museológicas deste concelho. Este último, funciona nas dependências da Igreja da Misericórdia e aí se pode admirar um retábulo sobre o "milagre dos Santos", um dos mais raros no país.






Gastronomia :

          A gastronomia  é a expressão  e a arte de um povo, uma manifestação cultural, a gastronomia está inserida no dia-a-dia das pessoas que resolveram dar mais valor ao que comem e bebem e, que acreditam que comer e beber bem, faz parte de uma melhoria na qualidade de vida. Todos os povos têm uma maneira própria, característica de comer e cozinhar os seus alimentos de acordo com especificidades  como por exemplo  o clima, as características culturais, históricas, o tipo de fauna e flora, etc. Quase que podemos dizer que cada local tem o seu sabor! No concelho de Pedrogão Grande, podemos encontrar uma gastronomia sobretudo de cariz rural, onde a agricultura, a pastorícia e a pesca são ainda, uma realidade. Muitos dos pratos mais característicos, variam também de acordo com as ocasiões, como por exemplo a quadra natalícia, a Páscoa, ou até as várias Festas Feiras e Romarias tão populares na região.Existem, no entanto, aqueles que se distinguem e são mais procurados, nomeadamente o Pudim de Pão, o Cabrito, a Sopa de Peixe, o Bucho Recheado e os Maranhos.
Podemos então considerar que fazem parte da Gastronomia do concelho de Pedrógão Grande: As Trutas Grelhadas, o Achigã e o Bordalo com molho verde, O Cabrito assado,a galinha corada no forno, o bucho de porco recheado, os Maranhos, feijoada de Javali, torresmos, Arroz de Sarrabulho e os doces podemos apreciar o arroz doce, pudim de pão, filhós, tijelada, sonhos de abóbora, bolo de Mel,
pão de Ló.