Translate

sábado, 18 de maio de 2013

Viagem e visita ao concelho do Redondo

Brasão de Redondo

Localização

       Redondo é uma vila portuguesa, no Distrito de Évora, região Alentejo e sub-região do Alentejo Central, é sede de um município com 369,75 km² de área e 7031 habitantes em 2011, subdividido em 2 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Estremoz e de Borba, a leste por Vila Viçosa e pelo Alandroal, a sueste por Reguengos de Monsaraz e a oeste por Évora.



História

          A zona que hoje compreende foi habitada desde os tempos mais remotos, como o comprovam os monumentos megaliticos existentes na região. Segundo a lenda, a fundação da vila está relacionada com o penedo redondo que existiu no primitivo amuramento medieval. A sua formação administrativa deve-se a D. Afonso III; que segundo alguns historiadores lhe concedeu foral em 1250. Foi fortificada por D. Dinis que lhe outorgou carta foralenga de 1318, à qual D. Manuel I acrescentou privilégios de leitura nova em 1517.
Património da Coroa, foi doada, em 1500, por D. Manuel I ao capitão de Arzila, D. Vasco Coutinho, 1.º Conde de Redondo e 1.º Conde de Borba.
No início do século XV a vila de Redondo, outrora um ponto obrigatório de escalada para viajantes de Évora, Vila Viçosa e Alandroal, estava praticamente despovoada. A pedido dos procuradores da vila, D. João I, em 1418, proibiu o uso de outras estradas naquele circuito, obrigando todos os viajantes a passarem por esta vila.
As expansão da vila deu-se a partir de 1463 uma vez que a cerca do castelo estava completamente povoada, foi decidida, por alvará régio, que a zona do arrabalde fosse habitada, ficando os moradores desta zona com os mesmos privilégios e liberdades que os moradores da cerca do castelo.
O concelho de Redondo, actualmente dividido em duas freguesias – Redondo e Montoito – abrange uma área de 371,44 km², deles fazem parte um conjunto de populações com dimensões significativas, entre as quais: Aldeias de Montoito, Falcoeiras, Santa Susana, Aldeia da Serra, Foros da Fonte Seca, Freixo e Vinhas. 

Bandeira de Redondo

Heráldica

Brasão: de azul, semeado de abelhas de ouro, com uma torre torreada de vermelho, aberta e iluminada de ouro, sobre um terrado de negro. Coroa mural de prata de quatro torres.

Bandeira: esquartelada de vermelho e de amarelo, tendo ao centro o escudo das armas e por debaixo listel branco com a palavra «Redondo» a negro.

Selo: circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres «Câmara Municipal de Redondo».


Cultura e Turismo

          O artesanato utilitário e decorativo, a gastronomia, o vinho, o azeite, o cante e tantas outras marcas distintivas de uma identidade cultural sólida, num concelho decorado a papel e no qual pontuam antas, torreões, igrejas e uma paisagem extraordinária. Para descobrir com a temperança dos sábios e a perseverança dos gaiatos. A presença humana na região remonta a vários milénios A.C. durante os quais, inúmeros elementos da cultura material e imaterial se foram inculcando na idiossincrasia do povo e por ele reificados nos seus usos e costumes, podendo hoje ser experimentados e contemplados por quem nos visita.   
Viva as festividades, tradições e cultura do concelho de Redondo. Em Agosto, de dois em dois anos, percorra inúmeras ruas adornadas com maravilhosas formas coloridas de papel, saídas do trinar das tesouras e da imaginação da população; aperfeiçoe os seus dotes manuais e veja como uma massa disforme de barro ganha formas extraordinárias ao ritmo das mãos experimentadas de um oleiro. Redondo é terra de tradições e artesãos, não perca esta oportunidade e venha experimentar aquilo que de melhor este concelho tem para lhe oferecer.   

Festas da Flor 


Gastronomia

      A gastronomia é um dos grandes motivos de tantos visitantes no Redondo, onde a Gastronomia é uma das mais prestigiadas da vila onde tem como base o queijo, o vinho, o mel, o azeite, os enchidos e o pão. Quase todos os visitantes que vão ao redondo levam uma amostra destas gastronomias, onde cada uma tem as suas características.
O mais conhecido é o vinho uma vez que algum dele se encontra a venda em hipermercados. Ao falarmos do Redondo temos obrigatoriamente de falar da cultura da vinha, de onde é produzido um vinho incomparável, que se tem mantido desde os primórdios da humanidade que está ligado a história e a cultura deste povo. Neste território, a cultura da vinha é anterior à ocupação romana, mas foi com estes que a vinha e a exploração agrícola conheceram o avanço técnico. Mas existem ainda algumas marcas deixadas pelos romanos através dos equipamentos, que ainda hoje são conhecidos e alguns utilizados pelas pessoas que nelas trabalham. Como por exemplo as talhas que são utilizadas para a fermentação, conservação, transporte e armazenamento do vinho no Alentejo.
A Adega Cooperativa do Redondo tem vários tipos de vinho mas onde o mais famoso é o Anta da Serra e o Porta da Ravessa. Que têm variação de vinho branco e tinto.
O queijo é um alimento que tem sempre cabimento nas merendas das pessoas ou então serve só como conduto para um naco de pão Alentejano. Tem fama de também ser um bom acompanhamento para fruta, doces, ou ate mesmo mel. Os queijos artesanais são produzidos por técnicas tradicionais que incluem designadamente, as condições de produção de leite, higiene na ordenha, conservação do leite e o fabrico do produto.
Comercialmente estes queijos podem ter três tipos. Os queijos pequenos de uma pasta dura de peso entre as 60g e 90g. Os queijos de merendeira que podem ser de pasta dura com peso entre 120g e 200g.E de pasta semi-dura com peso de 200g a 300g.
A tradição deste concelho, é de queijo de alta qualidade, protegidos por regulamentação que DOP (Denominação de Origem Protegida) e a IGP (Indicação Geográfica Protegida). Estes têm o seu nome regulamentado por legislação própria que os vai proteger de quaisquer imitação e falsificação, garantindo a sua qualidade e carácter genuíno.
O mel produzido no Redondo tem uma cor clara. Mas a tonalidade depende da região em que é produzido e da sua composição plínica (da flora que serve de pasto às abelhas).
A cristalização deste mel é fina e compacta. É proveniente da abelha Apis melífera. Este mel é proveniente das pastagens naturais das serras.
Existem vários tipos de mel: o Rosmaninho, o Soagem, de Eucalipto, de Laranjeira e o Multifloral.
O azeite esteve desde sempre ligado aos hábitos alimentares deste povo. Onde não estava só ligado á alimentação que era feita toda com azeite mas também a conservação de alimentos que eram guardado dentro de azeite para poderem ser conservados de um ano para o outro. São típicos desta região os azeites espessos, frutados, com cor amarela e por vezes esverdeados. É um produto de especial qualidade e de preservada garantia que nos oferece a natureza.
Os enchidos são uma das atracções na gastronomia porque o Alentejo é um dos destinos da matança do porco, e da preparação dos enchidos onde são seleccionados os melhores pedaços para a sua elaboração. Era também tradição as famílias numerosas matarem dois porcos de onde retiravam dois presuntos e a restante carne ficava para os enchidos. Existem vários tipos de enchidos como o paio, a linguiça, o painho, a cacholeira e as farinheiras. Onde cada uma tem as suas próprias característica, sendo o mais apreciado o paio.
Como não poderia deixar de ser todos estes alimentos terão de ser acompanhados com um bom pão alentejano. Que no Redondo o pão mais produzido continua a ser o pão de trigo. Que no Alentejo é utilizado nas sopas. Todos estes alimentos servem de cartão-de-visita ao redondo e não a visitante que não vá a vila e leve um destes para comer na sua casa com a sua família.

AzeiteQueijo


Pão de Mel
Pão de Mel