Translate

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Viagem e visita ao concelho de Almada

Brasão de Almada

Localização

              Almada é um concelho português pertencente ao Distrito de Setúbal, região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal, é sede do município com 70,2 km² de área, subdividido em 11 freguesias. Algumas das freguesias que fazem parte da cidade de Almada são o Feijó, Cacilhas, Cova da Piedade, Almada, Laranjeiro e Pragal, que constituem uma área urbana de 13,74 km². O município é limitado a leste pelo município do Seixal e a sul por Sesimbra, e possui uma longa costa a oeste para o Oceano Atlântico, e a norte e nordeste abre-se para o Estuário do Tejo, frente aos municípios de Lisboa e Oeiras. O rio Tejo, o maior da Península Ibérica desagua entre Almada e Oeiras.
O concelho recebeu foral de Dom Sancho I em 1190. Almada foi elevada à categoria de cidade em 1973. Outra localidade do município de Almada com estatuto de cidade é a Costa da Caparica, esta elevada a cidade em 2004.


História

           A primeira referência histórica à região de Almada remonta para o período Neolítico, há cerca de 5000 mil anos. Este foi um ponto de passagem para comunidades como a Romana, Fenícia e Cartaginesa mas são os árabes que acabam por exercer maior influência na região. A sua localização na ponta Noroeste da Península de Setúbal, à margem do rio Tejo e em frente a Lisboa, faz desta ao longo dos vários anos ponto estratégico militar para a defesa e vigilância das rotas comerciais da região. O rio Tejo era um cruzamento de embarcações que faziam trocas de mercadorias como por exemplo: farinha, fruta, peixe, vinho, etc. e Almada (nomeadamente Cacilhas) era um dos principais portos da Península Ibérica. Na idade média, em 1147, D. Afonso Henriques, com o auxílio das cruzadas inglesas conquista Almada3 , uma das principais praças militares árabes a sul do Tejo. Mais tarde, em 1170, D. Afonso Henriques concede-a aos mouros que auxiliaram na conquista e repovoamento da região. Estes detiveram o seu controlo até D. Sancho I a conquistar no ano de 1186 e a atribuir à Ordem de Santiago. Em 1190, D. Sancho I concede o primeiro foral extensivo a cristãos e homens livres que viviam na vila e seu termo. Este primeiro foral manteve-se praticamente inalterável até ao séc. XVI.
A 1 de Dezembro 1297, D. Dinis negoceia com a Ordem de Santiago e incorpora Almada Nos Bens da Coroa em troca de outras vilas a sul do Tejo. Data desta troca a primeira delimitação oficial do território do concelho que abrangia sensivelmente os atuais concelhos de Almada e Seixal.
Em 1513, D. Manuel I atribui a Almada novo Foral, que proporciona transformações económicas, sociais e políticas. As primeiras referências da população e das freguesias de Almada começam a ser registadas em documentos cadastrais. O Termo de Almada adquiriu uma expressão significativa aquando da expansão marítima portuguesa, sendo parte integrante da zona de influência económica de Lisboa. Por volta do século XIX, o concelho de Almada altera-se como consequência de vários tipos de indústria, nomeadamente na área da tecelagem, da indústria naval, moagem e cortiça. Devido à união de duas características como o sector industrial e a disposição geográfica da cidade, Almada tornou-se um ponto de fixação da população. A 4 de Outubro de 1910 desenvolve-se a antecipação da proclamação da república neste concelho. Sendo dos primeiros concelhos a destacar-se nesta afirmação política. Em finais dos anos 40 até início dos anos 70, há um aumento abrupto do fluxo migratório devido à procura de emprego e de habitação, criando grandes mudanças no concelho, e consequentemente afectando os transportes, urbanismo e vida sociocultural. A 21 de Junho de 1973, devido ao desenvolvimento das infraestruturas e à evolução urbanística, Almada passa de vila a cidade – pelo Dec. Lei nº308/73 de 16 de Junho Com o 25 de Abril de 1974, inicia-se uma nova fase na história de Almada. Com o fim do regime ditatorial do Estado Novo os cidadãos passaram a poder organizar-se e discutir os problemas locais. Em Dezembro de 1976 realizam-se as primeiras eleições autárquicas. A evolução da cidade e das suas infraestruturas continuam num esforço de cobrir todas as necessidades básicas dos munícipes. Desde a evolução do saneamento básico, à ampliação das redes de água e esgotos, ao desenvolvimento do Ensino, concessão de projectos de intervenção social, até à introdução de arte pública. É na década de 90 a cidade de Almada sofre um importante desenvolvimento ao nível das suas principais infraestruturas: ampliação das principais redes de abastecimento de água e saneamento, incluído as primeiras estações de tratamento de água; investimento nas redes de transportes; expansão da Faculdade de Ciência e Tecnologia, do Instituto Piaget e a entrada em funcionamento do Instituto Superior de Ciências da Saúde e da Escola Egas Moniz. Tem início a primeira fase de um programa de habitação social, com mais de um milhar de habitações e o realojamento e inserção de famílias. Na área da mobilidade é a altura da entrada em funcionamento do comboio da ponte e do avanço da luta pelo Metro Sul do Tejo. Os anos 90 correspondem a uma acelerada transformação em todos os campos da vida local, individual e colectiva.

Bandeira de Almada

Heráldica

Brasão: de azul, com um castelo de ouro aberto e iluminado de vermelho, tendo a torre central carregada por uma cruz de Santiago, de vermelho, e as laterais carregadas, cada uma por um escudete de azul em ponta, besantado de prata. O castelo, assente num monte de penhascos de negro, realçados de prata e de verde, cortado por 3 faixas ondadas, duas de prata e uma de azul. Coroa mural, de prata, de 5 torres. Listel branco com os dizeres "Cidade de Almada" de negro.

Bandeira: gironada de azul e amarelo, cordões e borlas de ouro e azul. Haste e lança douradas.

Selo: circular, tendo ao centro as peças das armas, sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres «Câmara Municipal de Almada».


Cultura e Turismo

        Em Almada encontram-se vários espaços culturais e museus dos quais podemos destacar o Cristo Rei, uma das principais atracções turísticas a 215 metros acima do nível da água do mar, a Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea, que tem como principal função a divulgação de arte contemporânea (desde 1993), o Museu da Cidade, O Convento dos Capuchos e o Teatro Municipal Joaquim Benite. Almada é conhecida por atracções especiais que são consequência da sua geografia, nomeadamente as praias, zona ribeirinha e o centro histórico de Almada Velha. As extensas praias que abrangem cerca de 13km de costa, com excelentes condições para a prática de desportos de mar como o Surf, o Kit-Surf, Windsurf, Bodyboard. Ao longo das praias há vários bares e restaurantes que oferecem o melhor da gastronomia local. Graças à sua localização banhada pelo rio Tejo  torna a zona ribeirinha bastante interessante para quem lá passa. Diversos restaurantes tiram partido da fantástica vista sobre Lisboa e oferecem uma gastronomia típica, tendo como base o os pratos de peixe. A zona de Cacilhas, ponto de embarque para quem viaja de barco entre Almada e Lisboa, é também um ponto de restauração importante do concelho. É aqui, na renovada Rua Cândido dos Reis que se situa o Centro Municipal de Turismo. Almada também possui um importante conjunto de parques e jardins urbanos, sendo o Parque da Paz o maior e considerado um dos melhores parques do país, concebido pelo Arq. Sidónio Pardal, tem uma dimensão de 60 hectares . No concelho de Almada existe o valioso património natural da Mata dos Medos, localizada frente ao mar, inserida na paisagem da Arrábida Fóssil da Costa da Caparica que possui 338 hectares.



Cristo Rei

      Em 1959, Almada inaugura um monumento de símbolo nacional, o Cristo Rei. Este forma o triângulo de ouro da Península Ibérica juntamente com o Santuário de N. Sra. De Fátima e Santiago de Compostela em Espanha. Com uma vista panorâmica de 360 graus a 215 metros acima do nível do mar, tornou-se visita obrigatória por peregrinos todos os anos.



Gastronomia

              Terra de sabores próprios Almada é também, terra acolhedora de diferente paladares trazidos por outras gentes que ao longo da História aqui aportaram. Montra de receitas tradicionais da região, do país e do mundo.
                                                                                                        Caldeirada de Peixe 
Caldeirada de PeixeSopa de Carapau
Soda de Carapau

Claudino Folhado com Doce de Ovo
Claudino folhado com doce de ovo