Translate

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Viagem e visita a Terras de Bouro

Localização : 

               O concelho de Terras do Bouro, situado em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês e percorrido pelas bacias do Cávado e Homem, é riquíssimo em história, tradições e paisagens deslumbrantes. Terras de Bouro é uma sede de concelho com 276,17 km2 e subdividido por 17 freguesias, é limitado a norte pelo município de Ponte da Barca e pela Espanha, a leste por Montalegre, a sul por Vieira do Minho, a sudoeste por Amares e a oeste por Vila Verde. Até 2005 o município de Terras de Bouro tinha a particularidade de não estar sediado numa localidade com o mesmo nome que o município no seu todo, como é regra em Portugal; a sede situava-se na Vila de Covas, localidade da freguesia de Moimenta, por ei de janeiro de 2005, essa originalidade acabou, sendo a vila redesignada Vila de Terras de Bouro. 




História :

             O nome de Terras do Bouro advém da tribo germânica dos Búrios ( Buri ) que acompanhou os Suevos aquando da invasão da Península Ibérica ( Galécia ) e que se estabeleceu na região entre o Rio Cávado e o Rio Homem, sendo deste modo conhecida como Terras de Boiro ou Bouro. Este +e um concelho de montanha cujo povoamento se perde na memória dos tempo, como o comprovam as pinturas rupestres e vestígios da Idade do Bronze. A presença humana mais marcante, porém remonta ao tempo dos Romanos, utilizadores de água termal do Gerês e construtores da Geira ( Via Romana). Visitar esta região e contactar com o vasto Património dos antepassados: a Via Romana, vulgo Geira, com a maior concentração de marcos miliários epigrafados do nordeste peninsular, reconhecida como Património Nacional e em fase de candidatura a Património Mundial; é reviver as agruras do povo Búrio na defesa da zona raiana e do seu castelo, o castelo de Bouro, honrando o compromisso assumido aquando da atribuição de privilégios reais e cujas trincheiras testemunham o heroísmo deste povo; é contactar com as tradições ancestrais ( trilhos dos pastores, dos contrabandistas, dos regadios, dos moinhos, etc.) que possibilitaram, durante séculos, a sobrevivência de um grupo simples, amante da sua terra e disposto a dar a vida pela pátria. É desfrutar da natureza, em toda a sua plenitude.  Na época medieval, as comunidades de Terras de Bouro beneficiaram da Carta de privilégio de D. Dinis, que patenteava um contrato oneroso, revelando uma singular importância política na administração territorial portuguesa. Esta Terra de Boyro que D. Manual consagrou atribuindo-lhe o foral em 1514, revela ser uma região com um povo determinado e de luta na conquista territorial. Hoje, tornou-se um destino turístico por excelência, quer pelas marcas de ruralidade, não obstante ficar perto de Braga e Porto, quer pelo Património cultural, ambiental, paisagístico, termal e religioso.


Gastronomia :

           Para acolhimento. Terras de Bouro oferece dezenas de unidades hoteleiras, Pousadas da Juventude, Parques de Campismo e modalidades de alojamento de turismo rural, que constituem as mais valias das aldeias. Em toda a região, na sua vasta rede de restaurantes, pensões e hotéis, podemos apreciar a gastronomia minhota e a genuidade dos pratos da terra, destacando-se o Cozido de Feijão co Couves e os Pastéis de Santa Eufémia, cujos produtos agro-alimentares e artesanais, encontram-se do Centro de Promoção de Produtos Regionais, em Covide.