Translate

domingo, 21 de outubro de 2012

Viagem e visita ao concelho de Vila Pouca de Aguiar

Localização: 

      Vila Pouca de Aguiar situa-se no distrito de Vila Real, é sede de município com 432,68 km 2 e é sub dividido por 18 freguesias. O município é limitado a norte por Chaves, a leste por Valpaços e Murça, a sul por Alijó, Sabrosa e Vila Real, a oeste por Ribeira de Pena e a noroeste por Boticas. Encontra-se entre a serra do Alvão e a serra da Padrela num local privilegiado, já que  contém um longo vale fértil e montanhas favoráveis á criação de gado e á defesa estratégica da região. Com um Património histórico e cultural riquíssimo, Vila Pouca de Aguiar expõe grandiosos monumentos locais apelativos á tranquilidade e ao bem-estar dos seus residentes e visitantes. 



História:

   Conhecidas nos primórdios da nacionalidade como as terras de Aguiar de Pena, nome tirado do velho castelo roqueiro com a mesma designação, ou seja da Pena, assente num penedo colossal que seria uma das referências da região, com o nome de Aguiar adivinha-lhe do fato de ser um povoado de águias. Delimitada a norte tela terra de Chaves e Montenegro, a leste e sul pela terra de Panóias e a ocidente pelas terras de Bastos, a ocupação humana deste território, remonta á época megalítica, muito anterior á ocupação romana, como testemunham várias antas, mamoas, sepulturas e o espólio arqueológico encontrado em vários locais, principalmente na serra do Alvão. Nos finais do século III a.C. começa a colonização romana do território atualmente português, posteriormente e até á fundação do reino de Portugal, este território foi sucessivamente ocupado por Suevos, Visigodos e Muçulmanos, após a criação do Reino, é atribuído o primeiro foral  á Terra Aguiar da Pena pelo Rei D. Manuel, em 1515. Em meados do século XIX as reformas administrativas efetuadas ao nível autárquico, deram a atual configuração ao município de Vila Pouca de Aguiar.


Gastronomia:

      No que respeita na gastronomia do municipio de Vila Pouca de Aguiar e de um vasto e riquíssimo repasto, sugerimos a sopa de castanhas, o cabrito assado no forno, a bola de carne do castelo, os cogumelos selvagens e o bolo de castanhas, mas muito mais pode ser apreciado numa visita por este concelho.





Agora vamos deixar-vos uma receita tradicional desta região, que é um prato muito apreciado.

Cabrito assado no forno:

Ingredientes :

3 kg de batatas pequenas
azeite q.b.
sal q.b.
1 folha de louro
pimenta q.b.
12 dentes de alho
vinho branco q.b.
10 cebolas grandes
1 cabrito com cerca de 5 kg
1 kg de arroz
1 cerveja
colorau q.b.

Preparação :

    Corta-se o cabrito em pedaços pequenos e lava-se, depois de lavado e escorrido tempera-se com o vinho, os alhos, a pimenta, o louro, o sal e o azeite. Deixa-se a marinar para o dia seguinte. No outro dia, numa assadeira de barro, colocam-se as cebolas ás rodelas, por cima os bocados do cabrito e rega-se com a marinada, tapa-se a assadeira com papel de alumínio e leva-se ao forno médio a assar, cerca de duas horas. Meia hora antes de servir, retira-se a prata e deixa-se alourar, aumentando o calor do forno. Entretanto, para o acompanhamento, prepare um arroz branco e as batatas assadas. Para as batatas; descasque as batatas e prepara-se uma assadeira de barro com uma camada de cebola, o restante alho, o louro, o azeite, o sal, o colorau e a cerveja, colocam-se as batatas e mistura-se tudo, vai ao forno também tapado com papel de alumínio. Para o arroz, coloca-se num tacho, azeite, uma cebola e um dente de alho muito picado, deixa-se estalar a cebola e junta-se o arroz, mexe-se bem e deixa-se fritar um pouco, acrescenta-se 2 litros de água a ferver, tempera-se e tapa-se para ir ao forno, durante 15 minutos. Vai á mesa em travessa, onde o cabrito é acompanhado pelas batatas assadas e decorado com esparregado de grelos e rodelas de laranja, o arroz é servido à parte.