Translate

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Maria João Rodrigues - Uma escritora da nova geração


Sobre a Escritora :

Mulher de múltipla facetas, Maria João Rodrigues nasceu a 19 de Janeiro de 1983 em Castelo Branco.

Biografia :

Mulher de múltipla facetas, Maria João Rodrigues nasceu a 19 de Janeiro de 1983 em Castelo Branco. Passou a sua infância entre o campo e a cidade. Em 1998 frequentou o curso de Introdução ao Jornalismo e no ano seguinte, em 1999 o curso de Poesia Portuguesa do século XX, curso esse que viria a ser o seu despertar para a escrita. Em 2005 editou o seu primeiro livro de Poesia “Silentium” seguido de “O Ser e o Mundo” em 2007. Em 2009 concluiu a sua licenciatura em Engenharia Civil. Depois de dois livros de Poesia, Maria João Rodrigues elevou a fasquia, começando a escrever uma história (Prosa) que por palavras próprias referiu como sendo “um grande desafio para mim enquanto pessoa e que coloca à prova as minhas capacidades de escrita”. Deste modo a sua primeira prosa, “Impulso” surge em 2011.


Foto: Agora que o livro "Memorial" se encontra na gráfica em fase de impressão, decidi divulgar hoje a capa final do mesmo.
Espero que gostem. 
Como se trata de uma edição especial e limitada existirão ainda outras novidades :)

Artwork: Carlos Cardoso

Beijinhos e boas leituras.
Maria João Rodrigues

Capa do novo livro da Escritora, com o título " MEMORIAL "


Foto: Brevemente (talvez já na próxima semana) o livro "Impulso" irá estar disponível para venda em todas as livrarias Almedina do país.

Livro deitado pela Escritora com o titulo " IMPULSO " no ano de 2011


Uma breve entrevista cedida gentilmente pela Escritora Maria João Rodrigues e feita pelo amigo Silvio D'Avennes a quem agradecemos. 


Fomos encontrar Maria João Rodrigues na última fase da edição do seu último livro “Memorial”, que o lançamento está para breve:


Olá Maria João Rodrigues.
O que nos pode contar acerca deste novo livro “Memorial”?

Olá! Boa tarde.
Tal como refiro na nota de autor, que poderão ler no livro, “Memorial” é cada lembrança que transpor¬to comigo. São as notas musicais que suavemente se misturam com cada palavra minha. É cada apontamento que guardo na escuridão de uma gaveta fechada. “Memorial” sou eu e todo o meu percurso até aqui. Quem o ler, irá ter a oportunidade de me conhecer em várias vertentes, desde a poesia, à prosa, a simples pensamentos, ao trabalho que tenho desenvolvido na vertente musical. 
“Memorial” é uma edição limitada precisamente por se tratar de um trabalho que nem sempre é possível de se realizar. É um conjunto de sentimentos e vivências que revelam uma viagem ao passado e o fechar de um ciclo. É um livro bastante pessoal não só pelo que contêm cada linha como também por se tratar do meu primeiro trabalho como escritora e editora. Pela primeira vez consigo definir e editar o meu livro tal e qual como o imaginei, sem pressões nem cortes. 
É totalmente genuíno.



O nome “Memorial”, o que nos pode dizer sobre a escolha do mesmo?

Como referi anteriormente, este trabalho é o espelho de cada lembrança que transporto comigo, desde a edição do meu primeiro livro “Silentium” em 2005, ou seja, é um vasto conjunto de memórias e vivências e portanto o título “Memorial” foi desde logo o escolhido. 


Quando estará disponível este novo livro e como é uma edição especial, como se processará para quem estiver interessado em adquirir um exemplar?

A criação deste trabalho tem sido feita de “altos e baixos” com inúmeras pedras no caminho, quem me acompanha sabe do que falo, contudo espero ter a edição finalizada ainda este mês de Outubro e consequentemente o livro ficará disponível a partir dessa data.
Para todos aqueles que estejam interessados em adquirir um exemplar desta edição limitada, ou simplesmente saber um pouco mais sobre o meu trabalho literário, poderão fazê-lo através do meu facebook oficial (www.facebook.com/mariajoaorodrigues.livros) ou então através do meu email (livros-mariajarodrigues@hotmail.com). 
Este livro não irá estar disponível no circuito de livrarias nacionais precisamente por se tratar de um trabalho limitado e de autor.


Dando uma volta ao passado para quem ainda não conhece o seu trabalho, quando é que tudo começou e como deu por si a ter necessidade de escrever mais e mais?

Tudo começou quando tinha 14 anos. Numa aula de português a professora pediu como trabalho a criação de um poema que descrevesse o nosso melhor amigo, no caso a minha melhor amiga. Através da escrita desse poema encontrei a verdadeira essência da escrita e dos jogos de palavras que a compõem. 
Posteriormente frequentei um curso de Poesia (Poesia Portuguesa do século XX) e após o mesmo fiquei completamente rendida à beleza e delicadeza de um poema. Apaixonei-me pela escrita de Fernando Pessoa e Florbela Espanca. Senti uma vontade incontrolável de começar a criar os meus próprios poemas, descrever todos os meus sentimentos, todas as minhas vivências. E foi precisamente o que fiz! Deixei-me envolver pelo fascinante mundo da escrita e até hoje não consegui mais parar de escrever [Risos].



O primeiro passo foi o livro “Silentium” em 2005, quer-nos contar um pouco do seu percurso literário, assim como destacar algum momento alto em que pensou: “é por isto que escrevo”?

Aos 19 anos os meus amigos mais próximos começaram a desafiar-me com o propósito de editar os meus próprios livros. Inicialmente achei que isso seria algo impossível de acontecer, não só porque sempre achei o mundo editorial muito fechado para novos autores como também porque as pessoas com quem privava me faziam crer que editar um livro era algo bastante complicado e que não era assim tão simples como eu pensava ser. Ainda assim, e como eu nunca fui pessoa de desistir ou de me deixar intimidar pelos desafios, a vontade de tentar uma edi¬ção foi crescendo cada vez mais e após muito trabalho, no ano de 2005, com 22 anos, consegui finalmente entrar no circuito editorial. 
Editei assim o meu primeiro livro de poesia, “Silentium”, em 2005. Em 2007 chegava o segundo livro, “O ser e o mun¬do”. Em 2011 a minha primeira prosa “Impulso”. Este ano, 2013, “Memorial”.
Quanto ao momento alto que me faz escrever devo dizer que escrevo primeiro que tudo para mim mesma como forma de me libertar do mundo que me rodeia, e em segundo lugar escrevo para todos os que gostam de literatura contemporânea e irreverente. Cada vez que me dão os parabéns pelo meu trabalho e me dizem que se identificaram com ele ou que ao lerem-no sentiram o sentimento que ali estava escrito, penso:  “É por isto que escrevo”.



Para terminar queremos-lhe agradecer esta oportunidade de falar consigo e deixar uma última pergunta: Já tem ideia de como será o seu próximo livro? Poesia ou prosa?

Quero agradecer igualmente a oportunidade de divulgação e o interesse pelo meu trabalho. Quanto ao meu próximo livro existem algumas ideias mas nada sólido por enquanto, existem também uns quantos convites para parcerias em alguns projectos mas para já estou focada no livro “Memorial” e na promoção do mesmo, existe ainda algum trabalho pela frente [Risos].


Muito Obrigado
Sílvio d’Avennes




Aqui fica o novo livro da escritora acabado de sair da editora, qualquer reserva é só contactar por e-mail que está nesta página e boas leituras.