Translate

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Viagem e visita ao concelho de Vizela

Localização :

             O concelho de Vizela pertence ao distrito de Braga sendo este concelho recente já que data de 5 de agosto de 1982, tem uma área de 23,92 km2, distribuída por 7 freguesias. Este concelho tem como limites a norte com o concelho de Guimarães, a sudoeste por Santo Tirso a sul por Lousada e a este por Felgueiras. 



História :

                   A verdadeira origem do topónimo do concelho de Vizela, está segundo alguns autores, no rio com o mesmo nome, designado primitivamente de Avizela, segundo outros historiadores, o primitivo nome desta terra terá sido Avicella, diminutivo de Ave. Um dos primeiros documentos relativos ao concelho data  de 1281, tratando-se de uma carta de aforamento de casas e terras emitida pelo rei D. Dinis e que refere "Caldas" como "termo de Guimarães", a 24 de maio de 1361, o rei D. Pedro I concede ao infante D. João I, seu filho e de D. Inês de Castro, as terras de Riba Vizela. Já em 1381, D. Fernando, por carta régia de 21 de setembro, confere ao vassalo Mem Freixo "todas as rendas e direitos da terra das Caldas no almoxarifado de Guimarães". A 23 de maio de 1384, D. João I concede a Martim de Freitas, escudeiro do rei, as Caldas de Vizela e um ano mais tarde, o mesmo rei, concede a Afonso Lourenço, incluindo Vizela, a Payo Sorredea. A 26 de janeiro de 1403, D. João I doa as terras de Riba Vizela a D. Frei Álvaro Gonçalves Camelo, Prior da Colegiada, a 3 de fevereiro de 1408, D. João I retira as terras de Riba Vizela e integra-as na jurisdição do concelho de Guimarães, pelo que Vizela perde então a autonomia concelhia que dispunha até á altura. Quando da reforma administrativa de Mouzinho da Silveira, os Vizelenses reivindicam a constituição do concelho de Vizela, mas sem êxito. A 27 de outubro de 1964 foi apresentado um novo pedido à Junta Distrital de Braga para a constituição do concelho de Vizela e é formado o Movimento para a Restauração do concelho. Apesar de Vizela reunir as condições necessárias para ser concelho, o pedido é indiferido, em 1970, o presidente da câmara municipal de Guimarães, apresenta uma proposta de alargamento da cidade, o que implicaria que Vizela e Taipas deixassem de existir. Perante os protestos da população, o projeto de Guimarães é posto de parte. Depois de vários pedidos para a constituição do concelho de Vizela, sem qualquer resultado. Em março de 1985 é aprovada a Lei-Quadro dos Municípios 142/85 em que ficou estipulado que a criação de novos municípios só poderia efetuar-se após criação das regiões administrativas. Em 1997, por altura das eleições autárquicas, a população de Vizela abstem-se   no voto para a Câmara de Guimarães, a criação do município de Vizela e a elevação a cidade deu-se em 1998, passando o concelho de Vizela a abranger 7 freguesias.


Cultura e Turismo :

                   O concelho de Vizela é bastante apelativo em termo turísticos, sendo a sua importância impulsionada pela estância termal e pelos vários equipamentos turísticos culturais aí existentes. A Caldas de Vizela são, sem sombra de dúvidas, um dos mais importantes recursos do concelho, funcionando durante todo o ano, um outro local também bastante procurado no concelho, é a Ermida de S. Bento, situada no cume da montanha, rodeada por rochedos que, por tradição, são caiados de branco por quem recebe um favor do santo. Vizela dispões também de várias associações desportivas e culturais que promovem diversas atividades ao longo de todo o ano.






Gastronomia :

               Dos pratos típicos do concelho de Vizela, são de destacar o bacalhau, o polvo grelhado, a vitela, o cozido à portuguesa e o cabrito assado. Na doçaria, e de mencionar o célebre Pão-de -Ló coberto, mais conhecido como "bolinhói" ou "bolinhó"