Translate

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Viagem a Paredes de Coura


Brasão de Paredes de Coura

Localização:

    Paredes de Coura situa-se no exato centro do Alto Minho, delimitado por montes que o definem, protegem e ocultam, talhado pelo rio Coura, cerzido pelas colinas interiores e os vales dos afluentes daquele rio, com ambientes e habitats preservados, paisagens variadas e belas, oferecidos pela natureza e moldados pelo milenar labor do Homem. Com cerca de 138 km2 de superfície, está subdividido em 21 freguesias, confronta com os Arcos de Valdevez, a nascente, Vila  Nova de Cerveira, a poente, Ponte de Lima, a sul, Monção, a nordeste e Valença  a noroeste.

Bandeira de Paredes de Coura

História:

   A região foi habitada em eras remotas o que se encontra bem documentado pelos múltiplos vestígios da civilização dolménica ou castreja existentes em diversos lugares do concelho. Os marcos miliários que nela se encontram mostram, por sua vez, que uma importante via militar do conventus bracarense do império romano atravessava este território. Há vestígios de casas senhoriais e de ricas explorações agrícolas romanas. Na época do domínio Imperial romano da Península presume-se que terá existido uma cidade de nome Cauca, localizada na via militar de Braccara a Tuy, alguns autores antigos sugerem a hipótese de essa cidade, na qual teria nascido o Imperador Teodósio, se situar no território de Coura, que derivaria daquela designação. Narciso Alves da Cunha defende que o topónimo Coura deriva da palavra celta Cora, lugar recatado e seguro. Julgado de Fraião e Terras de Coyra, coabitaram no território do atual concelho. A designação concelho aparece no reinado de D. João I, mantendo-se simultaneamente a de Terras de Coyra. O foral manuelino, de 13 de Abril de 1515, fixou o nome de concelho de Coura, nessa altura, o limite norte chegava ao Rio Minho.


Gastronomia:

   A gastronomia é uma expressão de cultura e de bem viver. Os saberes e os sabores tradicionais evidenciam os produtos locais de que o homem dispunha para a sua alimentação e os modos e as formas que foi apurando para os tomar mais úteis, mais saborosos, mais agradáveis. A gastronomia courense é um vasto e rico património, assente em produtos naturais e ecológicos, de uma sã e economia rural. Da truta do rio Coura, onde abunda, aos enchidos, passando pelas carnes de cabritos e anhos criados nos nossos montes, é toda uma variedade de pratos regionais e de cozinha tradicional, de alimentação abundante em calorias mas equilibrada. A doçaria, não muito diversificada, é no entanto rica, rica no conteúdo e no acentuado paladar, as filhós, as roscas, os biscoitos de milho, as rabanadas no vinho tinto e os famosos formigos aos quais o mel da região dá um toque de delicado sabor. Neste concelho tambem se realiza todos os anos um festival de rock que é conhecido por Festival de Paredes de Coura, onde têm todos os anos um cartaz recheados com grandes grupos de todo o mundo e este festival dura 3 dias.