Translate

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Viagem e visita ao concelho do Sardoal

Brasão de Sardoal

Localização

        O Sardoal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 2 400 habitantes. Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.
É sede de um pequeno município com 91,94 km² de área , subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vila de Rei, a leste por Mação e a sul e oeste por Abrantes. Sardoal é um concelho do distrito de Santarém, localizado no extremo Norte do mesmo, integrando a sub-região do Médio Tejo e em termos turísticos a Região de Turismo dos Templários, Floresta Central e Albufeiras.


História

         O topónimo principal do concelho, "Sardoal", tem sido bastante discutido por historiadores. Se para alguns significa "lugar onde abundam os sardões" e daí se chamarem os habitantes desta terra de "Os Lagartos"; para outros o significado, também verosímil, será o de "azinheira", "carrasco" ou "carrascal". O povoamento do território que corresponde ao atual concelho do Sardoal é bastante remoto, tendo sido encontrados vestígios da presença humana desde tempos muito antigos. Assim, no alto de S. Domingos, próximo da vila de Sardoal, foram encontrados alguns objetos de pedra polida; já perto do lugar de Cabeça das Mós existem vestígios de uma povoação que pela sua dimensão denota ter sido importante, mas sobre as suas origens pouco se conhece; do período de ocupação romana, chegaram até aos nossos dias um troço de uma calçada romana, a Sul de Valhascos.
Sardoal é uma povoação muito antiga de que se conhecem referências escritas desde o século XIII, inclusive um foral dado pela rainha Santa Isabel em 1313. Pertencia ao termo de Abrantes, de cujo condado fazia parte. Segundo apontamentos do Bispo D. Frei João da Piedade "A esta freguesia pertenciam os moradores do Sardoal e dela se separaram no reinado de D. Afonso V (1432 - 1481), passando a formar uma freguesia independente, com invocação de S. Mateus e Santiago....". Das referências que lhe faz o Cadastro da População do Reino (1527) sabe-se que já era nesse tempo um aglomerado populacional de certa importância, razão pela qual D. João III elevou a povoação a vila por carta dada em Évora, a 10 de Agosto de 1532, mandando-lhe demarcar um novo temo, mais adequado à sua nova categoria. A estas atenções não terá sido estranha a influência da família dos Almeidas (Condes de Abrantes), que ocuparam lugares de grande importância na corte dos reis D. Afonso V, D. João II, D. Manuel I e D. João III. Do seio desta família destacam-se D. Francisco de Almeida, 1º Vice-Rei da India, D. Jorge de Almeida, Bispo de Coimbra e D. Miguel de Almeida, um dos conjurados da Revolução de 1640, entre outros. No eclesiástico, Sardoal foi uma vigairaria da apresentação alternativa do Bispo da Guarda e dos Marqueses de Fontes, sendo comenda da Ordem de Cristo, pertencente à casa de Cadaval.

Bandeira de Sardoal

Heráldica

Brasão: de prata, com um sardão de verde, entre três flores de lis de vermelho, duas nos flancos do escudo e uma em contrachefe; em chefe um escudete de azul, carregado de cinco besantes de prata, em aspa, e encimado por uma coroa de ouro, aberta.

Bandeira: esquartelada de branco e de verde, tendo no centro o escudo das armas, encimado por uma coroa mural de prata de quatro torres. Listel de prata com a letra «Sardoal» de negro. Cordões e borlas de branco e verde.

Selo: redondo, com as peças do escudo soltas e sem indicação dos esmaltes, tendo à volta, entre círculos concêntricos, a legenda «Câmara Municipal do Sardoal».


Cultura e Turismo

          O concelho do Sardoal dispõe de vários atrativos turísticos, impulsionados quer pelas suas belezas naturais quer pelo valor patrimonial de alguns dos seus monumentos. Na sede de concelho, existem vários Imóveis de Interesse Público, classificados a nível oficial, nomeadamente a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia, a Casa Grande e o pelourinho. A igreja paroquial, dedicada a Santiago e S. Mateus, é um edifício quinhentista, modificado por sucessivos restauros. Destaque ainda para o Convento de Nossa Senhora da Caridade, a Cadeia Velha, as pinturas do Mestre do Sardoal, a Casa Grande ou dos Almeidas, a Capela de Nossa Senhora do Carmo, o Chafariz das Três Bicas, a casa do Adro, a Fonte Velha, os moinhos de vento e o painel de Gil Vicente.
Curiosamente, o incontornável Gil Vicente, "pai" do teatro português, autor de muitos autos e outras representações, fez algumas referências ao Sardoal na Tragicomédia Pastoril da Serra da Estrela, que escreveu para assinalar o nascimento da Infanta D. Maria, filha de D. João III e D. Catarina. Não se conhece o verdadeiro significado dessas referências, mas a elas não serão alheias as divergências que já na época se manifestavam sobre a gênese do topónimo. A freguesia de Alcaravela possui também alguns valores arquitetónico de verdadeiro interesse: a Igreja Paroquial, dedicada a Santo António e Santa Clara e as capelas de Nossa Senhora da Luz, de Nossa Senhora das Necessidades e de Nossa Senhora da Guia; as Fontes dos Panascos, do Casal Velho, do Chafurdo e uma edificação que resume o que de mais importante existe na freguesia, o Museu Rural de Alcaravela; ali se podem encontrar objetos cuja antiguidade é evidente e que revelam muito sobre a história antiga da freguesia. Na freguesia existe ainda o Oratório de Santa Clara, situado no largo João Serras e Silva, que foi construído na década de 40 do século XIX, por orientação do padre Canastra, que mandou colocar dois painéis de azulejo, que lá se conservam, um de cada lado. Foi a partir deste Oratório que começaram as rivalidades entre as aldeias de "Baixo" e de "Cima", pois ambas tinham a responsabilidade de enfeitar os ditos painéis, chegando ao ponto de o referido padre proibir as ornamentações feitas pelos adultos, confiando-as à gente nova, embora o resultado não tenha sido melhor. Só com o esforço das professoras, D. Maria Brito e D. Delfina, que conseguiram mentalizar as crianças, é que terminaram as lutas entre as aldeias.
A ponte romana é o maior bem patrimonial da freguesia Santiago de Montalegre, mas não é o único, pois destacam-se também a Igreja Matriz, edificada em 1934, quando veio substituir a antiga Igreja Paroquial; a capela de Santiago e o Cristo Rei. Como locais de interesse turístico ressaltam: o Penedo Furado e a praia fluvial. Do património cultural edificado da freguesia de Valhascos destacam-se: a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça, a capela de S. Bartolomeu, as fontes dos Mouros, da Meada, de S. João e de Queixoperra; os moinhos de vento e o "Buraco" dos Mouros.

                                                                                                   Praia Fluvial do Penedo Furado

Convento de N. S. da Caridade

Gastronomia :

          No concelho do Sardoal são de destacar como principais especialidades gastronómicas as migas, os enchidos de porco, as tigeladas, as broas secas dos Santos, as broas fervidas, os fritos de abóbora e os bolos amassados à boca do forno.
                                                                                                                    Broas Secas dos Santos

Fritos de Abóbora