Translate

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Viagem e visita ao concelho de Oliveira do Hospital

Brasão de Oliveira do Hospital

Localização :

        Encontra-se localizado no extremo Norte do distrito de Coimbra, confinando a Norte com o concelho de Seia, a Sul com o de Arganil, a Este com a Serra da Estrela e a Leste com o rio Mondego. O concelho de Oliveira do Hospital é constituído por 21 freguesias, pelas vilas de Avô, Lagares da Beira e Seixo da Beira e pela cidade de Oliveira do Hospital.



História :

     O topónimo composto "Oliveira do Hospital" terá, no seu primeiro elemento, evoluído do substantivo latino "Ulva" (alga), devido às características do terreno (alagadiço e pantanoso), nos inícios do repovoamento local; o pântano desapareceu com a abertura de uma vala longitudinal que recolheu e esgotou as águas, passando "Ulvaria" a designar-se "Ulvaira", depois "Ulveira" e finalmente, já no século XVI, "Oliveira"; o segundo elemento refere-se à "Ordem dos Hospitalários", pois por volta de 1120, a Rainha D. Teresa doou uma propriedade entre Oliveira e Bobadela à referida Ordem do Hospital de S. João de Jerusalém, ou simplesmente Ordem do Hospital. Senhora desta herdade, a Ordem logo alargou os seus domínios nesta região, por compras, doações e outras formas de aquisição de terras, casais e jurisdições, levando a que rapidamente, toda a área de "Ulveira" e o território circundante lhe ficasse a pertencer, com excepção de apenas um ou outro casal, que continuaram regalengos. Inclusivamente, o próprio padroado da Igreja Paroquial de "Sanhoane (S. João) de Ulveira", era da supracitada Ordem e o facto desta primitiva igreja ter por padroeiro S. João (patrono da Ordem de S. João de Jerusalém, ou do Hospital), faz suspeitar que a instituição da povoação em paróquia terá decorrido por esse tempo. Desde então, esta povoação de "Ulveira", para se distinguir de outras de igual denominação, foi inicialmente denominada de "Ulveira do Espital". Com o decorrer dos tempos, a importância de Oliveira do Hospital veio a desenvolver-se, mais pelo facto de ser sede de uma comenda muito valiosa e opulenta e pela abundância e fertilidade dos seus terrenos, cuidadosamente agricultados e explorados. Em 1341, D. Afonso IV reconheceu à ordem e Comenda de Oliveira toda a jurisdição civil e criminal e a 27 de Fevereiro de 1514, D. Manuel concedeu-lhe foral novo. Mais tarde, ultimada a complexa reorganização administrativa, iniciada por Mouzinho da Silveira em 1832, ficou o concelho de Oliveira do Hospital constituído por nove freguesias, incluindo a da sede; no entanto, atualmente o número de freguesias que constituem este concelho é bastante mais elevado. Já no reinado de D. Luís, por decreto de 12 de Novembro de 1875, foi criada a comarca de Oliveira do Hospital que só se efetivou em 22 de Março de 1876.



Bandeira de Oliveira do Hospital

Cultura e Turismo :

      Oliveira do Hospital está integrado na Região de Turismo da Serra da Estrela, sendo um concelho com recursos naturais bastante apelativos: na parte Sul do concelho, os vales cavados pelos rios Alva e Alvoco, contrastam com os declives do Monte do Colcurinho, numa combinação paisagística bastante apelativa; destaca-se também a estância termal Caldas de S. Paulo, localizada na freguesia de Penalva de Alva, cujas águas são utilizadas para o tratamento de afecções reumáticas. A nível cultural, são de destacar a Casa de Baixo, onde funciona o Museu Maria Emília Vasconcelos Cabral e a Casa de Cultura Dr. César Oliveira, onde se encontra instalado um auditório para cinema, uma sala de leitura, uma sala polivalente para atividades culturais e a biblioteca Calouste Gulbenkian.



Gastronomia :

        Em termos de tradições gastronómicas, o concelho está fortemente influenciado pela proximidade da Serra da Estrela, sendo os principais pratos: o cabrito assado, o borrego, as febras de porco à moda da Feira, o arroz de carqueja com entrecosto, o arroz com míscaros, a feijoada serrana, a lambicada, o bacalhau com broa e a tibornada. Na doçaria, destaca-se a tigelada de Oliveira do Hospital, as cavacas de Aldeia das Dez, o requeijão com doce de abóbora e os bolos de azeite.




Tijelada de  Oliveira do Hospital