Translate

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Viagem e visita ao concelho da Lagoa

Brasão de Lagoa

Localização

          Lagoa é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Faro, é sede de um pequeno município com 88,50 km² de área e subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Silves, a noroeste por Portimão e a sul tem costa no Oceano Atlântico.


História

          Muito antes das relatadas conquistas de D. Paio Peres Correia (1242–1246) as terras de Lagoa foram sendo conquistadas aos árabes e consequentemente integradas no reino de Portugal, ficando anexadas ao termo das terras de Silves. Em meados de 1550, a pedido da Rainha D. Catarina, fixaram-se nessas terras os frades Carmelitas da Antiga Observância, e foi fundado um importante mosteiro dessa mesma ordem religiosa: o Convento de Nossa Senhora do Carmo.
A 16 de Janeiro de 1773 por alvará do Rei D. José I foi criado o concelho de Lagoa, tendo sido elevada à condição de vila a sua principal povoação – Lagoa. Segundo fontes históricas o primitivo aglomerado de Lagoa terá nascido em redor de uma lagoa, cujos pântanos foram sendo secos com a finalidade de se criarem terras férteis e habitações onde os povos do império muçulmano acabaram por se instalar.
As potencialidades naturais desta região contribuíram decisivamente para actual estrutura económica assente nas seguintes actividades: agricultura, pesca, pequena indústria e turismo. A actividade piscatória (das comunidades de Ferragudo, Benagil, Carvoeiro e Senhora da Rocha), a cultura da vinha e a tradicional cultura de sequeiro constituíam, até algumas décadas atrás, as principais fontes de receita do concelho. Dinamizada pela pesca, a indústria conserveira, no início do século passado, assolou estas paragens trazendo consigo grande prosperidade e riqueza, no entanto, a partir da década de 60, foi o turismo o principal impulsionador do desenvolvimento do concelho, criando as estruturas necessárias de apoio à dinamização do tecido económico, com importantes reflexos, no mercado de emprego, nomeadamente ao nível da criação de postos de trabalho. Rapidamente esta actividade se afirmou como motor da economia local, a grande alavanca do desenvolvimento, convertendo-se num marco permanente e estrutural da economia do concelho. Em paralelo com o turismo, foi crescendo todo um conjunto de actividades complementares, nomeadamente na área dos serviços, da construção civil, comércio e indústria.


Bandeira de Lagoa

Cultura e Turismo

           Podemos considerar, num ponto de vista antropológico, que a Cultura é a totalidade do conhecimento humano que integra crenças, costumes, tradições, valores morais, manifestações artísticas, capacidades tecnológicas apreendidas e desenvolvidas pelo homem como membro da sociedade. Neste sentido, o fundamento da memória colectiva que dá identidade a um povo assenta na sua Cultura. A Arte é uma das manifestações culturais mais elevadas do ser humano, podemos até afirmar, fazendo-se uma analogia com a agricultura (outra manifestação cultural do homem, que o fez evoluir de uma vida nómada de caçador – recolector na idade da pedra para o patamar civilizacional superior das sociedades agrícolas do neolítico), se a cultura agrícola produz alimentos para o corpo, a cultura artística produz alimentos para o espírito; se a quantidade e qualidade dos petiscos alimentares que consumimos são essenciais para um saudável equilíbrio do nosso corpo, também a qualidade e quantidade dos “petiscos” artísticos que digerimos são decisivos para o equilíbrio emocional e mental do nosso espírito. Lagoa é um concelho rico em praias. Possui praias em visível crescimento, quer de infra-estruturas, quer de qualidade das águas e dos ambientes envolventes, começando agora a competir com as apelativas praias de Portimão e Albufeira. Das praias deste concelho. Falar de artesanato em Lagoa, é falar de cerâmica, cujas origens se perdem no tempo. Habilidosas mãos dão forma ao barro transformando-o em magníficas peças. Atractivas pela forma e colorido, testemunham uma forte herança do passado, cujos inúmeros artífices continuam a perpetuar. 
A construção de miniaturas das típicas carroças algarvias e dos garridos barcos de pesca, os primorosos trabalhos de empreita são alguns dos exemplares trabalhos artesanais do concelho de Lagoa, que se destacam pela precisão e técnica da sua cuidada elaboração. A perfeição e a arte destas tradições descobrem-se, também, nos bordados em linho, nas pinturas em tecidos nos trabalhos realizados em ferro forjado, e nas mais variadas peças decorativas elaboradas com conchas.
Lagoa é, actualmente, um dos mais importantes concelhos turísticos do Algarve. São vários os factores que contribuem para este reconhecimento, nomeadamente a oferta diversificada (a beleza das suas praias - apoiadas por magníficas unidades hoteleiras, os campos de golfe, o património cultural), a correcta ocupação do solo em termos de ordenamento do território, a estabilidade social e a afabilidade das suas gentes. Com uma renovada visão cultural, preconizada pela actividade turística, Lagoa acarinha inúmeras técnicas ancestrais, ligadas à olaria, à doçaria, com o intuito de as potenciar e valorizar como componente do produto turístico, a comprovar esta dinamização está a grande mostra de artesanato, realizada anualmente no Parque de Feiras e Exposições de Lagoa – FATACIL.
Alguns conjuntos patrimoniais têm vindo a ser alvo de iniciativas que visam torná-los espaços vivos de cultura, nomeadamente a Biblioteca Municipal e o Convento de São José – Centro Cultural da Cidade de Lagoa - onde se leva a efeito espectáculos de vária ordem e origem, exposições, entre outras actividades. Por outro lado, há que referir também, as inúmeras actividades de âmbito cultural realizadas no Parque Municipal das Fontes, em Estômbar, ao longo do ano, nomeadamente teatro, danças e cantares tradicionais.
O grande desenvolvimento do Concelho tem assentado numa estratégia de grande preocupação ambiental. Lagoa tem resistido à invasão do desordenamento, preservando a sua linha de costa e mantendo uma harmoniosa conjugação entre habitações antigas e modernas. Construção equilibrada, sem impacto ambiental, onde os edifícios de muitos pisos não têm lugar. Nos últimos 15 anos, Lagoa registou um dos maiores índices de desenvolvimento económico suplantando todos os concelhos da região algarvia. Hoje em dia, encontra-se dotado de inúmeros equipamentos na área da saúde, do ensino e educação, desporto, lazer e turismo.


Gastronomia

             Lagoa banqueteia-nos com a sua sui géneris gastronomia, regada pelo mais afamado vinho da região – Lagoa, para além da apetitosa sardinha assada, aprecie as perfumadas sopas de peixe a que não falta a folha de louro, o ensopado de peixe ou a caldeirada. Não deixe de degustar os famosos carapaus alimados, a feijoada de buzinas, as papas de milho, as pitorescas receitas de carne de borrego, à moda arabesca e tantas outras especialidades, cujos segredos as ancestrais cozinheiras vão confidenciando no entardecer de suas vidas. Prazeres de uma cozinha típica a que se juntam os doces de amêndoa e figo.

                                                                                                         Papas de milho com berbigão 
Papas de Milho com BerbigãoCataplana de Marisco
Cataplana de marisco 

Doces de Figo e Amêndoa
Doces de figo com Amêndoas