Translate

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Viagem e visita ao concelho de Manteigas

Brasão de Manteigas

Localização : 

         Manteigas é um concelho localizado no distrito Guarda, na encosta oriental da Serra da Estrela e no vale do rio Zêzere. O concelho faz fronteira a Norte com Gouveia; a Oeste com Seia; a Sul com Covilhã e a Este com o concelho da Guarda. Abrange uma área de 108.6 km2 distribuída por quatro freguesias: Manteigas (S. Pedro), Manteigas (Santa Maria), Sameiro e Vale de Amoreira. Rodeada por grandiosas paisagens, a vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal continental. Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciário do Zêzere, que com a sua forma perfeita em 'U' é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno e eventualmente no início da primavera.



História :

         A povoação de Manteigas é bastante antiga, existindo já na época de domínio romano, como se tem verificado com a existência de vários vestígios arqueológicos e lápides que vieram a ser incorporadas noutras construções. Para além destes, existem também vários vestígios toponímicos que concordam com essa antiguidade, nomeadamente para a existência de fortificações castrejas. Já o seu topónimo principal aparenta ser uma alusão às atividades económicas da região, fabricante de queijos e manteigas. Em 1188, D. Sancho I deu-lhe foral e D. Manuel concedeu-lhe foral novo em Lisboa a 4 de Março de 1514. As freguesias de Manteigas (Santa Maria) e de Manteigas (S. Pedro) eram do padroado real e comendas da Ordem de Cristo. O concelho de Manteigas abrangia no século XVIII apenas as freguesias de Manteigas (Santa Maria) e Manteigas (S. Pedro), sendo que a freguesia de Sameiro pertencia então ao concelho da Covilhã. O concelho foi extinto a 26 de Junho de 1896 e anexado ao da Guarda, vindo a ser restaurado em 13 de Janeiro de 1898. Pela Lei nº 29/2001 de 12 de Julho, foi anexada ao concelho de Manteigas, a freguesia de Vale de Amoreira.

Bandeira de Manteigas


Cultura e Turismo : 

          Manteigas é um concelho bastante rico no que diz respeito a atrações turísticas, entre as quais se podem destacar: o Poço do Inferno, uma cascata natural com cerca de 30 metros de altura; a lagoa do Vale Rossim, um lago artificial em plena montanha e a paisagem sobre o vale do Zêzere, na subida das Penhas Douradas. As Penhas Douradas, a 1668 metros de altitude são constituídas por três penhascos, tendo sido chamadas Penhas Douradas por o sol as "dourar" ao entardecer; esta é uma das mais afamadas estâncias de férias, propícia à prática de ski. Ainda no concelho de Manteigas é de salientar a existência da pista de ski sintética integrada num complexo de lazer nas margens do rio Zêzere, no Parque Natural da Serra da Estrela. Ainda de destacar no concelho é o complexo termal de Manteigas, criado por alvará de 6 de Abril de 1912.



Gastronomia : 

           Entre os pratos tradicionais do concelho de Manteigas, o destaque vai para o cabrito da serra, a caldeirada de cabrito, as papas de sarrabulho e a feijoada à serrana. Na doçaria as principais iguarias são o bolo de crita, as cavacas, os esquecidos, o bolo de queijo, as queijadas da serra e o pudim de requeijão.
                                                                                                     Papas de Serrabulho
Caldeirada de cabrito      

 
Cavacas