Translate

terça-feira, 30 de julho de 2013

Viagem e visita ao concelho de Porto Santo - Madeira

Brasão de Porto Santo

Localização

           O Porto Santo é um município português que ocupa toda a ilha do Porto Santo, Região Autónoma da Madeira, com sede num povoado com um nome diferente do município: a cidade de Vila Baleira. Tem 42,48 km² de área e é um dos seis municípios de Portugal que têm uma única freguesia, a qual tem o mesmo nome. O município que lhe é mais próximo é o de Machico, na ilha da Madeira, situado a sudoeste.


História

        A Ilha do Porto Santo foi o primeiro descobrimento português realizado no século XV. Aqui se deu início à grande epopeia dos Descobrimentos iniciada pelo Infante D. Henrique. Anos mais tarde, Cristóvão Colombo, passou algum tempo na ilha a preparar a viagem da Descoberta da América.
A ilha do Porto Santo foi descoberta, em 1418, pelos portugueses, João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo, mais tarde, designado primeiro Capitão Donatário desta ilha.
Alguns anos mais tarde, Cristóvão Colombo, passou algum tempo na ilha, tendo casado com uma das filhas de Bartolomeu Perestrelo, doado em 1446 por D. Henrique a Bartolomeu Perestrelo, o Porto Santo foi elevado a concelho em 1835. Em Agosto de 1996 a sua capital, Vila Baleira, foi elevada à categoria de cidade. Existem duas teorias na atribuição do topónimo " Porto Santo" à ilha, semelhantes no acontecimento que originou o nome, mas com dados diferentes relativamente à data e origem dos navegantes.
Conta uma lenda popular que remonta a 1418, que João Gonçalves Zarco e restantes navegadores, ter-lhe-iam dado tal nome pelo facto de a ilha lhes ter servido de refúgio no decurso de uma terrível tempestade. 
Já a segunda versão, historicamente sustentada, aponta que, ainda na Baixa Idade Média, uma embarcação teria encontrado porto seguro nesta ilha, depois de uma violenta tempestade. Assim sendo, confirma-se que antes dos portugueses terem iniciado o seu povoamento em 1418, já a ilha tinha sido batizada com o nome de Porto Santo. Certa é a data que marcou a chegada ao Porto Santo dos portugueses, Zarco e Tristão Vaz Teixeira - 1418. Com essa viagem e nesta ilha marcaram o início dos descobrimentos ultramarinos.
Outro importante dado histórico da ilha, constitui o facto de Cristóvão Colombo nela ter habitado, após o seu casamento com Filipa Moniz, filha de Bartolomeu Perestrelo. Numa casa situada no centro de Vila Baleira, hoje Casa Museu Cristóvão Colombo, o navegador genovês preparou a viagem da Descoberta da América. O concelho foi criado em 1835.


Brasão de Porto Santo

Cultura e Turismo

            Podemos encontrar na ilha do Porto Santo alguns locais de interesse sob o ponto de vista geomorfológico, natural e paisagístico. Estes locais merecem uma visita, uma vez que constituem óptimos cenários para uma sessão fotográfica.

Portela
Este miradouro, que fica a 1,6 km da Cidade Vila Baleira, faz-se anunciar por uma avenida de palmeiras e por um moinho de vento. Deste local, avista-se em baixo, a Oeste, a praia do Porto Santo e a Leste a forma cónica do Pico de Baixo e o Ilhéu de Cima. No caminho para este miradouro não deixe de reparar na Capela da Nossa Senhora da Graça, erguida em 1851.

Pico Castelo
No alto deste cume foi construída uma pequena fortaleza, no século XVI, para fazer frente às frequentes invasões de piratas franceses e argelinos. Hoje, este miradouro, proporciona uma excepcional vista geral sobre o Porto Santo.

Fonte da Areia
Numa ilha que possui uma quantidade controlada de água, a importância de fontes naturais mantém-se. Noutros tempos esta fonte tinha a água mais saborosa de toda a ilha, tendo sido utilizada inclusive, para fins medicinais, sendo por isso considerada uma fonte sagrada pelos seus habitantes.Hoje, a Fonte da Areia já não jorra a água de antigamente, mas o vento faz questão em deixar o seu rasto nas rochas arenosas e proporciona aos seus visitantes um incrível espetáculo de erosão.Chega-se a esta fonte saíndo da aldeia da Camacha, por uma estrada que segue para Oeste em direção ao mar.

Casa Museu Cristóvão Colombo
A Casa Museu Cristóvão Colombo, o maior ícone cultural do Porto Santo, assinala a presença do descobridor da América na ilha. Aqui procura-se recriar o ambiente primitivo onde o explorador viveu.
A Casa de Colombo apresenta-se num conjunto de dois edifícios, o mais antigo deles remonta à época em que o navegador esteve na ilha. Em exposição, além de retratos de Colombo, do século XVI ao século XX, encontram-se mapas com as diferentes rotas por ele percorridas. Esta casa localiza-se atrás da Igreja Matriz, na Rua Cristóvão Colombo,12, Cidade Vila Baleira. O horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h30.

Moinhos de Vento
A paisagem porto-santense é caracterizada pelo aparecimento, aqui e ali, dos tradicionais moinhos de vento. Por apresentar um relevo relativamente baixo, a ilha está muito exposta a vento de todos os quadrantes. 
Os moinhos de vento surgiram no Porto Santo para a moagem de cereais necessária ao fabrico do pão. 
O primeiro moinho de vento, foi construído em 1794, e foi a obra mais grandiosa que se efectuou no Porto Santo, durante o século XVIII. Anos mais tarde o Porto Santo apresentava já um aspecto muito pitoresco com inúmeros moinhos de vento, em madeira e de tipo rotativo, alguns dos quais mantêm-se ainda em actividade.

Na praia de Porto Santo, o prazer dos banhos de mar une-se  à qualidade da areia e a tranquilidade que nela se pressente faz da ilha um destino excecional para férias. Nesta praia, andam de braço dado saúde e bem-estar, visto que, além da transparência das águas, esta possui indiscutíveis propriedades terapêuticas.  A praia da ilha do Porto Santo foi eleita a melhor “praia de dunas” no âmbito do concurso “7 Maravilhas – Praias de Portugal”, prémio que honra a qualidade e a beleza desta praia, que se estende ao longo de 9 quilómetros na parte sul da Ilha Dourada. Esta praia também é detentora da Bandeira Azul desde 1992 e todos os anos vê revalidada o galardão de "Qualidade de Ouro" atribuido pela associação ambientalista Quercus. Descubra os benefícios desta praia serena e convidativa, e entregue-se à descontração, recuperando a energia e a motivação de que necessita. 



Gastronomia

           O Porto Santo partilha a assinatura de alguns pratos com a sua vizinha Madeira. Pode encontrar a espetada – suculentos cubos de carne, grelhados no espeto – e a espada, um estranho, mas delicioso habitante das profundezas do oceano, servido com banana. Juntamente será servido o bolo do caco, um pão feito com farinha e batata-doce, tradicionalmente cozido numa pedra achatada e servido com muita manteiga de alho. Existe abundância de peixe fresco e mariscos e pratos que são apreciados por grupos, como a fragateira (guisado de vários peixes, numa base de tomate, batatas e cebolas). Pratos feitos com bacalhau são os favoritos, assim como o gaiado seco. Depois de tudo isto, pode apreciar os deliciosos bolos e pudins, como a mousse de maracujá ou o pudim de ovos.
As vinhas no Porto Santo são plantadas rasteiras junto à areia, em vez de plantadas em latadas, e diz-se que devido a este facto, estas uvas dão um sabor distinto ao vinho. Grande parte da colheita, vai para a vizinha Madeira, para a produção do famoso vinho generoso. No entanto existem os vinhos de produção caseira, muitos deles com uma cor muito similar ao rosé. Mas claro que os vinhos portugueses são também vendidos na ilha. A aguardente, feita a partir da cana-de-açúcar, é um excelente digestivo.

coelho à caçador (Porto Santo)
Coelho à caçador