Translate

domingo, 11 de novembro de 2012

Viagem e visita ao concelho de Vila Flor

Localização :

                 O concelho de Vila Flor ocupa uma área de 265,5 km2 distribuída por 19 freguesias, é limitada a norte pelo concelho de Mirandela, do qual em parte o separa o rio Tua, a noroeste por Macedo de Cavaleiros, a este e sudoeste pelos concelhos de Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo e a oeste com o concelho de Carrazeda de Ansiães. Vila Flor encontra-se entre o rio Tua a poente, a ribeira da Vilariça a nascente, a Serra de Bornes a norte e o planalto de Carrazeda de Ansiães a sul.



História :


              D. Dinis, Rei Poeta, quando da sua passagem por este burgo até então denominado por " Póvoa d'Além Sabor ", ficara encantado e rendido à beleza da paisagem e em 1286, carinhosamente a rebatizou de " Vila Flor ". Cerca de 1295, D. Dinis manda erguer em seu redor,em jeito de proteção, uma cinta de muralhas com 5 portas ou arcos, resta o Arco de D. Dinis, monumento de interesse público. A Idade Média deste " ramalhete de cravelinhas e bem-me-queres ", como lhe chamou Cabral Adão, é florescente, recebendo especial impulso com o acontecimento de famílias judaicas fugidas às perseguições europeias e que aqui foram desenvolvendo a agricultura, o comércio e as indústrias de curtumes e ourivesaria. D. Manuel I viria mais tarde a atribuir novo foral a Vila Flor, reformulando o anterior, em maio de 1512, o qual pode ser apreciado no Museu Municipal D.ra Berta Cabral, de carácter anti-judaica, a política de D. Manuel I significa a expulsão dos judeus do concelho mas ainda podem ser apreciadas ruínas de habitações e pedras da calçada das Ruas Nova, do Saco e da Portela, herança deste período remoto. Rico em história, tradições, monumentos e gentes, o concelho é também referência pela excelente qualidade dos seus produtos agrícolas que brotam do fértil Vale da Vilariça, empresas como a Frize e a Sousacamp, conhecidas dentro e fora das fronteiras lusas, também fazem parte do património desta terra.


Gastronomia :

                  A gastronomia do concelho de Vila Flor caracteriza-se pelas suas alheiras e enchidos, pelas alcaparras, a açorda de espargos, os milhos com carne de porco e também os peixinhos do rio. Também os queijos já adquiriram algum protagonismo a nível nacional e internacional, nomeadamente o Queijo da Veiguinha, confeccionado com leite de ovelha churra, no entanto outros queijos produzidos em Vila Flor são comercializados, como o Ribatua e o Flor de Liz, o Flor do Monte e ainda o queijo Extra Serra. Relativamente à doçaria, predominam o leite creme, a aletria com miolo de amêndoa, o arroz doce enfeitado com canela, as rabanadas cobertas com calda de açúcar, mas mais tradicionalmente com mel, as bolas de ovos e azeite, biscoitos da sertã, doce de abóbora com amêndoa e canela e também os chamados bolos económicos.