Translate

sábado, 13 de abril de 2013

Viagem e visita ao concelho de Ponte de Sôr

Brasão de Ponte de Sor

Localização

        Ponte de Sor, é uma cidade portuguesa no Distrito de Portalegre, na região do Alentejo e na sub-região do Alto Alentejo, pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo. É sede de um município com 839,23 km² de área e  subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a nordeste pelos municípios de Gavião e Crato, a leste por Alter do Chão, a sueste por Avis, a sul por Mora, a sudoeste por Coruche e a noroeste por Chamusca e Abrantes.
Ponte de Sor é uma cidade rica em gastronomia, tendo alguns dos melhores restaurantes da região, a nível económico, prepondera a indústria corticeira. De monumentos históricos, destaca-se a ponte romana sobre o rio Sor, que dá o nome à terra, e a Fonte da Vila, que é o símbolo da cidade, quem a visita aconselha-se um passeio sobre a arejada, moderna e muito agradável Zona Ribeirinha.



História :

           As origens de Ponte de Sor são ainda um pouco obscuras, no entanto o remoto povoamento da região encontra-se documentado no topónimo principal do concelho. O nome da povoação deve-se à primitiva ponte romana, que integrava o percurso da 3ª via militar que ligava Lisboa a Mérida e a que faz referência um marco miliário do tempo do imperador Marco Aurélio Probo.
Zona de instabilidade de fronteiras durante a reconquista, Ponte de Sor, inicialmente património dos Templários, foi reconquistada pela Ordem de S. Bento. O seu primeiro Foral é-lhe outorgado pela Sé de Évora, em 1161, mais tarde confirmado por D. Manuel, a 29 de agosto de 1514. Na Idade Média, a ponte construída sobre a ribeira de Sor ruiu trazendo o isolamento à povoação, sendo que apenas no reinado de D. João VI, foi construída uma nova ponte.
Em 1527, a vila era comenda na Ordem de Cristo, e vigairaria. A jurisdição e as rendas eram do comendador e as sisas e terças, do rei; o bispo da Guarda tinha o terço da renda da comenda, ficando o outro terço para o raçoeiro e outro para o comendador que pagava ao vigário. No termo do concelho existia a povoação de Vall do Aser (Vale de Açor), com 14 moradores.
Ponte de Sor foi elevada a cidade em 1985.

Bandeira de Ponte de Sor

Heráldica

Brasão: de ouro, uma ponte de cinco arcos de negro, movente dos flancos, realçada de prata, assente num ondado de três faixetas de azul e prata em ponta, e acompanhada em chefe de dois sobreiros de verde, frutados de ouro e arrancados de negro. Coroa mural de cinco torres de prata. Listel branco com as letras a negro «Ponte de Sor».

Bandeira: gironada de amarelo e negro, cordões e borlas de ouro e negro. Haste e lança douradas.

Selo: circular, com as peças do brasão, sem indicação dos esmaltes, tudo entre dois círculos concêntricos, onde corre a legenda «Câmara Municipal de Ponte de Sor».


Cultura e Turismo

        São vários os atrativos turísticos do concelho de Ponte de Sor, destacando-se particularmente a zona ribeirinha de Ponte de Sor, bem como a barragem e albufeira de Montargil.
A nível do património arquitetónico e monumental, destaca-se a ponte de Sor, que originariamente seria de origem romana, mas dado ter ruído a atual data do reinado de D. João VI; a Igreja Matriz, do século XVII, reedificada após um incêndio; a Igreja da Misericórdia, anterior a 1731; as capelas de S. Pedro e de Santo António, datadas do século XVII; e a Igreja de Nossa Senhora da Orada.

Zona Ribeirinha                                                                      Albufeira de Montargil


Hotel do Lago - Montargil

Gastronomia

          Da gastronomia local fazem parte a sopa de peixe, o achigã grelhado, a carpa assada, a lebre com feijão branco, o ensopado de borrego, as migas com entrecosto e carne de porco. Da doçaria, destacam-se dos doces de amêndoa e de gila.
                                                                                            Lebre com feijão branco 
Sopa de Peixe


Doces de amêndoa