Translate

sábado, 16 de março de 2013

Viagem e visita ao concelho de Alvaiázere

Brasão de Alvaiázere

Localização

         Alvaiázere é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte, é sede de um município com 161,00 km² de área e subdividido em 7 freguesias. O concelho de Alvaiázere faz fronteira a Norte com os concelhos de Pombal e Ansião; a Este com o concelho de Figueiró dos Vinhos; a Sul com Ferreira do Zêzere e a Oeste com Ourém, estes dois últimos do distrito de Santarém. Integrado no distrito de Leiria, o concelho de Alvaiázere encontra-se localizado nas encostas da serra do mesmo nome. Esta serra é uma ramificação da Serra de Ansião e estende-se por uma área à volta de sete quilómetros, constituída essencialmente por floresta. 



História

        Situada em solo serrano, a povoação de Alvaiázere é de origem bastante remota; foi primeiramente habitada pelos primitivos povos da Península Ibérica, que no território fizeram as suas fortificações; posteriormente, aí construíram também os romanos uma cidade cujos vestígios já desapareceram por completo, sabendo-se apenas da sua existência, pelo aparecimento de algumas moedas e utensílios. Na Serra de Alvaiázere existe uma interessante gruta conhecida por "Algar" e uma fortificação designada "Carreira dos Cavalos", cujas origens remontam aos lusitanos e ao domínio romano. Também os árabes se fixaram na região, a que chamaram de "Al-bai-zir", designação que significa "campo aromático" e da qual se terá originado o topónimo: "Alvaiázere". Depois de uma fase de declínio, marcada pela ocupação árabe, a povoação foi reedificada nos inícios do século XIII, por D. Sancho I, que lhe deu foral no ano de 1220; a partir daí, Alvaiázere viu-se detentora de um certo poder administrativo. Em 1388, D. João concedeu a Alvaiázere a categoria de vila e por doação de D. Duarte a sua esposa, D. Leonor, Alvaiázere passou à coroa em 1435. Já em 1514, D. Manuel I passa foral novo a Alvaiázere e institui como donatários da vila os Duques de Cadaval. Em 1834, travou-se em Almoster, uma das seis freguesias de Alvaiázere, uma das maiores batalhas da guerra civil entre liberais e absolutistas, os primeiros, comandados pelo Marechal Saldanha e os segundos pelo General Lemos, cabendo a vitória aos liberais.

Bandeira de Alvaiázere

Heráldica

Brasão: de prata, uma oliveira arrancada de verde, acompanhada em orla de doze trevos também de verde. Coroa mural de quatro torres de prata. Listel branco com as letras «Vila de Alvaiázere», de negro.

Bandeira: esquartelada de amarelo e verde, cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.

Selo: circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres: «Câmara Municipal de Alvaiázere».


Cultura e Turismo

            O concelho de Alvaiázere, dominado pela serra do mesmo nome, encontra-se localizado numa região de privilegiada beleza e riqueza histórica, pelo que é dotado de grandes potenciais turísticos. O concelho tem pois a oferecer belíssimas paisagens, sendo de destacar como principais pontos de interesse, todos os recursos proporcionados pela serra de Alvaiázere. Um especial destaque vai também para as praias fluviais da Ribeira de Alge e de Maçãs de D. Maria. A nível cultural, o concelho dispõe de várias associações que promovem atividades variadas ao longo de todo ano. 

                                                                                               Capela de Nossa Senhora dos Covões
Miradouro da Serra de Alvaiázere 


Gastronomia

          Dos tradicionais pratos da gastronomia do concelho de Alvaiázere destacam-se: o leitão assado, as papas de milho com couve, a abóbora com feijão seco, o bacalhau fricassé, o bolo de fugaças, a carne de rebolão, os nabos requentados, a caldeirada de cabrito e o bucho recheado.

Caldeirada de Cabrito