Translate

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Viagem até Ponte da Barca

   




Em pleno coração do Alto Minho deve o seu topónimo á " barca " que fazia a ligação entre as duas margens do rio Lima, muitas vezes peregrinos a caminho de Santigo de Compostela, sendo a "ponte" construída em meados do séc. XVI que lhe vai dar o nome de S. João de Ponte da Barca (1450). Terra rica, fidalga, de feição arejada, as Terras da Nóbrega viram nascer junto do bucólico Lima os Irmãos Bernardes, Diogo e Agostinho, poetas da paisagem, das fontes e da saudade, mas Ponte da Barca é tambem vila morena, de granito talhada, cheia de construções apalaçadas com capelas e muros fronteiros, ameados e brasonados dos séc. XVI e XVII, os Paços do Concelho, o Pelourinho, o abrigo porticado, a Matriz dedicada a S. João Baptista com risco de Vilalobos e ao lado de todo este espólio histórico-monumental, em plena harmonia de linhas e cérceas, uma vila nova a cheirar a progresso, uma Ponte da Barca atrativa e moderna. É um concelho de contrastes: em primeiro plano á esquerda a albufeira do Alto do Lindoso (maior da Península), encontra-se ao lado o velho castelo roqueiro afonsino reconstruído por D. Dinis em 1278, com baluartes e torre de menagem, os famosos espigueiros cobertos com lajes de granito, a Ermida, alminhas e cruzeiros.






Artesanato:

   No passado o artesanato constituía a única forma de produção existente, mas com a industrialização, o desenvolvimento da produção em série e o surgimento do plástico, muitos dos ofícios tradicionais viram destronada a sua posição, mas em Ponte da Barca ainda se praticam diversas artes, sendo possível encontrar artesãos que ainda laboram de acordo com os ensinamentos dos seus antepassados. Desde os bordados e a tecelagem, os artesãos deste concelho dedicavam-se á cestaria, confecções  cangas e cangalhos, pirotecnia, enfim, a uma vasta lista de atividades essenciais para o quotidiano da vida das comunidades e das pessoas.


Gastronomia:

    Ponte da Barca é dos concelhos mais ricos no tocante á gastronomia, pode-se considerar que na gastronomia de Ponte da Barca se encontra o mais tradicional sabor, fruto da utilização dos mais variados e ricos produtos da região para a confecção das mais variadas especialidades. Desde sempre que o homem soube valorizar tudo aquilo que a terra e o Rio Lima lhe davam, talvez por isso a gastronomia de Ponte da Barca seja rica, variada e em parte sazonal devido á tradição popular quotidiana á qual os pratos estão associados. De entre todas as especialidades, merecem destaque: o Cozido há Portuguesa, o Sarrabulho, as Papas de Sarrabulho, o Cabrito da Serra Amarela e a Posta Barrosã, nas carnes; a Lampreia, o Sável e a truta, nos peixes. Relativamente á doçaria, esta sofreu influência do célebre mosteiro de Vila Nova de Muía, por onde passaram os Cónegos Regrantes de St. Agostinho e onde esteve recolhido D. Afonso Henriques, durante duas semanas, para preparar o Recontro de Valdevez. São doces á base de pão de ló e ovos, como é o caso do bolo branco, temos ainda o leite creme e as rabanadas de mel que podem ser encontradas na ementa de diversos restaurantes. Mais recentes mas com igual destaque no campo da doçaria podemos referir as queijadas de laranja e os Magalhães, concebidos em homenagem ao navegador com raízes barquenses e que concerteza farão as delícias de quem os provar