Translate

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Viagem e visita ao concelho de Nelas

Brasão de Nelas

Localização : 

            Nelas é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, região Centro e sub-região do Dão-Lafões, é sede de um município com 127,82 km² de área e 14 037 habitantes (2011), subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Mangualde, a sueste por Seia e Oliveira do Hospital, a oeste por Carregal do Sal e a noroeste por Viseu. O concelho designou-se Senhorim até 1852 quando a sede passou para Nelas. Situado num planalto, entre as serras da Estrela e do Caramulo, o concelho de Nelas é atravessado pelos rios Mondego e Dão que constituem os principais elementos hidrológicos do concelho.


História : 

      No território do atual concelho foram encontrados vários vestígios que demonstram a primitiva ocupação humana nesta região. É o caso dos monumentos megalíticos da Orca de Pramelas, em Canas de Senhorim, do Outeiro do Roque, em Lapa do Lobo, e os inúmeros testemunhos arqueológicos da época romana e medieval. Também a toponímia é um importante recurso para analisar a antiguidade do povoamento desta região. É o caso dos topónimos: "Senhorim", um diminutivo de um nome pessoal ainda muito usado no século XI que parece ser a forma do nome pessoal "Senior"; "Santar", com origem também num nome pessoal, "villa" de Sentarius; e "Espinho", do nome pessoal "Aspinus". Já o topónimo principal do concelho "Nelas", é uma contracção do latim vulgar "asinellas", significando "jumentinhas", através da designação medieval "Asnelas", documentada no século XIII. Por essa altura, a pequena "villa" de Asnelas estava integrada na "terra" de Senhorim, sabendo-se que no tempo de D. Sancho II o padre João Afonso adquiriu aí um casal de cavalaria a D. Durão e um outro casal a Soeiro Mouro. Por acção de D. Dinis a freguesia de Nelas foi integrada no cabido de Viseu, conservando-se nessa situação até a 30 de Março de 1514 altura em que D. Manuel concedeu foral a Senhorim, do qual Nelas beneficiou. Nelas é um concelho de formação relativamente recente que teve a sua origem nas reformas administrativas liberais do século XIX. O concelho formou-se assim com a supressão dos concelhos de Canas de Senhorim e Senhorim (extinto a 9 de Setembro de 1852) e com a anexação da freguesia de Carvalhal Redondo, do concelho de Aguieira.

Bandeira de Nelas

Cultura e Turismo :

         A Estância Termal das Caldas da Felgueira, com as suas águas sulfurosas, magníficas no tratamento de bronquites e doenças reumáticas, é um dos principais atrativos turísticos do concelho de Nelas. Este concelho dispõe também de várias infra-estruturas desportivas que vão desde pavilhões gimnodesportivos, piscinas, campos ténis, entre outros. 




Gastronomia :

          A gastronomia tradicional do concelho de Nelas tem no bacalhau doirado o expoente máximo e o prato típico do concelho. Também de destacar são as famosas morcelas de sangue com grelos.