Translate

domingo, 13 de janeiro de 2013

Viagem e visita ao concelho de Vouzela

Brasão de Vouzela


Localização : 

             O concelho de Vouzela encontra-se inserido na sub-região de Lafões, abrangendo uma área de 191,6 km2, distribuída por 12 freguesias. Confina a Nascente com os concelhos de Tondela e Viseu; a Norte, o concelho é limitado em grande parte pelo rio Vouga que o separa do concelho de S. Pedro do Sul; e a Poente faz fronteira com Oliveira de Frades. O principal elemento hidrográfico de Vouzela é o rio Vouga que limita o concelho a Norte, no entanto um outro rio de igual importância é o rio Zela que parece estar na origem do topónimo principal do concelho.






História :

         Sobre a origem do topónimo principal do concelho "Vouzela" existem várias interpretações; alguns autores remetem a origem do étimo para "Voucella", derivado de "Vacua", antigo nome do Vouga; outros porém, defendem que o topónimo teria resultado da junção das palavras "Vouga" e "Zela", as duas nomes de rios que atravessam o concelho. Finalmente, uma outra hipótese, e a que parece mais provável, seria que Vouzela se trata do diminutivo de "Vacua", que significaria "pequeno Vouga". A ocupação do território que hoje constitui o atual concelho de Vouzela é bastante antiga remontando à pré-história. Os monumentos megalíticos são os testemunhos mais antigos da presença humana nesta região, sendo de destacar as várias mamoas existentes na região caramulana e os dolmens da Lapa da Meruje, em Carvalhal de Vermilhas. A conquista e domínio romano da Península Ibérica marcou uma nova fase na vida das populações. As termas, a agricultura e a exploração mineira, a rede viária ligando o interior ao litoral, são algumas das marcas deixadas pela romanização na sub-região de Lafões e no concelho de Vouzela. Também a ocupação moura deixou os seus vestígios neste concelho, mas desta feita através da toponímia, em nomes como Bandavises, Bordonhos, Alcofra, Alfusqueiro e Lafões. O concelho de Vouzela está inserido na zona central que outrora foi a famosa zona administrativa de Lafões, de tradições anteriores ao século XII, tendo sido constituído enquanto unidade administrativa moderna aquando da extinção do concelho de Lafões em 1836.

Bandeira de Vouzela

Cultura e Turismo : 

         Vouzela é um concelho de grande beleza natural, com um valioso património histórico e cultural e com uma gastronomia muito rica, o que o torna um concelho com grandes potencialidades turísticas. No monte da Senhora do Castelo pode-se apreciar a vista fabulosa sobre a região de Lafões, bem como desfrutar da comodidade do Parque de Campismo de Vouzela, aí localizado.



Gastronomia : 

         Como principais pratos tradicionais do concelho de Vouzela, destacam-se os nacos de vitela de Lafões e a vitela de Lafões no espeto. Na doçaria, a escolha vai para os pastéis de Vouzela, as queijadinhas, as cavacas e os caladinhos.