Translate

domingo, 7 de abril de 2013

Viagem e visita ao concelho do Gavião

Brasão de Gavião

Localização

         Situado no Norte Alentejano e integrado administrativamente no distrito de Portalegre, o concelho de Gavião abrange uma área de 293.5 km2, distribuída por cinco freguesias, é limitado a Norte, pelo concelho de Mação; a Sul, pelos concelhos de Crato e Ponte de Sor; e a Nascente, pelo concelho de Abrantes.
As suas principais elevações são os montes de: Abitureira (239 m), do Carregal Cimeiro (242 m), do Barranco (278 m) e da Atalaia (300 m), sendo que como recursos hídricos, destacam-se: o rio Tejo, o ribeiro da Margem, o ribeiro de Longo Mel, o ribeiro das Solgueiras e o ribeiro da Verde.



História

          O povoamento do território que corresponde ao atual concelho de Gavião é bastante remoto, sendo que a comprovar a sua antiguidade está a anta do Penedo Gordo, na freguesia de Belver. Trata-se de um monumento megalítico, constituído por quatro esteios de formas pontiagudas, também da época de domínio romano foram encontrados alguns vestígios, sendo que alguns autores levantam a hipótese de ter sido esta vila, a povoação romana de Fraginum ou Fraxinum. O actual topónimo concelhio parece ter a sua origem na família Gavião, descendente de Gonçalo Martins, no entanto uma outra interpretação remete a sua origem para a ave de rapina do mesmo nome, aludindo à fauna local, na altura de atribuição do topónimo. O seu povoamento deu-se por volta do século XII, quando o território estava incluído no termo de Guidintesta, um vasto território doado por D. Sancho I a D. Afonso Pais, prior da Ordem do Hospital, a 13 de Junho de 1194, para que esse construísse um castelo para a defesa do território dos ataques muçulmanos.
O concelho de Gavião foi instituído por foral de D. Manuel I, a 23 de Novembro de 1519. Foi extinto a 26 de Setembro de 1895, sendo as suas freguesias anexadas ao concelho de Nisa, excepto a de Comenda que ficou anexada ao do Crato, a freguesia de Margem foi depois transferida para o concelho de Ponte de Sor em 21 de Maio de 1896. A 13 de Janeiro de 1898, foi restaurado o concelho de Gavião com todas as suas freguesias, excepto a de Amieira-e-Vila Flor que ficou a pertencer ao concelho de Nisa. Foi então anexada ao concelho de Gavião a freguesia de Belver que pertencia a Mação.

Bandeira de Gavião

Heráldica

Brasão: de negro, com uma cruz de malta de prata, carregada no cruzamento por um gavião de sua cor, voando, acompanhado por um ramo de oliveira de verde frutado de ouro e por um ramo de sobreiro de verde landado de ouro, atados de vermelho em ponta, conjuntamente com um cacho de uvas de prata realçado de púrpura, folhado e troncado de verde. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com os dizeres «Vila de Gavião» a negro.

Bandeira: esquartelada de amarelo e verde. Cordões e borlas de ouro e verde. Lança e haste douradas.

Selo: circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes, e em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres «Câmara Municipal de Gavião».


Cultura e Turismo

               Dos pontos turísticos do concelho de Gavião, são de mencionar: o parque de Merendas da Ribeira de Venda e moinhos de água (Comenda); a praia fluvial do Alamal (Gavião); e as azenhas do rio Sor (Margem), a nível do património monumental, destaca-se o Castelo de Belver; é de referenciar, ainda, a Igreja Paroquial de Gavião, que data do século XVI.

                                                                                                Castelo de Belver
Praia Fluvial do Alamal


Gastronomia

            Da gastronomia tradicional de Gavião, fazem parte os pratos: Javali à moda de atalaia, canja de pombo bravo, arroz de lampreia, lebre com couve, migas de batata com entrecosto e petinga frita com azeitonas.