Translate

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Viagem e visita ao concelho do Fundão

Brasão de Fundão

Localização :

           Integrado no distrito de Castelo Branco, o concelho do Fundão ocupa uma área de 701.6 km2, abrangendo administrativamente 31 freguesias, as vilas de Silvares e Soalheira e a cidade do Fundão. É a capital da sub região da Cova da Beira que se localiza entre as serras da Gardunha e da Estrela.  O concelho apresenta uma densa rede hidrográfica, integrada na bacia do rio Tejo. A principal linha de água do concelho situa-se na Serra da Gardunha, sendo esta a responsável pela divisão das bacias hidrográficas do Zêzere e afluentes do Rio Ponsul e Ocreza. No conjunto das linhas de drenagem da bacia de Zêzere, assume especial importância a Ribeira da Meimoa com um comprimento de 59.1 km.










História : 

      Segundo alguns autores, o topónimo principal do concelho deve-se à posição que a natureza lhe destinou no labor das formações geológicas. No entanto, a origem do nome do concelho tem dado origem a mais interpretações. Desta forma, uma das interpretações possíveis é que "Fundão" seja o aumentativo de "fundo"; uma outra hipótese possível é que o topónimo radique do latim "fundus", que significa "bens de raiz", "herdade". Tanto quanto se sabe das fontes documentais, existia já o Fundão no reinado de D. Sancho II (1223 - 1248). As Inquirições de D. Dinis verificaram nas aldeias do Fundão e Levada, honrados ou exceptuados do fisco real, 17 casais, a Igreja de S. Martinho, 3 casais do padroado de Maceira, 12 de Santa Cruz e, ainda no lugar de Fundão, o casal de Martim ou Martinho Calvo, ganho por João Esteves, cavaleiro. Poucos anos depois (1321), a lotação da Igreja de S. Martinho, fixada em 50 Libras e 20 para a respectiva capelania, manifesta o grau de florescimento daquele lugar. A Inquirição de D. João I (provisão de 4 de Fevereiro de 1395) viria atingir, na parte respeitante ao futuro concelho do Fundão, os lugares de Valverde, Pouca-Farinha e Enxames e, para o efeito de demarcação do reguengo do Souto de El Rei ou do Alcambar, os de Alcongosta, Fundão, Aldeia de Joanes, Aldeia Nova e Souto da Casa, com escolha do "logo do Fundom", sem dúvida por ser o mais importante dos referenciados na área do reguengo, para centralização das necessárias diligências. Em finais do século XV, em consequência da ordem judicial publicada em editais, em 1492, que permitiu a imigração dos Judeus de Espanha, numerosas famílias desta etnia aqui se fixaram, contribuindo bastante para o desenvolvimento da indústria local dos lanifícios. A vila do Fundão dava então sinais de um crescimento acentuado, em virtude do contributo desta comunidade e, mais tarde, com as iniciativas do Conde da Ericeira e do Marquês de Pombal que aqui fundou uma Fábrica Real de Lanifícios, no edifício que hoje é a Câmara Municipal. O concelho do Fundão foi instituído definitivamente a 9 de Junho de 1747, sendo que a vila do Fundão foi elevada a cidade pelo Decreto de Lei 36/88 de 19 de Abril.

Bandeira de Fundão

Cultura e Turismo : 

         O concelho de Fundão encontra-se integrado na Região de Turismo da Serra da Estrela, apresentando características e potencialidades muito particulares a nível de atrativos e recursos turísticos. Um dos principais atrativos turísticos do concelho do Fundão, são sem dúvida as cerejeiras em flor. Em meados de Março, as cerejeiras, abundantes nesta região, começam a florir, sendo possível observar das encostas da Serra da Gardunha a paisagem coberta de flores brancas. Por esta altura é realizada uma prova de atletismo que consiste num circuito pedestre organizado pela Câmara Municipal do Fundão e que atrai atletas e turistas de todo o país. Um outro evento bastante importante para o concelho do Fundão é o Festival das Quatro Cidades. Este festival é organizado pelas cidades de Montemor-o-Novo, Fundão, Marinha Grande e Vila Real de Santo António, assinalando a data em que foram elevadas à categoria de cidade. Em cada festival, em cada uma destas cidades são realizadas várias produções artísticas, abrangendo as mais diversas áreas.




Gastronomia : 

      Dos pratos mais típicos que fazem parte da tradicional gastronomia do Fundão, fazem parte: as migas de grão, o ensopado de borrego, os peixinhos da horta, a feijoada de lebre, as beringelas com ovos, o arroz à moda do Fundão e os enchidos. Na doçaria, o destaque vai para o arroz doce, o bolo finto, o bolo de sementinhas, os esquecidos, os borrachões e as broas de leite.