Translate

terça-feira, 23 de julho de 2013

Viagem e visita ao concelho da Calheta - Madeira

Brasão de Calheta

Localização

            A Calheta é um município português na ilha da Madeira, Região Autónoma da Madeira, com sede na freguesia homónima, tem 115,65 km² de área e é subdividido em 8 freguesias. O município é limitado a noroeste pelo município do Porto Moniz, a nordeste por São Vicente e a oeste pela Ponta do Sol, sendo banhado pelo oceano Atlântico a sul e a oeste.


História

            O Concelho da Calheta é um dos concelhos mais velhos e o maior concelho da Ilha de Madeira em extensão. Com paisagens lindíssimas é um local de visita obrigatória na Ilha de Madeira.
O Concelho da Calheta foi a área escolhida por João Gonçalves Zarco, o descobridor da Madeira para fazer uma grande doação de terras ao seu filho João Gonçalves da Câmara e D. Beatriz Gonçalves.
A Calheta tornou-se uma vila 72 anos após a sua fundação, em 1 de Julho de 1502, através de foral assinado pelo Rei D. Manuel I. Casa de nobres e cavaleiros, a região perpétua os seus nomes na toponímia local: Lombo do Doutor e Lombo do Atouguia.

Bandeira de Calheta

Cultura e Turismo

            A área cultural tem sido uma valência constante nas preocupações do executivo municipal que, após a aquisição das bibliotecas da Fundação Calouste Gulbenkian em várias freguesias do concelho, conta com diversos eventos e actividades culturais ligadas à leitura ao longo do ano. Presentemente, o Concelho, conta com mais uma aposta – O Centro de Artes Casa das Mudas. Em quase todas as freguesias, o Concelho conta também com a presença de algumas associações recreativas e culturais, que promovem e divulgam a cultura nas suas mais variadas formas. 
Existem, por todo o Concelho da Calheta, manifestações populares bem características e dignas de relevo: 
- As festas do Espírito Santo, com os cantares das Saloias e o tipicismo do seu traje. 
- As Charolas, verdadeiras obras de arte, bem próprias do Concelho e dignas de toda a admiração. 
- As "Missas do Parto" e o " Cantar dos Reis". 
Estas e outras expressões da cultura de um Povo, formas de riqueza que nos têm sido legadas, merecem o esforço de todos nós no sentido da sua preservação. Por entre vales e montanhas muitas belezas naturais há para descobrir... e redescobrir. Neste Concelho em que não falta o verde da terra e o azul do céu e do mar, são muitas as possibilidades de passeios a pé para um final de tarde ou um fim-de-semana diferente. 
Diz-se que o artesanato é a alma de um povo na medida em que define e identifica claramente uma única região, as suas gentes bem como a sua forma de pensar e agir. Ainda hoje é possível encontrar em muitas das Freguesias do Concelho as reminiscências que as suas gentes se esforçam por preservar. O artesanato tradicional produzido em algumas delas, remete-nos para objectos úteis e funcionais, mas também para
peças decorativas. A tecelagem, os azulejos pintados à mão, as gaiolas de cana vieira, as figuras em palha de bananeira, os cestos de palha e o bordado madeira, são algumas das artes reinventadas no presente com o testemunho do passado. O Concelho da Calheta abrange uma extensão que se estende do mar à serra, proporcionando aos visitantes uma visão de paisagens diversificadas. Por entre vales e montanhas muitas belezas naturais há para descobrir... e redescobrir, as possibilidades de desfrutar de soberbas vistas panorâmicas são inumeráveis, e o olhar atento aos pormenores descobre facilmente motivos de admiração.
Por outro lado, fazer passeios a pé através das veredas, levadas e velhos caminhos, proporciona o contacto invulgar com a Natureza. A maioria dos percursos pedestres existentes são acessíveis existindo, no entanto, vários graus de dificuldade, pelo que se recomenda a compra de programas organizados pelas Agências
de Viagens ou pelas Empresas de Animação Turística, as quais organizam Passeios a Pé devidamente acompanhados por guias de montanha, bem como a utilização de equipamento adequado.





Gastronomia

             A forte ligação à terra e ao mar reflecte-se, como não podia deixar de ser, em toda a cultura calhetense. A Gastronomia não é excepção, aqui se podem degustar diversas especialidades gastronómicas de qualidade, e de agrado certo, proporcionando uma bela refeição quer de carne ou de peixe, que pode ser iniciada com o famoso e delicioso “bolo do caco”, tostado com manteiga de alho, e à sobremesa poderá degustar o pudim de maracujá, saladas e gelados de frutos tropicais (pitanga, pêra abacate, papaia, manga).
Os amantes de carne encontram na Calheta uma variedade de pratos, dos quais se destacam a tradicional espetada de carne de vaca em espeto de louro, a carne de vinho e alhos, o picado e pratos de carne grelhada. Os amantes do peixe encontram bons restaurantes especializados, que servem iguarias como o bacalhau, as grelhadas mistas de peixe, pratos com os mais variados mariscos, caramujos, lapas grelhadas, filete de peixe espada preto acompanhado com banana, o polvo e as lulas.

                                                                                               Frutos tropicais

Bolo do caco