Translate

domingo, 10 de novembro de 2013

Viagem e visita ao Parque Natural do Tejo Internacional


Localização

        Situado na transição entre a Beira Baixa e o Alentejo, este Parque Natural abrange o troço fronteiriço do Rio Tejo e seus afluentes, nomeadamente o Erges, a leste, e o Pônsul, a oeste, totalizando uma área superior a 26 484 hectares. Considerado um dos mais relevantes da Europa, o Parque Natural do Tejo Internacional tem um património natural riquíssimo devido à sua biodiversidade e que permanece ainda em estado puro.
O Parque Natural do Tejo Internacional é um parque natural português que abrange uma área em que o rio Tejo constitui a fronteira entre Portugal e Espanha, englobando partes dos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão.



História :

         Parque natural criado a 1 de junho de 2000, delimitado pela zona que abrange o vale do troço fronteiriço do rio Tejo, bem como vales confinantes e zonas aplanadas adjacentes. Foi considerada uma área de reconhecida importância em termos de conservação da Natureza, nomeadamente pelos valores faunísticos que alberga. Foi classificado como área a 18 de Agosto de 2000, em grande parte em virtude da riqueza natural que aí existe, merecendo especial destaque o conjunto das arribas do Tejo Internacional, com os seus biótopos caraterísticos das paisagens meridionais, como é o caso das zonas de montado azinho e de sobro, bem como das estepes cerealíferas e da grande diversidade de espécie, tanto ao nível da fauna como da flora. Outros fatores que contribuiram para essa classificação são as comunidades de vegetais ripícolas que estão associadas às suas linhas de água, bem como a grande variedade de aves de espécies protegidas e em vias de extinção.





Biodiversidade :

              No seu ecossistema foram já inventariadas 154 espécies de aves, o que o torna um local de interesse significativo para os amantes de avifauna; 44 espécies de mamíferos; 15 espécies de anfíbios, das 17 existentes em Portugal; 20 espécies de répteis, das 27 presentes no território nacional; 12 espécies de peixes e 153 espécies de insectos. Muitas destas são espécies raras, algumas encontram-se mesmo em vias de extinção e, por isso, esta é uma área protegida. Também abriga populações de cegonhas-pretas, uma espécie rara em Portugal. Os mamíferos do parque incluem a lontra-europeia, o gato-bravo, o veado-vermelho e a gineta. Também se destacam os salgueirais de Salix spp. Muitas destas são espécies raras, algumas encontram-se mesmo em vias de extinção e, por isso, esta é uma área protegida. A vegetação do parque inclui bosques de sobreiros e azinheiras e galerias de salgueiros (Salix sp.) ao longo dos rios. É uma importante área de nidificação de aves, podendo-se observar a águia-de-bonelli, águia-real, abutre-fouveiro e abutre-do-egito. No Parque Natural do Tejo Internacional coexistem harmoniosamente centenas de espécies animais e vegetais com núcleos humanos tradicionais. Aqui e além, há lugarejos rústicos e quase despovoadas, mas há também aldeias renovadas, com casario cuidado. Tudo à espera de ser desvendado por si.




Lazer e passeios :

Capela da Senhora das Neves
Encontra-se envolvida por uma paisagem profundamente humanizada e precedida por um cruzeiro em pedra. Anualmente, realiza-se aqui uma festa e romaria a 5 de agosto. Segundo uma lenda local, Malpica do Tejo localizava-se, originalmente, próximo da ermida de Nossa Senhora das Neves.  

Rio Ponsul 
Afluente da margem direita do rio Tejo, o rio Ponsul nasce na serra do Ramiro, a uma altitude de 650 m, no concelho de Idanha-a-Nova. É apontado como um dos principais locais de alimentação da cegonha-preta Ciconia nigra na região. A base da alimentação desta ave é constituída por crustáceos, anfíbios e pequenos peixes.  

Aldeia do Rosmaninhal
Destaca-se a igreja matriz, a capela de São Roque com o cruzeiro de granito com a imagem de Cristo crucificado, a capela do Espírito Santo datada de 1620, o pelourinho decorado do lado norte com a esfera armilar, do lado sul com as armas reais, do lado este com a cruz de Cristo e do lado oeste com as armas locais.

Canhão fluvial do Rio Erges
É constituído por três gargantas consecutivas resultantes dos efeitos da erosão das águas do rio Erges. Este canhão fluvial – o maior afloramento rochoso de origem granítica na região do Tejo Internacional – corresponde a um importante local de nidificação e de repouso para várias espécies de aves necrófagas (que se alimentam de animais mortos) e rupícolas (que habitam e/ou nidificam em zonas rochosas), caso do abutre do Egito Neophron percnopterus.


Onde ficar :

Casas do Regato

As Casas do Regato, resultam da recuperação de casas de pedra existentes na Herdade do Regato, nas quais funcionava, antigamente, o acondicionamento dos animais, o armazenamento de utensílios agrícolas e, ainda, a casa de residência dos proprietários da Herdade. As Casas oferecem agora condições excepcionais para quem deseja aliar o descanso com o contacto com a natureza no seu estado puro, proporcionando uma viagem ao passado pela rusticidade arquitectónica implícita, usufruindo do conforto de uma estadia de luxo. São compostas por Kitchenette, Sala de estar, Sala de refeições , Suite presidencial, Suite Mimosa e dispõe de 4 quartos ( 6 camas ).

Para mais informações contactar :

Herdade do Regato
Rua Baptista, nº 9
Póvoa de Rio de Moinhos
6000-610 Castelo Branco

Telefone: +351 272 431 207 / +351 927 947 191
Fax: +351 272 348 808
E-mail: geral@herdadedoregato.com
Web: http://www.herdadedoregato.com/


HERDADE DA POUPA

Liberte os seus instintos... A Herdade da Poupa é o local ideal para viver de acordo com a sua natureza. Aqui encontra o cenário perfeito para libertar os seus instintos, depois de profundas obras de remodelação, o Hotel Rural Herdade da Poupa, já está em funcionamento. Com vastas áreas completamente novas, tem à sua disposição a tradicionalmente reconhecida amabilidade das gentes da Beira Baixa. Venha sentir o Charme do novo Hotel Rural Herdade da Poupa.
A Herdade da Poupa, localiza-se no Rosmaninhal, Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco, na zona do Parque Natural do Tejo Internacional, a cerca de 55 km das Termas de Monfortinho. A Herdade da Poupa é limitada, a sul, pelo rio Tejo. O Hotel oferece 16 confortáveis quartos dos quais 2 são quartos superiores e 12 são quartos duplos e 2 suites. Para além de ar condicionado, telefone com ligação directa, TV por satélite e casa de banho privativa, alguns quartos possuem uma vista fabulosa sobre os campos circundantes. O Hotel possui restaurante (refeição sob reserva prévia), bar e estacionamento privativo.
Birdwatching - os “Passeios na Herdade da Poupa” são oportunidades óptimas para todos aqueles que gostam da Natureza, verem e fotografarem, em plena liberdade, veados, javalis, perdizes, raposas, abutres-do-Egipto, grifos (…)
Cinegética - caçar é compreender a natureza intervindo no processo ecológico, participando no equilíbrio e nos segredos da sanidade e harmonia Universal.

Para mais informações contacte :

Herdade da Poupa
Idanha-a-Nova
GPS: 39° 41' 40" N    7° 6' 28" W
Decimal: Lat 39.69471, Lng -7.10799

Telefone: 277470000 / 963313296
Email: herdade.poupa@gmail.com

Hotel Rural da Poupa